UFRJ é uma das instituições de ensino parceiras que oferecem vagas
Por Vanessa Almeida da Silva – Fonte: www.ufrj.br
Estão abertas as inscrições para o concurso vestibular do Consórcio Cederj. Os candidatos terão até o dia 9/10 para solicitar o pedido de isenção da taxa de pagamento da inscrição, bem como para a pré-inscrição no Sistema de Cotas – Ação Afirmativa e Reserva para Professor da Rede Pública. Já as inscrições para a ampla concorrência começarão no dia 10/10. São 17 cursos ofertados, incluindo licenciaturas, tecnólogos e bacharelados em todo o estado do Rio de Janeiro. As instituições de ensino parceiras no Consórcio Cederj com vagas abertas são UFRJ, Uerj, Uenf, UFF, UFRRJ, Unirio e Cefet/RJ. Todos os cursos terão início no primeiro semestre letivo de 2024, na modalidade de educação a distância, em regime semipresencial.
O Consórcio Cederj foi criado em 2000, com a finalidade de democratizar o acesso ao ensino superior público, gratuito e de qualidade na modalidade educação a distância (EaD). Reúne, por meio de acordo de cooperação técnica, o Governo do Estado do Rio de Janeiro, por intermédio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) do estado do Rio de Janeiro e da Fundação Cecierj, e as Instituições de Ensino Superior (IES) públicas sediadas no estado do Rio de Janeiro.
O modelo semipresencial do Cederj prevê que o estudante realize atividades a distância e presenciais. O aluno pode estudar de forma autônoma pelo material didático e demais recursos disponibilizados, além de realizar atividades e avaliações online. Como carga horária presencial obrigatória, ele precisa realizar atividades presenciais, atividades práticas, trabalhos de campo, seminários e estágios (a depender da matriz curricular dos cursos). As atividades presenciais acontecem em quarenta e três polos Cederj distribuídos pelo estado.
O ingresso aos cursos de graduação a distância oferecidos pelas instituições que integram o Consórcio Cederj é realizado de duas formas: por meio do Vestibular Cederj (que acontece duas vezes por ano) ou usando a nota obtida no último Enem realizado – para os candidatos que se inscreverem em IES que permitam o ingresso por esse exame. Para isso, no ato da inscrição, o candidato deve expressar a sua vontade informando o número da sua inscrição no Enem. Antes da data marcada para a prova, é divulgado o resultado dos aprovados. Aqueles que não forem classificados poderão fazer a prova do vestibular.
Todas as informações relacionadas a este concurso, incluindo editais, cronograma e procedimentos de inscrição, estão disponíveis no site oficial da Fundação Cecierj.