A Biblioteca de Obras Raras do CT: Uma história pouco conhecida

Com obras assinadas por Isaac Newton e coleções datadas do Período Colonial, a BOR está aberta a todo o corpo universitário da UFRJ e visitantes 

Por Rebecca Henze – Setor de Comunicação da Decania do CT

A Biblioteca de Obras Raras (BOR) do CT é uma pérola que o Centro de Tecnologia possui. Com um acervo de mais de 200 anos, ela possui obras preciosas com imensa relevância histórica para a engenharia nacional, como também outras muito consideráveis para a memória da universidade. Grande parte dessa coleção vem das antigas instituições brasileiras de ensino, estabelecidas no país no período do Brasil Colônia.

Exemplar do acervo original da Biblioteca da Escola PolyTechnica datado de 1870 – Foto: BOR

Janaína da Silva, chefe da BOR, conta um pouco da história do local: “Teve início em 1810 com a inauguração da Real Academia militar. Seu acervo seguiu toda a transformação da Instituição, que hoje está aqui, na UFRJ. Acredita-se que muito se perdeu ao longo dessa trajetória, e, mesmo assim, sua importância é inquestionável.”

Além disso, a BOR oferece, mediante agendamento, uma visita guiada a grupos de usuários para contar um pouco da história da biblioteca, assim como a trajetória do acervo. Os visitantes recebem orientação sobre como pesquisar o acervo, informações sobre o funcionamento da biblioteca e conhecem o espaço físico.

Janaína da Silva com os estudantes na visita guiada – Foto: BOR
Conhecendo o acervo – Foto: BOR

“O grande desafio da Biblioteca é manter seu acervo preservado para que a memória viva seja garantida às futuras gerações.”, conta Janaína. Dentre as peças de mais destaque encontradas no local há o Philosofhiae Naturelis Principia Mathematica de Isaac Newton, datado do século XVIII.

Também há obras de brasileiros ilustres que contribuíram para a criação e formação arquitetônica e cultural do país como André Rebouças, Paulo de Frontin, Saturnino de Brito, Barão de Teffé, Henrique Morize, Amoroso Costa e outros. Além disso, entre as coleções de teses é possível encontrar raridades como uma datada de 1848, da antiga Escola Militar. 

O acervo da Biblioteca é amplamente utilizado por pesquisadores brasileiros e de outros países, e já ajudou a construção de inúmeras pesquisas da área de engenharia.

Pesquisador visitante – Foto: BOR

 

A BOR fica localizada na sala 104 da ligação ABC do CT e atende a todo corpo universitário da UFRJ. O atendimento acontece todos os dias das 9h às 15h e é necessário agendamento prévio pelo e-mail: bor@ct.ufrj.br. Pesquisadores de outras instituições também são bem-vindos.