UFRJ é a melhor universidade do Brasil e a segunda da América Latina

Por Victor França

Webometrics Ranking of World Universities classificou a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) como a única representante do país entre as 250 melhores universidades do mundo, posicionando-a em primeiro lugar no Brasil e em segundo na América Latina.

A UFRJ registrou evolução pelo salto de 72 posições no intervalo de um ano no ranking mundial, já que, em janeiro de 2020, ocupava a 275ª posição no estudo firmado pelo Webometrics e agora, em janeiro de 2021, pulou para o 203º lugar.

Com o resultado, a UFRJ ficou à frente de instituições como a Universidade Sorbonne (França), a Universidade de Coimbra (Portugal) e a Universidade de Manchester (Inglaterra).

“A UFRJ se mantém na liderança nacional devido ao esforço conjunto de seu corpo social, que tem enfrentado enormes desafios com muita perspicácia e comprometimento. Somos uma instituição que permanece atendendo aos interesses do Estado e da sociedade brasileira, apesar das dificuldades orçamentárias e de infraestrutura física. Nosso capital humano vem conseguindo se impor mesmo com a pandemia. Somos um dos orgulhos da nossa nação. Certamente, com mais investimento poderíamos estar em posição ainda melhor entre os líderes mundiais, projetando o Brasil positivamente”, afirma a reitora da UFRJ, Denise Pires de Carvalho.

Veja as cinco melhores universidades na América Latina:

Posição Universidade Posição mundial
Universidade Nacional Autônoma do México 113ª
Universidade Federal do Rio de Janeiro 203ª
Universidade Estadual Paulista 254ª
Universidade do Chile 263ª
Universidade de São Paulo 312ª

Veja as cinco melhores universidades no Brasil:

Posição Universidade Posição mundial
Universidade Federal do Rio de Janeiro 203ª
Universidade Estadual Paulista 254ª
Universidade de São Paulo 312ª
Universidade Federal de Minas Gerais 330ª
Universidade Federal de Santa Catarina 352ª

O ranking

Webometrics Ranking of World Universities é uma iniciativa do Cybermetrics Lab, grupo de pesquisa pertencente ao Conselho Superior de Investigações Científicas (CSIC), o maior órgão público de pesquisa da Espanha.

Criado em 2004 e com presença em mais de 200 países, o estudo avalia cerca de 31 mil instituições de ensino superior no mundo. Segundo a organização da pesquisa, não se trata de um ranking de sites, mas de um ranking das instituições, usando indicadores webométricos e bibliométricos. Seu principal objetivo é incentivar as universidades a darem acesso aberto ao conhecimento gerado pela universidade. Para isso, considera três indicadores:

• visibilidade (impacto do conteúdo na internet): peso 50%, com dados das bases Ahref/Majestic;
  • excelência (principais artigos citados): peso 40%, com dados da base Scimago;
  • transparência ou abertura (principais pesquisadores citados): peso 10%, com dados da base Google Scholar.

A pesquisa pode ser acessada na íntegra no endereço www.webometrics.info.

Fonte: www.ufrj.br