A exposição “As ciências de Engenharia no tempo da Independência” ficará em cartaz até o dia 15 de dezembro no hall da Decania do CT
Setor de Comunicação/CT
Em homenagem ao bicentenário da independência do Brasil, a Comissão de Eventos da Decania do Centro de Tecnologia (CT) da UFRJ e o Prof. Heloi Fernandes Moreira promovem a exposição “As ciências de Engenharia no tempo da Independência” que será inaugurada amanhã (23/11), às 10h15, no Salão Nobre do CT.
A mostra conta com a curadoria do prof. Heloi, com a organização da Decania do CT e reúne um acervo do início do período da independência do Brasil, a saber: do Museu da Escola Politécnica/CT (Livro de Registros, Ofícios, Portarias da Direção da Academia Real Militar – 1811); Museu Dom João VI/ EBA/CLA (Retrato de D. João VI – 1813 , Autor: August Petit); Biblioteca de Obras Raras/Decania/CT (trabalhos científicos de autores como La Croix, Monge, Prony, Le Gende transformados em compêndios que serviriam de base para o ensino no Brasil) e acervo pessoal do Prof. Heloi Moreira (Ruínas da Sé Nova. 1817 – Aquarela de Thomas Ender – reprodução – Local aproveitado para a instalação da Academia Real Militar a partir de 1812.Original depositado na Akademie der Bildenden Künste, em Viena e considerado por Gilberto Ferrez “o único bom desenho aquarelado das ruínas da Sé Nova”).
A exposição ficará em cartaz até o dia 15 de dezembro e está aberta à visitação de segunda à sexta, das 9h às 17h.