Assédio Moral: o que precisamos saber

Quando:
20 de outubro de 2022@14:00 – 16:00
2022-10-20T14:00:00-03:00
2022-10-20T16:00:00-03:00
Onde:
Auditório G-122
Av. Athos da Silveira Ramos
149, Bloco G
sala 122 - Centro de Tecnologia - Cidade Universitária
Contato:
Coordenação de Integração Acadêmica
Assédio Moral: o que precisamos saber @ Auditório G-122

No próximo dia 20 de outubro, às 14 horas, a Coordenação de Integração Acadêmica da Decania do Centro de Tecnologia (CT) da UFRJ promove a atividade “Assédio Moral: o que precisamos saber” com a participação de Josiane Barros, psicóloga e coordenadora técnica do Núcleo Psicossocial Acolhe/Coppe; Ana Luísa Palmisciano, advogada e integrante do Coletivo Nacional de Advogados de Servidores (CNASP); Marisa Palácios, Diretora do Núcleo de Bioética e Aplicada e professora do Instituto de Estudos em Saúde Coletiva (IESC) e Vanda Borges, Diretora de Gestão de Pessoas da Coppe.

Reconhecer o assédio moral nas relações de trabalho e acadêmicas é de extrema importância. O assédio pode se manifestar de diferentes formas, mas ele é caracterizado principalmente pela exposição de pessoas a situações humilhantes e constrangedoras no exercício de suas atividades. O evento tem a proposta de debater o assunto para entender quais práticas configuram assédio, suas consequências jurídicas, psicológicas e administrativas, além de como evitá-lo para tornar o ambiente de trabalho mais saudável. A mediação da mesa será realizada pela professora Andréa Salgado, vice-diretora da Escola de Química.

A atividade faz parte da programação do Outubro Docente, evento organizado em homenagem ao Dia do Professor com o propósito de debater os desafios contemporâneos da docência universitária, e será realizada de forma híbrida no Bloco G – sala G-122 com transmissão ao vivo pelo canal do Centro de Tecnologia no YouTube, https://bit.ly/youtubedoct, e tradução simultânea em Libras.