Equipe supera concorrentes de todo o país em competição que avalia a capacidade analítica, criativa e estratégica dos estudantes diante de desafios reais do mundo corporativo
Por Clara Kury – Fonte: Setor de Comunicação da Decania do CT
A equipe Martello d’Argento, formada por estudantes da Escola Politécnica da UFRJ, conquistou o primeiro lugar no Desafio Estratégico Mirow 2025, competição universitária que avalia a capacidade analítica, criativa e estratégica dos estudantes para resolver problemas reais do mundo corporativo. Todos os desafios apresentados foram desenvolvidos pela Mirow & Co, uma empresa de marketing e consultoria estratégica. Em 2025, o tema escolhido para o torneio foi a análise do setor portuário; já em 2024, o foco foi direcionado para o mercado de bioprodutos. Além do prêmio em dinheiro, os vencedores têm a vaga garantida em processos seletivos da própria Mirow & Co.
Representando a Escola Politécnica, a Martello d’Argento é composta por estudantes dos cursos de Engenharia de Produção e Engenharia Elétrica. São eles:
● Allan Sleman, Engenharia de Produção, 3º período
● Bernardo Prataviera, Engenharia de Produção, 3º período
● Diogo Honda,Engenharia Elétrica, 5º período
● João Lavall, Engenharia Elétrica, 4º período
● Júlia Martello, Engenharia de Produção, 4º período
Todos os integrantes fazem parte do Consulting Club da UFRJ, uma organização estudantil que busca aproximar o aluno do mundo dos negócios e que, segundo eles, foi fundamental para o desempenho no desafio. “Temos uma base sólida de projetos de consultoria e mercado financeiro. Além disso, somos amigos e isso facilitou muito a decisão de montar a Martello d’Argento.”, disse Bernardo Prataviera.
A dinâmica da competição exige agilidade e sagacidade. A primeira fase é divulgada com apenas uma semana de antecedência para a entrega do material, o que, de acordo com os estudantes, praticamente impede uma preparação prévia intensa.
“É tudo muito corrido e essa é a intenção do desafio. Não dá para estudar o setor portuário com um mês de antecedência. Eles mandam o edital e você tem uma semana para aprender o máximo possível sobre o setor, montar o PowerPoint e preparar a apresentação.” explica Bernardo.
Apesar disso, a equipe afirma que existe preparação constante proporcionada pelos projetos reais realizados no Consulting Club. “A maioria de nós já participou de projetos de consultoria em empresas reais. Isso nos deu “feeling” para encontrar caminhos e soluções rapidamente.” completa o estudante.
Apesar da pressão, a Martello d’Argento se destacou pela qualidade da solução apresentada e garantiu, além da vitória, uma boa recordação, aprendizado e conhecimento que agregará muito na trajetória profissional dos estudantes.