16ª Semana Nacional de Nanotecnologia: a nanociência para além dos muros da universidade

Este ano a 16ª Semana de Nanotecnologia será realizada junto com a Semana Nacional de Nanotecnologia e Nanomoléculas

Por Rebecca Henze – Setor de Comunicação da Decania do CT

Organizada pelo Instituto de Macromoléculas Professora Eloisa Mano (IMA) da UFRJ, a 16ª Semana de Nanotecnologia acontecerá entre os dias 11 e 13 de junho de forma remota e aguarda um público além dos muros da UFRJ. Com o objetivo de divulgar a nanotecnologia para estudantes e profissionais que não são da área, o evento que ocorre há 17 anos – com o intervalo de 2020 causado pela pandemia do Covid-19 – recebe docentes, pesquisadores, estudantes de graduação e de pós-graduação.

Maria Inês Bruno Tavares, Diretora do IMA, faz parte da organização e fala sobre como começou e como funciona o planejamento do evento: “Eu tive a ideia de criá-la numa reunião do Conselho de Ensino para Graduados (CEPG) quando pautamos ações para a nanotecnologia, já tínhamos o curso de graduação e, como o IMA é o responsável deste curso, foi uma ótima ideia. Na organização atuam a Extensão e a pós-graduação do IMA, além da própria graduação de nanotecnologia. Para as palestras há pessoas do quadro da UFRJ e convidados de fora da universidade. Eu faço a coordenação geral e junto com a extensão selecionamos os palestrantes. Os alunos participam das apresentações, expõem pôsteres e ajudam no chat para as perguntas”.

Para atrair atrair alunos e pesquisadores para a área, a 16ª Semana de Nanotecnologia oferece palestras sobre assuntos atuais e interessantes, tratados ao longo do curso e nas discussões mais recentes dos pesquisadores que atuam no mercado. Este ano, ela continuará acontecendo de forma remota e receberá palestrantes de outros estados e de outras universidades para garantir maior visibilidade e alcance para o evento.

Neste ano, a 16ª Semana de Nanotecnologia será realizada junto com a Semana Nacional de Nanotecnologia e Nanomoléculas por falta de tempo hábil e organização de agendas. A submissão de trabalhos podem ser enviadas até o dia 1 de junho atraves do email snnn@ima.ufrj.br e todas as informações adicionais sobre a programação estão disponíveis no site https://www.ima.ufrj.br/index.php/pt/extensao/eventos-de-extensao/snn