Plano de Desenvolvimento Institucional da UFRJ é publicado

Documento baliza institucionalmente a UFRJ de hoje até 2024

Por Victor França – Fonte: www.ufrj.br

Na sessão extraordinária do Conselho Universitário (Consuni), órgão máximo da UFRJ, realizada na manhã do dia 20/4, era aprovado, por unanimidade, o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Universidade. E, no fim deste mês, após diagramação do documento pela Coordenadoria de Comunicação Social (Coordcom), o documento foi publicado. Com mais de 400 páginas, o material baliza institucionalmente a UFRJ de hoje até 2024.

O PDI é um documento essencial para qualquer instituição federal de ensino superior por diferentes razões. Trata-se de uma das dimensões para avaliação instituída pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). O documento é necessário para o credenciamento e recredenciamento da instituição, bem como de seus cursos, junto ao Ministério de Educação. Nele são definidos missão, visão e valores, além da política pedagógica da instituição e das estratégias para atingir suas metas e objetivos. É, portanto, um elemento importante para a realização das ações das universidades, constituindo-se como ferramenta em prol da gestão democrática.

O Plano recebeu contribuições da comunidade universitária e da sociedade em um processo coletivo que contou com consultas públicas e fóruns. A condução da elaboração do PDI teve a coordenação da professora Maria de Fátima Bruno de Faria, superintendente de Planejamento Institucional da Pró-Reitoria de Planejamento, Desenvolvimento e Finanças (PR-3), cujo titular da pasta, professor Eduardo Raupp, também esteve envolvido na coordenação.

“O processo de planejamento é tão importante quanto o documento final, haja vista a interlocução entre diferentes atores institucionais na análise dos aspectos em que a UFRJ necessita investir no aprimoramento, bem como na busca da manutenção dos pontos fortes que a caracterizam. E, especialmente, a elaboração do PDI denota a importância atribuída à cultura de planejamento por essa gestão. A definição de metas pelas diferentes pró-reitorias e áreas vinculadas à Reitoria aponta para o desenvolvimento almejado nos próximos cinco anos em seu planejamento estratégico. A experiência de ouvir a comunidade acadêmica e membros da sociedade na consulta pública evidencia o valor atribuído à gestão participativa pela UFRJ”, afirma Maria de Fátima.

Segundo a superintendente, com o PDI aprovado, a instituição não apenas atende às legislações, mas passa a tomar decisões pautadas em estratégias definidas conjuntamente por diferentes áreas. “Para que as metas registradas no PDI traduzissem de fato os anseios da Universidade, sua construção foi realizada de forma coletiva, contando com a Comissão de Elaboração do PDI, com representantes de diversas áreas da administração superior e por meio da consulta pública, aberta às comunidades interna e externa”, diz.

Para a reitora da UFRJ, professora Denise Pires de Carvalho, o resultado é fruto do esforço da Universidade.

Em meio às restrições orçamentárias indubitáveis, não temos dúvidas de que nosso capital humano é o que temos de melhor. Uma das metas para a gestão era a concretização desse documento tão importante para a nossa UFRJ. Fico profundamente emocionada com o trabalho da equipe, dos nossos professores, técnicos-administrativos e alunos em prol de uma universidade de excelência e que quer se aperfeiçoar cada vez mais em planejamento. É a nossa Universidade do Brasil!

Denise Pires de Carvalho, reitora da UFRJ

Segundo Maria de Fátima, o resultado desse trabalho é um documento aprovado por unanimidade no Consuni que descreve a missão, a visão de futuro e os valores que permeiam as ações, além  do projeto pedagógico institucional com as políticas de ensino, pesquisa, extensão, difusão científica e cultural, gestão e inovação. “O PDI, especialmente, estabelece as metas no âmbito de ensino, pesquisa, extensão, pessoal, administração e infraestrutura que serão monitoradas por um sistema desenvolvido pela própria Universidade. O PDI, portanto, passa a ser um documento de leitura obrigatória para todos os que desejam conhecer a UFRJ como ela é hoje e saber onde a UFRJ quer estar daqui a cinco anos, e para as unidades planejarem suas ações. Essas metas serão revisadas anualmente para que o dinamismo da realidade seja retratado”, conclui a superintendente de Planejamento Institucional.

Saiba mais sobre o Plano em pdi.ufrj.br.