Tecnoversas do CT estreia na Rádio UFRJ no dia 25 de março

Podcast vai deixar o ouvinte por dentro da ciência, tecnologia e inovação desenvolvidas pelas cinco Unidades do Centro de Tecnologia da UFRJ

Por Setor de Comunicação do CT

Dia 25 de março estreia o Tecnoversas. Um podcast para apresentar as novidades da Escola Politécnica, da Escola de Química, da Coppe, do Instituto de Macromoléculas e do Núcleo Interdisciplinar de Desenvolvimento Social (Nides) para deixar o ouvinte por dentro da ciência, tecnologia e inovação que são desenvolvidas pelo Centro de Tecnologia (CT) da UFRJ. A cada quinzena, sempre às quintas-feiras, é só acessar o site da Rádio UFRJ, às 10 horas (inédito) e 15 horas (reprise) para saber sobre as pesquisas e os projetos elaborados nas unidades do CT. O Tecnoversas é produzido pela Coordenação de Integração Acadêmica, o Setor de Comunicação da Decania do Centro de Tecnologia (CT) e pelo Laboratório de Produção Multimídia (LPM) da COPPE.

No programa de estreia, o Tecnoversas traz como destaque a entrevista com a Leda Castilho, professora do Laboratório de Engenharia de Cultivos Celulares (LECC) da Coppe, que fala sobre a pesquisa do desenvolvimento de testes sorológico e equino, de medicamentos baseados em anticorpos e de vacina recombinante para Covid-19. No segundo programa, o professor André Lucena, professor do Programa de Planejamento Energético (PPE) da Coppe, vai contar como a adoção da economia verde em determinados setores produtivos no pós-pandemia pode acrescentar à economia brasileira R$ 2,8 trilhões e gerar dois milhões de empregos até 2030.

O Tecnoversas trará também Felipe Addor, diretor do NIDES, para abordar como a tecnologia social contribui para gerar novas tecnologias e inovações capazes de promover o desenvolvimento social do país. Para explicar como novas rotas tecnológicas podem contribuir para a redução das emissões de dióxido de carbono (CO2) no setor de energia, abrimos espaço para George Victor Brigagão, aluno de doutorado do Programa de Engenharia Ambiental (PEA) da Escola Politécnica e um dos vencedores do Prêmio CAPES de Tese 2020.

Em seguida, a professora Marcia Dezotti, coordenadora do Laboratório de Controle de Poluição das Águas da Coppe, apontará a urgência da modernização dos processos de tratamento de esgoto e de água do Rio Guandu. E para esclarecer como são as atividades do Laboratório Interdisciplinar de Meio Ambiente (Lima) e do CentroClima da COPPE no desenvolvimento de políticas públicas para mitigação e adaptação às mudanças climáticas, o convidado é Emilio La Rovere, que coordena ambos os laboratórios.

Você também pode participar do Tecnoversas, envie para o e-mail tecnoversas@ct.ufrj.br a sua opinião sobre as entrevistas e sugira novas pautas para o programa.

Serviço:

Tecnoversas – programa quinzenal, vai ao ar às quintas-feiras

Rádio UFRJ – www.radio.ufrj.br

Horários: 10h (inédito) e às 15h (reprise)