A escrita do resumo científico é o tema do encontro do Clube da Escrita

A Coordenação de Integração Acadêmica promove mais uma live nesta quinta-feira (20/8)

Por Comunicação/CT

Nesta quinta-feira (20/8), às 14 horas, acontece o próximo encontro do Clube da Escrita que terá como tema “A escrita do resumo científico” e a participação de professora Marcela Tavares de Mello, que leciona as disciplinas relacionadas “ao ler e escrever na universidade” na Universidade Federal Fluminense (Infes/UFF) e na Faculdade Santo Antônio de Pádua (Fasap).

As pesquisas apontam que no ensino superior ocorre uma situação paradoxal. Ao mesmo tempo que docentes constatam que seus alunos apresentam dificuldades em produzir e compreender os textos exigidos na esfera discursiva acadêmica; as universidades oferecem poucas atividades voltadas ao ensino de gêneros discursivos acadêmicos.

A live irá abordar as questões textuais e discursivas do resumo científico: definição, intencionalidade, linguagem, organização retórica, processo de socialização, função dos interlocutores, modelo de ficha para reescrita e avaliação dos textos, entre outros.

O evento terá transmissão ao vivo no canal do CT no YouTube, https://bit.ly/youtubedoct e tradução simultânea em Libras.

O evento faz parte das atividades do Clube da Escrita do Centro de Tecnologia e é uma iniciativa da Coordenação de Integração Acadêmica do CT em parceria com a Associação de Pós-graduandos – APG/UFRJ, as representações discentes do CT e o Laboratório da Palavra da Faculdade de Letras da UFRJ.