A roda de conversa discutirá a importância da ancestralidade na cultura afro-brasileira. A abertura terá a apresentação do grupo Comunidança e a Velha Guarda da Portela encerra o evento.
Setor de Comunicação/CT
A Comissão Interna de Eventos da Decania do Centro de Tecnologia (CT) da UFRJ promove, na semana de 21 a 25 de novembro, a 10ª Semana da Consciência Negra e o tema deste ano será a ancestralidade.
Ancestralidade e cultura estão interligadas e são um rico legado para a nossa descendência. Para discutir a importância da ancestralidade na cultura afro-brasileira, no dia 23 de novembro, às 14h, no auditório Horta Barbosa, está programado uma roda de conversa com a presença de Claudio Honorato, coordenador do Instituto Pretos Novos; Elias Alfredo, presidente do Quilombo Agbara Dudu; Janayma Marinho, representante da matriz africana Casa de Palha; Padre Gegê, Pároco da Igreja de Santa Bernadete. A mediação será feita por Denise Góes, coordenadora da Câmara de Políticas Raciais da UFRJ.
O grupo Comunidança, projeto de extensão da Escola de Educação Física e Desporto (EEFD) da UFRJ coordenado pela profa. Denise Maria Quelha de Sá, abrirá o evento com a apresentação do espetáculo “Dança sobre ancestralidade”. E a partir das 15h30, a Galeria da Velha Guarda da Portela encerra a atividade com chave de ouro.
Durante toda semana de 21 a 25 de novembro, entre 9h e 16h, os expositores da Feira de Artesanato estarão no hall do bloco A do CT expondo trabalhos manuais, bijuterias, chocolates e doces caseiros que são ótimas opções de presente neste fim de ano.