Acessibilidade e inclusão são temas de atividade do Outubro Docente

Avenida Horácio Macedo 2030 Bl. G - Sala G-122
Contato:
Coordenação de Integração Acadêmica
Acessibilidade e inclusão são temas de atividade do Outubro Docente @ Auditório G-122/Coppe

A partir do segundo semestre de 2017, a UFRJ passou a receber os estudantes oriundos da Lei 13.409, de 28 de dezembro de 2016, que dispõe sobre a reserva de vagas para pessoas com deficiência nos cursos técnico de nível médio e superior das instituições federais de ensino. Todavia, o cotidiano acadêmico com estudantes com deficiências ainda gera uma série de dúvidas. O que é possível fazer e com que apoio contar para vencer os desafios da acessibilidade e da inclusão?

A Coordenação de Integração Acadêmica da Decania do Centro de Tecnologia (CT) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) realizará, no dia 13 de outubro, às 14h, um encontro para dialogar sobre o tema com a participação de servidores da UFRJ: Jeane Alves, pedagoga da Faculdade de Educação; Nuccia de Cicco, coordenadora do Projeto LADICS do Instituto de Bioquímica Médica; Rose Lane Gadelha, neuropsicopedagoga da Faculdade de Letras; Leonardo Rocchetto Coelho, professor do Instituto de Microbiologia Paulo de Góes; e Marta Tapias, diretora adjunta de Políticas Estudantis da Escola Politécnica, responsável pela mediação.

A discussão será pautada pelo documento “Contribuições para uma UFRJ mais acessível e mais inclusiva – atenção às atitudes e à comunicação”, disponível no site da Decania do CT, por meio do link: https://bit.ly/3ruUVmw. O evento terá tradução simultânea em Libras e realizado de forma híbrida, presencialmente no Bloco G – Sala G-122 com transmissão ao vivo pelo canal do Centro de Tecnologia no YouTube, https://bit.ly/youtubedoct.

#audiodescriçãoparatodos

Card retangular vertical com quatro blocos horizontais de informações.

O topo tem fundo composto por três faixas largas diagonais ascendentes, da esquerda para a direita, em
degradê azul petróleo claro e por cima destas um facho horizontal estilizado na cor azul petróleo escuro; e, sobre
este, à esquerda, está inscrito em branco, em cinco linhas “Outubro Docente – Dia 13 de outubro às 14h – Centro de Tecnologia – Bl. G – Sala G-112”; e à direita, dentro de um círculo, fotografia da fachada do Centro de
Tecnologia.

Abaixo, sobre fundo branco, inscrito em preto, em negrito, centralizado: “Acessibilidade, inclusão e docência: com quem eu falo?”. Abaixo, à esquerda, em preto, “Convidados”. Seguem-se cinco retratos em círculos, com identificações em preto e nomes em negrito, três alinhados e dois abaixo centralizados. Jeane Alves, Pedagoga da Faculdade de Educação/UFRJ, é branca, tem cabelos castanhos compridos, usa óculos escuros e baton vermelho. Nuccia De Cicco, Coordenadora do Projeto LADICS do Instituto de Bioquímica Médica/UFRJ, é branca, tem cabelos
avermelhados na altura do pescoço, usa aparelho ortodôntico; com a mão direita contorna a orelha direita
com os dedos médio e anelar juntos e mindinho em V; com a palma para frente. Rose Lane Gadelha, Neuropsicopedagoga da Faculdade de Letras/UFRJ, tem pele clara e traços indígenas; os cabelos são castanhos
escuros, lisos, na altura dos ombros. Leonardo Rocchetto Coelho, Professor do Instituto de Microbiologia Paulo de
Góes, é branco, tem cabelos castanhos com fios brancos, curtos; tem bigode e cavanhaque ralos; usa óculos com
armação de aro fino preto. Marta Tapias, Diretora Adjunta de Políticas Estudantis da Escola Politécnica,
Mediadora, é branca, tem cabelos castanhos com fios  brancos, encaracolados, na altura das orelhas. Todos esboçam sorrisos.

Abaixo, sobre tarja azul petróleo claro, inscrito em branco, em duas linhas: “Transmissão Simultânea Canal do CT no Youtube”, “Siga o CT” e ícones do Facebook, do Instagram, do YouTube e do Twitter.
Na base do card, as marcas de “Realização” – Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Centro de Tecnologia (CT) – e de “Apoio” – Diretoria de Acessibilidade (DIRAC), COPPE UFRJ, Escola Politécnica UFRJ, Escola de Química UFRJ, Instituto de Macromoléculas Professora Eloisa Mano e Núcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Social (NIDES).

Fim da audiodescrição.