UFRJ ocupa lugar de destaque entre as melhores universidades do mundo

Universidade aparece entre as 100 melhores instituições em duas áreas de Engenharia

Por Assessoria de Imprensa do Gabinete da Reitoria – Fonte: www.ufrj.br

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) foi qualificada como uma das quinhentas melhores universidades do mundo e aparece entre as 100 melhores em duas áreas de Engenharia, de acordo com o Academic Ranking of World Universities. O estudo, divulgado na última segunda-feira (15/08), é lançado pela Shanghai Ranking Consultancy anualmente, sendo considerado um dos mais importantes da área. A classificação é feita desde 2003 e neste ano avaliou 2.500 universidades em todo o mundo.

O ranking define a posição exata das primeiras 100 universidades que compõem a lista, mas, após a centésima classificação, as instituições são agrupadas por dezenas ou centenas, sem determinar a ordem entre elas. Como a classificação no ranking é definida em blocos, a UFRJ ocupa o grupo 401-500.

A Universidade aparece entre as 100 melhores instituições mundiais em duas áreas de concentração: em Engenharia Naval e Oceânica ocupou a 28ª colocação e em Engenharia de Minas e Mineração ficou posicionada no grupo que ocupa entre o 76º e o 100º lugares. A UFRJ também aparece entre as 200 melhores instituições de ensino superior nas áreas de concentração de Oceanografia, Odontologia e Ciência e Tecnologia dos Alimentos, nas quais ficou colocada no grupo que ocupa entre o 151º e o 200º lugares. Em outras três áreas de concentração, a Universidade ficou entre as posições 201ª e 300ª: Matemática, Física e Engenharia Civil.

De acordo com o levantamento, as melhores universidades brasileiras são todas públicas, o que demonstra a qualidade de ensino e pesquisa ofertadas nessas instituições. No total, 21 instituições brasileiras de ensino superior aparecem na lista, entre elas a Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Estadual Paulista (Unesp), Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade de Brasília (UnB), Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Universidade Federal da Bahia (UFBA), Universidade Federal de Goiás (UFG), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS).

O Academic Ranking of World Universities usa seis indicadores para classificar as universidades ao redor do mundo, incluindo: discentes e docentes ganhadores de Prêmios Nobel e Medalhas Fields; pesquisadores citados pelo Clarivate Analytics; artigos publicados em revistas de natureza e ciência; artigos indexados no Science Citation Index Expanded, Social Sciences Citation Index e Web of Science; e performance per capita de uma universidade.

Global Ranking of Academic Subjects (Gras) 2022

Em julho deste ano, a UFRJ já havia ficado entre as 100 melhores universidades do mundo em duas áreas de Engenharia, segundo o Global Ranking of Academic Subjects (Gras) 2022. Além disso, outras áreas de concentração figuraram entre as 200 melhores, como Oceanografia, Ciência e Tecnologia dos Alimentos, Odontologia, nas quais ficou colocada no grupo que ocupa entre o 151º e o 200º lugares.