Decania do CT lamenta a perda imensurável do professor Luiz Pinguelli Rosa
Por Setor de Comunicação/CT
É com imenso pesar e tristeza que a Decania do Centro de Tecnologia (CT) da UFRJ comunica a todo o seu Corpo Social o falecimento do professor emérito Luiz Pinguelli Rosa, ex-presidente da Eletrobras e Diretor da Coppe por quatro mandatos, ocorrido nesta quinta-feira, 3 de março, aos 80 anos.
Graduado em Física pela UFRJ, mestre em Engenharia Nuclear pela Coppe/UFRJ e doutor em Física pela PUC-Rio, Pinguelli foi diretor da Coppe por quatro mandatos e presidente da Eletrobrás, entre 2003 e 2004. Membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC), o docente recebeu diversos prêmios ao longo de sua carreira, entre eles o de personalidade do ano de 2014, da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).
Titular do Programa de Planejamento Energético da Coppe e professor emérito da UFRJ, Pinguelli orientou inúmeras dissertações de mestrado e teses de doutorado. O docente foi secretário executivo do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas, organismo científico, criado em 2000, pelo Governo do Brasil para estudar o aquecimento global e suas implicações para o país, buscando auxiliar na criação e promoção de políticas.
Ferrenho defensor da universidade pública brasileira e da produção da ciência e da tecnologia para o desenvolvimento e soberania do país, Pinguelli fundou e presidiu a Associação dos Docentes da UFRJ (AdUFRJ) entre 1979 e 1981, além de ocupar a presidência do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes) entre 1982 e 1984.
Em homenagem ao professor Pinguelli, a Reitoria da UFRJ e a Coppe decretaram luto oficial por três dias. A Decania do CT deseja força aos familiares, aos amigos e à comunidade acadêmica neste momento de uma perda imensurável.