Decania do CT e Biblioteca Central do CT lamentam partida precoce de Francisco de Paula Araújo.
Por Setor de Comunicação/CT
É com extremo pesar que a Decania do Centro de Tecnologia (CT) da UFRJ e a Biblioteca Central do CT comunicam o falecimento de Francisco de Paula Araújo, vítima de câncer, neste sábado, dia 12 de março, no Dia do Bibliotecário. Referência profissional na área, Francisco trabalhou na Biblioteca de Obras Raras antes de ser convidado a exercer o cargo de chefe da Biblioteca Central do CT.
Com uma formação multidisciplinar, Francisco era doutor em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), mestre em Políticas Públicas e bacharel em Direito, ambos pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio).
Além de atuar como advogado trabalhista, Francisco era editor-chefe da Agência Biblioo Publicações e Comunicação e seus temas de interesse eram políticas públicas de livro, leitura e bibliotecas; direitos humanos e cidadania; mídia, televisão e telejornalismo; violência, favela e pacificação.
Francisco ingressou na UFRJ em 2009 e durante sua trajetória foi responsável pela modernização da Biblioteca Central do CT, um aguerrido defensor dos direitos dos técnicos-administrativos, categoria que representava no Conselho de Centro do CT e no Conselho Universitário (Consuni). Militante incansável, Francisco acreditava e lutava pela universidade pública, pelo ensino de qualidade e gratuito para todos e por uma sociedade diferente da que vivemos. Firme em seus posicionamentos, Francisco jamais deixou de lado a solidariedade e carinho com as pessoas que o cercavam.
A Decania e a Biblioteca Central do CT lamentam profundamente a partida precoce de Francisco de Paula, um excelente profissional e um amigo de trabalho muito querido por todos. Desejamos força aos familiares, aos amigos e à comunidade acadêmica neste momento de tristeza.