Plano de Desenvolvimento da Unidade

Em 2023, a Decania do Centro de Tecnologia (CT) da UFRJ lançou seu Plano de Desenvolvimento da Unidade (PDU) conforme as orientações do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFRJ 2020-2024, documento que apresenta a missão, visão, valores e funcionamento geral da Universidade por meio de ações estratégicas para o alcance de metas referentes à qualidade do ensino, pesquisa e extensão, além da sua gestão. O CT foi um dos primeiros Centros da UFRJ a implementar o PDU.

O que é o Plano de Desenvolvimento da Unidade?

O PDU da Decania do CT apresenta um plano estratégico-prático de atuação que documenta os desafios, os objetivos e as ações necessárias para a melhoria do Centro de Tecnologia. No contexto de restrições orçamentárias e das adaptações necessárias devido à pandemia de Covid-19, o PDU da Decania do CT foi ordenado visando melhorias na gestão da unidade.

Para isso, o processo de análise e pesquisa para a elaboração do PDU utilizou a metodologia “Design School” da Escola de Administração da Universidade de Harvard. Nesta adaptação, levaram-se em conta os fatores que afetam a gestão nas organizações brasileiras, as deficiências do planejamento no Brasil e as características de encadeamento necessárias à implementação, dentre outras condições.

Assim, a concepção do PDU da Decania do CT passou pelas etapas de: diagnóstico inicial; análise dos ambientes externo e interno; orientações do PDI-2020-2024 da UFRJ; revisão dos valores da Decania do CT; revisão da missão e da visão estratégica; revisão dos fatores críticos para o sucesso; além da definição dos objetivos estratégicos e suas respectivas metas.

Qual a importância do Plano de Desenvolvimento da Unidade?

O mapeamento dos fatores críticos para o sucesso da Decania do CT é essencial para a estipulação dos objetivos estratégicos do PDU. Foram consideradas as questões mais urgentes vividas pelas comunidades interna e externa do Centro de Tecnologia da UFRJ. Tais objetivos atuam na definição de ênfases e rumos escolhidos para o desenvolvimento e a construção do futuro do CT.

Para ler o Plano de Desenvolvimento da Decania do CT acesse aqui.