Cerimônia reconheceu 28 técnicos administrativos que estão há mais de cinco décadas no serviço público
Por Max Milliano Melo – Fonte: www.ufrj.br
A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) reconheceu, na segunda-feira, 11/11, os mais longevos servidores da instituição. Foi entregue a medalha em homenagem aos 50 anos de serviço público federal a 28 trabalhadores. Em uma cerimônia marcada pela emoção e pela celebração, foram reconhecidos servidores de vários setores da UFRJ, que trabalham diariamente ajudando a instituição a alcançar altos padrões de excelência no ensino, na pesquisa e na extensão.
Durante a cerimônia, a pró-reitora de Pessoal da UFRJ, Neuza Luzia Pinto, lembrou do papel fundamental da Universidade na sociedade brasileira nestas cinco décadas em que o Brasil passou por momentos históricos, desde a ditadura à democracia, passando mais recentemente pela pandemia de Covid-19. “Em todos esses momentos, a Universidade esteve presente e atuante, com determinação e convicção de quem sempre esteve do lado certo da história. Os pilares que sustentam a nossa Universidade são as pessoas que nela estudam e trabalham, e que hoje são representadas pelas pessoas que temos a honra de homenagear”, afirmou.
Experiência
A presença de servidores mais experientes na Universidade é fundamental para a transmissão de saberes e competências entre as gerações de servidores. “A UFRJ não é os seus bens móveis, não é o seu patrimônio físico. A UFRJ é feita pelos seres humanos que aqui trabalham e se dedicam, no dia a dia, à excelência no ensino, pesquisa, extensão e assistência à saúde. O trabalho do servidor técnico-administrativo não pode ser invisibilizado, pois ele é fundamental para a nossa missão de formar cidadãos”, disse o reitor da UFRJ, Roberto Medronho.
A vice-reitora, Cássia Turci, lembrou como a dedicação tão longeva à Universidade é algo contagiante, que também inspira os colegas de trabalho. “Vocês nos lembram a verdadeira essência do que é ser servidor público, que é servir à população e atuar na construção de uma sociedade mais unida, com menos injustiças e desigualdades”, comentou.
Veja a lista dos servidores homenageados:
- Alfredo Heleno de Oliveira;
- Carlos Alberto Celestino;
- Celso Pereira;
- Cláudio Nunes Pereira;
- Dilza Torres Melo de Alvim;
- Edna do Desterro;
- Edson Jorge da Rocha;
- Eliana Barreto Bergter;
- Fátima Morgado Britto;
- Francisco Carlos Santana Costa;
- Ilton Antônio da Silva de Oliveira;
- Joaquim Inácio de Nonno;
- José Carlos da Silva Paz;
- Laureano Soares da Silva;
- Luiz Carlos Batista Freitas;
- Marcílio Lourenço de Araújo;
- Maria de Fátima Stoppelli Mendes;
- Marilene Ferreira dos Santos;
- Paulo César Villa Real;
- Paulo Cezar Rangel;
- Paulo da Costa Lima Filho;
- Reinaldo Barros;
- Ronaldo Martins;
- Sérgio Iorio;
- Severino de Andrade Amorim;
- Vânia Dias de Oliveira;
- Waldir Dias de Oliveira;
- William Barbosa da Silva.