Evento contará com apresentações culturais e fornecerá certificado de extensão
Por João Guilherme Tuasco – Fonte: www.ufrj.br
Neste sábado, 2/12, a partir das 10h, o Fórum de Ciência e Cultura (FCC) da Universidade Federal do Rio de Janeiro sediará o Festival Lab Cultura Viva, com programação gratuita. O evento comemora os 20 anos da Política Nacional de Cultura Viva, que fomenta os pontos de cultura – grupos que realizam atividades culturais em seus territórios. A iniciativa é do Lab Cultura Viva, que reúne ações de extensão da UFRJ que trabalham as culturas periférica, negra, indígena e quilombola. A celebração terá apresentações, debates, exposições e oficinas.
O festival, que pretende reunir produtores culturais, artistas, gestores do Rio de Janeiro e parlamentares, debaterá as políticas públicas da Cultura. Para Ivana Bentes, pró-reitora de Extensão da Universidade, “a cultura e a cultura digital estão absolutamente conectadas hoje”. Por isso, a extensão da UFRJ e o Ministério da Cultura lançarão a Rede de Formação em Cultura Digital (Labic Brasil) no Festival Lab Cultura Viva. Com aulas sobre uso das redes, midiativismo e desinformação, o Labic Brasil capacitará agentes culturais a impulsionarem suas ações pela internet.
A programação também conta com a participação do Jongo da Serrinha, do Instituto Cultural Escola Livre de Palhaço, do Slam das Minas, da Associação do Movimento de Compositores da Baixada Fluminense e do Instituto Brasileiro de Música e Educação. O evento oferecerá certificado com horas de extensão. As inscrições podem ser feitas neste link.
Serviço:
Data: sábado, 2/12
Horário: 10h às 19h
Endereço: Av. Rui Barbosa, 762, Flamengo (FCC/UFRJ)
*Sob a supervisão do jornalista Sidney Rodrigues Coutinho.