Com alunos da Coppe, equipe da UFRJ conquista 2º lugar no Desafio iUP de Descarbonização com solução inovadora para a indústria

A competição promovida pela Agência Nacional de Petróleo ocorreu no último dia da OTC Brasil 2025, um dos principais eventos de energia offshore da América Latina

Por Assessoria de Comunicação da Coppe/UFRJ – Fonte: www.coppe.ufrj.br

A grande final do Desafio iUP Innovation Connections, dedicado ao tema “Descarbonização”, premiou com o segundo lugar uma equipe formada por alunos da UFRJ — com forte participação da Coppe. A competição, promovida pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) no âmbito do Programa de Formação de Recursos Humanos (PRH), ocorreu no último dia da Offshore Technology Conference Brasil – OTC Brasil 2025, um dos principais eventos de energia offshore da América Latina, realizado entre 28 e 30 de outubro.

A equipe premiada, batizada Zero Leak, é composta por bolsistas do PRH 07 da UFRJ e apresentou uma proposta inovadora para mitigar emissões de metano e gases fugitivos nas operações de petróleo e gás. Integram a Zero Leak os doutorandos do Programa de Engenharia Civil (PEC/Coppe) Diego Filipe Craveiro de Souza Queiroz e Gabriela Alves Estrela, além dos graduandos em Engenharia Civil da Escola Politécnica Alexandre de Souza da Cunha, Breno Fernandes Basto de Carvalho e Bruna da Silva Gomes. Todos desenvolvem pesquisas no Laboratório de Análise e Confiabilidade de Estruturas Offshore (Laceo), do PEC.

O PRH 07, coordenado pela professora Marysilvia Costa, do Programa de Engenharia Metalúrgica e de Materiais da Coppe, forma alunos da UFRJ com competências interdisciplinares voltadas à integridade estrutural em instalações da indústria de petróleo, gás, biocombustíveis e energias renováveis.

Para Marysilvia — também diretora de Tecnologia e Inovação da Coppe — o resultado simboliza o amadurecimento de uma trajetória de formação: “Este prêmio representa um reconhecimento do processo que construímos. O fato de a equipe reunir graduandos e pós-graduandos demonstra que integração e diversidade podem gerar soluções inovadoras e de impacto para o setor produtivo.”

O primeiro lugar ficou com a equipe Green Polymer, do PRH 01 da UFMG, com uma proposta voltada à gestão e redução de emissões nas fases de construção, instalação e operação offshore.

Voltado exclusivamente para alunos universitários bolsistas e pesquisadores de pós-doutorado vinculados aos PRHs da ANP, o desafio tem como objetivo aproximar o talento acadêmico das demandas reais da indústria, estimulando a transformação de pesquisas em soluções tecnológicas voltadas à evolução energética e à descarbonização dos setores de óleo, gás e energia.