Semana Nacional de Ciência e Tecnologia volta a ser presencial

Além de receber estudantes na Cidade Universitária, evento oferece oficinas em escolas públicas na Maré e em Manguinhos

Por Tassia Menezes – Fonte: www.ufrj.br

Entre os dias 25/10 e 10/11, a Pró-Reitoria de Extensão (PR-5) realiza a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) na UFRJ, em sua primeira edição no formato presencial desde o início da pandemia. Com o tema “Sociedade do Conhecimento – 200 anos de Ciência, Tecnologia e Inovações”, a Universidade apresenta uma ampla programação gratuita com oficinas em diferentes áreas do conhecimento, além de uma grande novidade: atividades externas em escolas municipais.

As primeiras ações serão realizadas em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a partir da nova proposta “SNCT nos territórios”. Nos dias 25 e 27/10, as duas instituições levarão oficinas de diferentes áreas do conhecimento para estudantes da Maré e de Manguinhos, respectivamente. No primeiro caso, a Escola Municipal Escritor Bartolomeu Campos de Queiroz receberá o evento, no horário das 9 às 15h. Na segunda data, o local será o Colégio Estadual Clóvis Monteiro, das 9 às 17h.

Já entre os dias 8 e 10/11, o campus da Cidade Universitária receberá oficinas gratuitas e abertas ao público, das 8h às 17h. Para participarem dessa etapa, escolas municipais e estaduais do entorno podem solicitar transporte à produção do SNCT. Por meio de uma linguagem simples e acessível, o evento tem o objetivo de popularizar a ciência, tecnologia e as inovações.

O período para inscrição de escolas na programação da Cidade Universitária já está aberto e vai até 27/10. Os interessados podem visitar o site do evento: even3.com.br/snctufrj.