Reitor Roberto Medronho reuniu-se com a presidente da estatal, Magda Chambriard, para discutir a ampliação de projetos de cooperação
Por Reitoria da UFRJ – Fonte: www.ufrj.br
Expandir as parcerias entre a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Petrobras: esse foi um dos assuntos abordados no encontro entre o reitor Roberto Medronho e a presidente da Petrobras, Magda Chambriard. A Universidade e a estatal têm uma parceria de mais de meio século na área de óleo e gás e, mais recentemente, firmaram acordos de cooperação nos setores de sustentabilidade e transição da matriz energética.
“Discutimos ampliar a parceria entre a UFRJ e a Petrobras para que possamos contribuir ainda mais para o desenvolvimento socioeconômico da população e o crescimento do país”, afirmou Medronho, que visitou a estatal na segunda-feira (9/12). “Ao longo de décadas, temos construído uma relação sólida, fundamentada na busca por soluções inovadoras que impulsionam o progresso do setor energético brasileiro e reforçam a competitividade global do país. Estou convicto de que essa parceria será fundamental para encontrarmos soluções eficientes para a necessária transição energética”, observou o reitor.
Participaram do encontro Renata Baruzzi, diretora executiva de Engenharia, Tecnologia e Inovação da Petrobras, e Olavo Colela Junior, assessor da Presidência da estatal. Medronho foi acompanhado do diretor do Parque Tecnológico da UFRJ, Romildo Toledo; da diretora da Escola de Química, Fabiana Valéria da Fonseca; e do coordenador do grupo Sustentabilidade e Educação Regenerativa (SER), Francisco Esteves.
Na terça-feira (10/12), dia seguinte à reunião com Chambriard, Medronho se reuniu com Lilian Melo Barreto, recém-empossada gerente executiva do Centro de Pesquisas, Desenvolvimento e Inovação Leopoldo Américo Miguez de Mello (Cenpes). No encontro, o reitor destacou que a parceria entre a UFRJ e o Cenpes é um dos maiores exemplos de integração entre ciência, tecnologia e indústria no Brasil. “Espero que possamos, já no início de 2025, reunir um grupo técnico para discutir as áreas estratégicas em que iremos atuar para novas oportunidades de parceria”, disse o reitor.