UFRJ e Universidade Estatal de Moscou Lomonosov discutem parceria em pesquisa marítima

Instituições pretendem colaborar nos setores de exploração de petróleo em águas profundas e monitoramento da Baía de Guanabara

Por Max Milliano Melo – Fonte: www.ufrj.br

No dia 25/10, a delegação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) visitou o Marine Research Center (MRC), localizado no Parque Tecnológico da Universidade Estatal de Moscou Lomonosov. Durante o encontro, foram discutidas possibilidades de parceria para a realização de estudos sobre a exploração de petróleo em águas profundas e o monitoramento ambiental da Baía de Guanabara.

A colaboração proposta também incluiria o Hub de Meio Ambiente e Economia Azul, que está sendo desenvolvido pelo Parque Tecnológico da UFRJ em parceria com a Secretaria do Ambiente do Estado do Rio de Janeiro.

O MRC se destaca pelo desenvolvimento de tecnologias voltadas para o controle ambiental e pela aquisição e processamento de dados, essenciais para a tomada de decisões no setor. A instituição atua principalmente para grandes clientes dos segmentos de energia, com ênfase em óleo, gás e nuclear, especialmente em regiões costeiras e do Ártico. Com uma equipe composta por dezenas de colaboradores, o MRC conta com um corpo de pesquisa formado por especialistas da Universidade Lomonosov e de outras universidades renomadas da Rússia.

Comitiva

A UFRJ participou, nas últimas semanas, de uma série de eventos que visam fortalecer a cooperação acadêmico-científica entre Brasil e Rússia e com os demais países do Brics. Trata-se da maior comitiva do gênero já enviada pelo país ao exterior. Representaram a UFRJ o reitor, Roberto Medronho; o superintendente-geral de Relações Internacionais, Papa Matar Ndiaye; o diretor executivo do Parque Tecnológico, Romildo Dias Toledo Filho; e o professor do Departamento de Engenharia Industrial da Escola Politécnica Fabio Luiz Peres Krykhtine.