O maior projeto de extensão da UFRJ conta com a participação de docentes e estudantes de graduação e pós-graduação de diferentes áreas do conhecimento
Por Rebecca Henze – Setor de Comunicação/CT
O UFRJMar está de volta em sua 21ª edição. O maior projeto de extensão da UFRJ acontecerá entre os dias 22 e 24 de agosto na cidade litorânea de Paraty e contará com mais de 30 oficinas de diferentes projetos acadêmicos. Cerca de dois mil alunos do Ensino Fundamental e Médio da região são esperados nas duas escolas locais que receberão as atividades.
Após 20 anos da sua criação, o UFRJMar foca em cidades costeiras e busca levar o conhecimento produzido pela Universidade para essas regiões. Através de oficinas e atividades interdisciplinares promovidas pelos estudantes da graduação e pós graduação, a produção acadêmica ganha espaço e visibilidade, atraindo futuras gerações.
Prof. Walter Suemitsu, atual Decano do Centro de Tecnologia, comenta o que espera para a edição deste ano: “A expectativa é que os graduandos mostrem de forma didática os projetos acadêmicos em que estão envolvidos. Espera-se também que eles se integrem com os estudantes de outros Centros e aprendam a trabalhar em equipe”.
O UFRJMar será sediado simultaneamente no Colégio Estadual Engenheiro Mario Moura Brasil do Amaral (Cembra), na Escola Municipal Cilencina Rubem de Oliveira Mello e na Praia do Pontal. Além de contar com o apoio da Secretaria de Educação de Paraty, o projeto é organizado pela Decania do CT e pelo Núcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Social (Nides).
Felipe Addor, diretor do Nides, exalta o poder interno e externo do UFRJMar: “Primeiro, ele tem como objetivo conseguir articular os diferentes grupos, áreas, centros, disciplinas e unidades da UFRJ, que trabalham com a temática do mar. Pensando por exemplo em esportes do mar, vela, engenharia naval, pesca, biologia marinha etc”.
E complementa, lembrando os municípios que já foram sede para o projeto: “O primeiro evento foi na Ilha Grande e depois ele rodou, foi em Angra, Paraty, Búzios, Macaé, Cabo Frio, Arraial do Cabo… Sempre com essa perspectiva de tornar a Universidade mais presente nessas regiões e tentar uma aproximação com as escolas públicas locais.”
O UFRJMar é um projeto voltado para os moradores de Paraty, e foi formulado a partir da ideia do ex-Reitor da UFRJ, Professor Carlos Lessa. Neste ano, conta com o apoio do Ministério Ciência e Tecnologia e Inovação, mostrando o incentivo a uma política pública de apoio e expansão da universidade pública.
A Prof. Eleonora Ziller, acompanhou o projeto desde a sua concepção e comenta, esperançosa: “Eu acho que a expectativa é de voltar a termos uma Universidade pioneira e abrindo espaços, construindo futuros e esperanças para a juventude em todo o estado.”
“Isso tem sido ao longo dos anos uma marca importante do projeto que transforma a vida das pessoas, e a relação da população dessas cidades com a universidade pública. Mas principalmente transforma a UFRJ numa instituição melhor, mais atuante, e mais viva”, explica Eleonora, que foi casada com Fernando Amorim, professor do curso de Engenharia Naval e responsável pela implementação do projeto UFRJMar, falecido em 2012.