Evento busca a formação lideranças que atuem para o fortalecimento da cooperação entre países do Sul Global e impulsionem a agenda internacional dos Brics
Por Bárbara Abreu – Fonte: www.ct.ufrj.br
A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) sedia, nos dias 3 e 4/12, as atividades do encontro anual da Escola Internacional dos Brics: Nova Geração, voltado para o fortalecimento da cooperação internacional entre os países do bloco e da agenda do Sul Global. As palestras e debates acontecem no auditório da Escola de Química, no Centro de Tecnologia, e são abertas ao público.
Na cerimônia de abertura, o reitor da UFRJ, Roberto Medronho, enfatizou a importância do diálogo, da diversidade e da colaboração entre as nações, especialmente no contexto dos Brics e para o enfrentamento de importantes desafios globais, tais como a crise ambiental, a desigualdade social, as ameaças à democracia e as transformações tecnológicas.
“Ao receber esse encontro internacional, reafirmamos nossa vocação para dialogar com o mundo e contribuir para a formação de lideranças capazes de transformar suas sociedades. Este é um espaço de formação política, intelectual e humana”, afirmou Medronho.
Na ocasião, um vídeo da primeira-dama, Janja Lula da Silva, foi exibido, no qual ela reafirmou o compromisso do governo Lula com o fortalecimento dos espaços multilaterais e a ampliação de alianças e parcerias – aspectos considerados prioritários na política internacional e no exercício da presidência dos Brics.
“Em 2024 e 2025, o Brasil presidiu importantes fóruns internacionais, como o G20 e a COP 30, possibilitando que retomássemos nossa política externa positiva, orientada pela solidariedade, pela cooperação e pelo benefício mútuo. Colhemos resultados políticos relevantes, contribuindo para o fortalecimento do multilateralismo, e ampliamos a participação social nesses processos, algo que consideramos fundamental e estratégico”, disse Janja.
A primeira-dama também defendeu que os estudos sobre o bloco, que estão no foco do evento sediado pela UFRJ, são cruciais para a formação de uma nova geração de líderes e estudiosos que atuem em prol do desenvolvimento, da cooperação e da paz.
“Compreendemos que desafios globais como a crise climática e ambiental, as guerras e conflitos armados que enfrentamos hoje como humanidade, só serão superados com ações coordenadas entre as nações”, complementou.
Para a vice-reitora da Escola Superior de Economia (Universidade HSE), da Rússia, Victoria Panova, que também comanda o Brics Expert Council-Russia, o encontro é fundamental para promover maior conhecimento mútuo. “É vital que compreendamos a história, as tradições, a mentalidade e as abordagens à governança global e às relações internacionais uns dos outros”, disse.
Além do reitor da UFRJ e da vice-reitora da HSE, o cônsul-geral da Federação da Rússia no Rio de Janeiro, Andrei Petrov, compôs a mesa de abertura do evento internacional. “Espero que cada sessão deste encontro seja um tijolo a mais na parede de nosso futuro”, afirmou.
Escola Internacional dos Brics: Nova Geração (Brics International School: New Generation | Brazil)
Pela primeira vez realizada fora da Rússia, onde foi criada, a Escola Internacional dos Brics: Nova Geração é um projeto educacional internacional de destaque, voltado para jovens líderes das nações que compõem o Brics. O programa da edição 2025 é organizado pelo Brics Expert Council–Russia, pela Universidade HSE e pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com o apoio do Ministério das Relações Exteriores da Federação Russa. Neste ano, a Escola está sendo realizada no âmbito da Presidência do Brasil no Brics.
O público-alvo é composto por cientistas, analistas, diplomatas, representantes de ministérios e agências governamentais, especialistas de centros de pesquisa, empreendedores, jornalistas e líderes de organizações da juventude e da sociedade civil, com idades entre 18 e 35 anos.
A programação inclui palestras e sessões estratégicas, nas quais os jovens líderes terão a oportunidade de aprofundar-se nas áreas-chave de cooperação dos Brics e de discutirem o papel do grupo na formação de um novo equilíbrio global de poder.
O objetivo principal é construir uma comunidade de jovens profissionais dedicados ao diálogo internacional, ao intercâmbio cultural e à promoção de uma agenda Brics positiva em escala global.
Saiba mais aqui.