Assinado o acordo entre UFRJ e Ebserh

Mais de 315 milhões serão investidos para readequação de espaços físicos, melhoria da infraestrutura, ampliação de leitos e contratação de pessoal

Por Sidney Rodrigues Coutinho – Fonte: www.ufrj.br

O reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Roberto Medronho e o presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Arthur Chioro, assinaram nesta quinta-feira (6/6), o Contrato de Gestão Especial entre a empresa Universidade para gestão do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF), do Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira (IPPMG) e da Maternidade Escola da universidade. A celebração aconteceu em Brasília, contou com a presença do ministro da Educação (MEC), Camilo Santana, já que ambas entidades são vinculadas à pasta e teve transmissão pelo YouTube.

Com a parceria, a Ebserh passará a gerir 45 unidades hospitalares. Em dezembro do ano passado, o Conselho Universitário da Universidade (Consuni) decidiu assinar o contrato para a administração de três unidades do Complexo Hospitalar e da Saúde (CHS) por 20 anos. A votação aconteceu de maneira remota e foi transmitida pelo canal da UFRJ no Youtube. O resultado foi de 35 votos a favor e 13 contrários, o que representou 73% e 27% dos votos, respectivamente. A sessão foi conduzida pelo reitor da UFRJ, Roberto Medronho, que defendeu a assinatura do contrato, por entender que ela conta com o apoio da maioria dos professores titulares e eméritos da instituição.

Na cerimônia de assinatura, Medronho destacou que há mais de 10 anos, quando a Ebserh foi criada, o presidente Lula queria que o Hospital Universitário Clementino Fraga Filho fosse o primeiro a aderir, mas isso acabou não acontecendo por incompreensão de pessoas que acreditavam ser uma forma de privatização. Agora, ele celebra a decisão tomada ainda na gestão anterior, da reitora Denise Pires de Carvalho. “O contrato com a Ebserh vai trazer uma mudança radical para nossas unidades hospitalares”, afirmou.

Para o diretor do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF), Marcos Alpoim Freire, a assinatura do contrato de adesão à Ebserh representará uma nova etapa para as unidades de saúde da Universidade. Do ponto de vista do diretor da Maternidade Escola, Joffre Amim Junior, são quase 1.300 estudantes do Centro de Ciências da Saúde por ano circulando e aprendendo na unidade que poderão ser beneficiados.

Os três hospitais da UFRJ devem ter 162 novos leitos em até um ano, saltando dos atuais 331 para 493, incluindo leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), leitos cirúrgicos, clínicos e ainda o aumento da oferta de exames complementares. O acordo prevê investimento de R$ 115 milhões via Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal, que serão destinados à readequação de espaços físicos e melhoria da infraestrutura. Haverá ainda o aporte financeiro de R$ 200 milhões, que serão aplicados no primeiro ano de gestão, por meio do Programa Nacional de Qualificação e Ampliação dos Serviços Prestados por Hospitais Universitários Federais Integrantes do Sistema Único de Saúde (PRHOSUS) para renovação do parque tecnológico, incluindo aquisição de equipamentos médicos e computadores.

Segundo o presidente da Ebserh, Arthur Chioro, o foco inicial das atividades é a recuperação de serviços essenciais para a população, como a oferta de leitos de UTI. “Para isso estamos fazendo um esforço para realização de novos contratos de alimentação, nutrição, rouparia, higiene, por exemplo, além da abertura imediata de pregões para aquisição de 2 mil itens de medicamentos e insumos”, informou.

A assinatura de contrato prevê ainda a contratação de 764 profissionais concursados no primeiro ano de gestão, além do incentivo à pesquisa com 45 novas bolsas do Programa de Iniciação Científica (PIC) e do Programa de Iniciação Tecnológica (PIT), ambos da Rede Ebserh. E a renovação tecnológica passará pela implantação do AGHU (sistema de gestão para hospitais universitários utilizado na Rede Ebserh), além de licença de software de aplicativo para todos os trabalhadores.

A Ebserh propõe, nos primeiros 100 dias de gestão, a ampliação de 36 novos leitos, sendo 14 novos leitos de UTI adulto, oito leitos de UTI Coronariana, 12 leitos cirúrgicos e 2 de UTI pediátrica. Além de fortalecer linhas de cuidado como a do pré-natal de alto risco. Como hospitais vinculados a universidades federais, as unidades da Ebserh têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.