Outubro Docente: projeto da Coordenação de Integração Acadêmica do CT debate questões da docência universitária em sala de aula

Em sua quarta edição o evento discute os desafios e as perspectivas do ensino de engenharia no país

 Clara Kury – Setor de Comunicação da Decania do CT

Criado em 2022 pela Coordenação de Integração Acadêmica da Decania do Centro de Tecnologia (CT) da UFRJ, em homenagem ao Dia do Professor, o Outubro Docente chega à sua quarta edição. Com a proposta de promover debates sobre a docência universitária e temas do cotidiano acadêmico — da prática docente aos desafios enfrentados em sala de aula —, neste ano o evento busca fomentar a discussão sobre os desafios e as perspectivas do ensino de engenharia no país.

No dia 15 de outubro, a Coordenação de Integração Acadêmica encaminhou aos professores do CT um documento que reúne três artigos publicados pela revista “A Lanterna”, da Academia Nacional de Engenharia (ANE). Os textos tratam de temas como a queda do interesse pelos cursos de engenharia, a transição do ensino presencial para o EaD, o funil existente na formação de engenheiros no Brasil e a importância do ensino de matemática nessas graduações.

“Os textos selecionados buscam enriquecer a discussão e servirão de ponto de partida para o diálogo entre os professores do CT sobre questões locais relacionadas ao tema, em um encontro — ainda sem data definida — com docentes convidados”, explica Iris Guardatti, organizadora do Outubro Docente.

O documento traz ainda informações sobre o Projeto Ideia (Iniciativas de Ensino Inovadoras para a Aprendizagem), idealizado pela Pró-Reitoria de Graduação (PR-1) e conduzido pelo Núcleo de Educação a Distância (Nead). A iniciativa oferece suporte a professores da graduação e da pós-graduação no desenvolvimento e implementação de novas técnicas de ensino, com o objetivo de reduzir as taxas de evasão em disciplinas complexas e incentivar a criação de novas matérias.

“Dinâmica da teia”, empregada em uma disciplina eletiva dos cursos de Engenharia: ferramenta ajuda a fortalecer as relações interpessoais, reforça a importância de cada indivíduo para o conjunto, promove a empatia e melhora a comunicação e o senso de colaboração | Foto: Nead/Divulgação

“A partir de um diagnóstico da disciplina, realizado pela equipe do Projeto Ideia junto ao professor para identificar desafios, expectativas e formas de valorizar os temas e engajar os alunos, é elaborada uma proposta preliminar. Essa proposta é discutida, ajustada e redesenhada em parceria com o docente até que esteja pronta para ser aplicada em sala de aula”, explica Cristine Barreto, uma das coordenadoras do projeto.

Como contribuição adicional, o documento também apresenta informações sobre ações institucionais oferecidas pela Divisão de Apoio ao Estudante da Pró-Reitoria de Políticas Estudantis (PR-7), pela Coppe e pela Escola Politécnica, em parceria com a Escola de Química e com a Decania do CT, que oferecem apoio psicológico e acolhimento aos estudantes encaminhados pelos professores.

A Coordenação de Integração Acadêmica do CT entende que refletir e discutir os desafios contemporâneos da sala aula contribui para o fortalecimento do fazer docente. O Outubro Docente promove oportunidades para que os docentes possam trocar experiências acadêmicas com seus pares buscando explorar soluções colaborativas para a superação das dificuldades comuns. “O que buscamos com o Outubro Docente é criar um ambiente para que o debate e as conexões aconteçam no CT”, conclui Iris Guardatti.