Decano do CT é homenageado e entra para o Conselho de Minerva
Na última quarta, dia 19/3, o Conselho de Minerva comemorou seu 25° aniversário. A organização que reúne associações, antigos alunos e amigos da UFRJ, contou com uma Assembléia Geral Festiva realizada no auditório do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia (Coppe/UFRJ).
Participaram da abertura o Roberto Medronho e Cassia Turci, reitor e vice-reitora da UFRJ; e os reitores da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Prof. Roberto Rodrigues; da Universidade Federal Fluminense (UFF), Prof. Antônio Cláudio da Nóbrega; da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio), Prof. José da Costa Filho. Também estiveram presentes no evento o Decano do Centro de Tecnologia (CT) da UFRJ, Walter Suemitsu; o pró-reitor de Graduação e representando o reitor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Antônio Soares da Silva, a Coordenadora do Centro de Recursos para a Inclusão Digital do Instituto Politécnico de Leiria, Portugal, professora Célia Sousa; entre outros convidados ilustres.

O grupo Partitura Encenada da Escola de Educação Física e Desportos da UFRJ se apresentou na abertura do evento, que homenageou as personalidades com o Colar do Mérito Pedro, O Libertador e a Ordem do Mérito Guriri. O grupo escolhido faz parte do projeto de extensão coordenado por Lenine Vasconcellos de Oliveira, professor de música do curso de Dança, e que integra quatro centros da universidade: Centro de Ciências da Saúde, Centro de Ciências da Matemática e da Natureza, Centro de Tecnologia e Centro de Letras e Artes, garantindo a interdisciplinaridade da iniciativa.
A cerimônia foi presidida por Roberto Medronho, que também ocupa o cargo de presidente de honra do Conselho de Minerva. Após as homenagens prestadas aos antigos e novos membros, Sebastião Amoêdo, presidente do Conselho de Minerva, falou sobre o jubileu de prata da associação e do seu papel como um canal de comunicação dos antigos egressos com a nova geração de estudantes. Além disso, ressaltou que é preciso se despir da arrogância das certezas para buscar sempre o novo, pois é da dúvida que surge o conhecimento.

“A Universidade continuará viva e forte, trabalhando em prol do desenvolvimento não apenas do nosso país, mas do desenvolvimento humano, pela necessidade que nós temos de viver coletivamente e trabalharmos juntos na construção de um novo mundo. Nós precisamos de mais paz e mais compreensão. De mais dúvidas e menos certezas, já que a dúvida nos move, e a certeza nos paralisa”, disse o reitor da UFRJ.
Na cerimônia, foi assinada a proposta conjunta para criação de Curso de pós-graduação lato sensu em Estudos para a Paz e Conflitos no Século XXI. O curso terá o apoio científico da LusoGlobe: Lusófona Center on Global Challenges, da Universidade Lusófona de Portugal.
Walter Suemitsu, Decano do CT, foi homenageado com as distinções Colar do Mérito Pedro, O Libertador e a Ordem do Mérito Guriri e contou que o convite para ser conselheiro é uma honra: “Fiquei muito feliz de ser convidado para integrar o Conselho de Minerva. É muito importante a participação de ex-estudantes para o desenvolvimento da Universidade. Espero continuar contribuindo para manter e elevar a excelência da UFRJ”.

Entre os homenageados, algumas personalidades se destacaram: o Embaixador André Aranha; a Chefe do Serviço de Hematologia do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF), Dra. Carmem Nogueira; o jornalista Ancelmo Gois; e o jornalista André Trigueiro, foram alguns dos nomes destacados.
