Acessibilidade e inclusão são temas de atividade do Outubro Docente

Segunda semana do evento discute o papel da docência na inclusão de estudantes com deficiência

Por Lucas Leal – Setor de Comunicação/CT

Entre os anos de 2010 e 2019, o número de estudantes com deficiência no ensino superior aumentou 144,83%, segundo dados do Censo da Educação Superior 2019, divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). A Lei 13.409, de 28 de dezembro de 2016, dispõe sobre a reserva de vagas para pessoas com deficiência nos cursos técnico de nível médio e superior das instituições federais de ensino, e, consequentemente, contribuiu para este crescimento.

A partir do segundo semestre de 2017, a UFRJ passou a receber os estudantes oriundos dessa ação afirmativa. Todavia, o cotidiano acadêmico com estudantes com deficiências ainda gera uma série de dúvidas. O que é possível fazer e com que apoio contar para vencer os desafios da acessibilidade e da inclusão?

A Coordenação de Integração Acadêmica da Decania do Centro de Tecnologia (CT) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) realizará, no dia 13 de outubro, às 14h, um encontro para dialogar sobre o tema com a participação de servidores da UFRJ: Jeane Alves, pedagoga da Faculdade de Educação; Nuccia de Cicco, coordenadora do Projeto LADICS do Instituto de Bioquímica Médica; Rose Lane Gadelha, neuropsicopedagoga da Faculdade de Letras; Leonardo Rocchetto Coelho, professor do Instituto de Microbiologia Paulo de Góes; e Marta Tapias, diretora adjunta de Políticas Estudantis da Escola Politécnica, responsável pela mediação.

A discussão será pautada pelo documento “Contribuições para uma UFRJ mais acessível e mais inclusiva – atenção às atitudes e à comunicação”, disponível no site da Decania do CT, por meio do link: https://bit.ly/3ruUVmw. O evento terá tradução simultânea em Libras e realizado de forma híbrida, presencialmente no Bloco G – Sala G-122 com transmissão ao vivo pelo canal do Centro de Tecnologia no YouTube, https://bit.ly/youtubedoct.