Semana Nacional de Ciência e Tecnologia discute inovações e educação

Evento acontece em sua segunda edição on-line

Por Giovana Gimenes – Fonte: www.ufrj.br

De 5 a 8/10, a Pró-Reitoria de Extensão (PR-5) realiza a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que será em formato on-line e terá como tema “Inovações para o Planeta & Educação para Liberdade”. Como parte da programação, serão ministrados minicursos e oficinas virtuais, abertos para a participação do público.

Esta é a segunda edição virtual do evento, que, neste ano, terá ainda a estreia da modalidade podcasts (conteúdos de áudio), a partir dos quais o público conhecerá ações de ensino, pesquisa e extensão ao acessar uma playlist especial da SNCT disponível na plataforma de streaming Spotify.

Por meio de uma linguagem simples e acessível, o evento busca popularizar a ciência, a tecnologia e as inovações, com uma série de atividades nas diferentes áreas do conhecimento. O objetivo é estabelecer o diálogo entre a universidade, a educação básica e a sociedade civil.

A temática Inovações para o Planeta & Educação para Liberdade foi escolhida no ano do centenário de Paulo Freire a fim de reforçar a importância da transversalidade desses temas, que interagem e se comunicam com os campos científico, social, cultural, econômico, ambiental, político e governamental.

As oficinas e minicursos ao vivo acontecerão das 10h às 18h, com participação de intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras). Além dessas modalidades, a programação contará com mesas temáticas às 18h30, abordando os temas: educação para a liberdade, meio ambiente, tecnologia e inovação social, ciências, relações étnico-raciais, inovações para o planeta, entre outros.

Haverá emissão de certificados para ouvintes que realizarem as inscrições até 4/10. Para se inscrever e saber mais sobre o evento, clique AQUI.

Este texto é resultado das atividades do projeto de extensão “Laboratório Conexão UFRJ: Jornalismo, Ciências e Cidadania” e teve a supervisão da/do jornalista Tassia Menezes.