Edição deste ano teve como tema o problema da mobilidade urbana em Florianóplis, cidade que sediou o evento
Por Escola Politécnica da UFRJ – Fonte: www.poli.ufrj.br
Vinte e três alunos do curso de Engenharia Civil da Escola Politécnica da UFRJ e do curso de Arquitetura da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRJ, que fazem parte da equipe de competição Minerva Civil, conquistaram no último dia 18 de outubro em Florianópolis (SC) o desafio Ousadia, concurso estudantil que integrou a programação do 64º Congresso Brasileiro do Concreto CBC – maior evento sobre concreto do país. Coordenada pela professora Ana Beatriz Gonzaga, a equipe da UFRJ também contou com o auxílio dos professores Sandra Oda, Giovani Ávila, Julio Holtz, Oscar Reales e apoio da Ecoponte, para garantirem o prêmio de R$ 12 mil.
“Esta foi a primeira vez que a nossa equipe recebe um apoio tão significativo quanto este da Ecoponte, o que reforçou que estamos no caminho certo. Viemos preparados para bater de frente com outras grandes universidades brasileiras e finalmente trazer esse pódio para UFRJ”, destacou a membra do time de projetos da Minerva Civil, Izabela Moura.
A edição deste ano trouxe à tona o problema de mobilidade urbana na capital catarinense, propondo aos alunos que projetassem uma obra em concreto armado que solucionasse o problema do trânsito de veículos em um trecho da Av. Beira Mar Norte, região próxima ao Centro de Florianópolis.
A equipe elaborou um complexo de viadutos associados à revitalização de um parque existente na região. O primeiro que eleva a pista, eliminando o semáforo e permitindo a travessia dos pedestres por baixo em direção ao parque revitalizado; e o segundo, com a construção de um Ramo Direcional, um viaduto em curva que busca facilitar o direcionamento dos motoristas que buscam acessar a região mais interna do bairro, diminuindo o tempo de viagem, evitando semáforos e retornos de longa espera.
O parque República da Grécia teve seu mobiliário e jardins reestruturados, prezando por formatos mais orgânicos em harmonia com a paisagem da baía local, além da construção de quiosques e quadra poliesportiva para fomentar o seu frequento.
“O Ousadia desse ano é um retrato da evolução recente da equipe que figurou quatro pódios em concursos de projeto pelo Brasil nos últimos três anos. No CBC, aprendemos com os erros do ano passado e engajamos mais membros a participarem ativamente
do projeto, o que nos permitiu um nível maior de detalhamento e o prazer desse resultado inédito”, destacou o atual líder da equipe de Projetos, Miguel Rego.
A atual líder e coordenadora de Arquitetura no projeto, Daniela Marques, compartilha sua experiência neste concurso: – É até difícil colocar em palavras o significado dessa conquista. O projeto é resultado de um trabalho de anos dessa equipe, que tem se empenhado em evoluir seu conhecimento técnico e a qualidade de seus projetos. A cada ano aprendemos com nossos erros e buscamos alcançar a excelência em nossos projetos e eu sou muito grata pela oportunidade que a Minerva me deu de adquirir novos conhecimentos, interagir com estudantes de outros cursos e viver essa experiência inesquecível.
O pódio contou com nomes de grandes equipes, como: a Concreto UAI, da PUC Minas em 3º Lugar; a ECON USP, da São Carlos em 2º Lugar; e a Equipe Minerva Civil UFRJ em 1º lugar.
Compõem a equipe do projeto vencedor os seguintes estudantes da Engenharia Civil e de Arquitetura e Urbanismo da FAU/UFRJ:
- Ana Clara Minoita de Albuquerque
- Ana Cristina da Cruz Ferreira
- Ana Luísa Barbosa Sampaio Gomes
- Anna Clara Clementino
- Beatriz Moura Santos
- Breno Fernandes Bastos de Carvalho
- Camile Paiva Gonçalves
- Cléo de Lima da Silva
- Daniel Bernardino de Rezende
- Daniela Marques da Silva
- Ester Ramos de Pinho
- Gabriel Bezerra Costa de Lima
- Gabriel Cardoso da Rocha Rebelo
- Gabriel Nakalski Farias
- Hermelino Viana Lopes Neto
- Ingrid Silva de Souza
- Izabela de Sousa Moura
- Jean Augusto Ortiz Alcântara
- Jean Carlos dos Santos Pedrosa
- José Carlos Barros de Souza Junior
- Kerolin Andrade da Silva
- Larissa de Mendonça Lira
- Lorena dos Santos Albuquerque
- Luana Cristina Morais de Souza
- Lucas Gouvêa
- Lucas Lin Coutinho de Assis Tacco
- Luis Henrique Paiva Ribeiro
- Marcelle Borges Barcellos
- Mariana Carvalho de Pádua
- Matheus Araújo Pereira
- Miguel Rego Tavares Silva
- Nathália Lourenço de Sá
- Vânia Coutinho dos Santos
- Vinícius Marques Augusto
- Coorientadora: Carolina Gaspar Vereza