Associação dos Antigos Alunos da Politécnica completa 90 anos com evento repleto de homenagens

Medalhas por excelência acadêmica, contribuição à Escola Politécnica e à Associação foram distribuídas no último dia 6 de dezembro

Por Rebecca Henze – Setor de Comunicação da Decania do CT

A Associação dos Antigos Alunos da Politécnica (A3P) é a entidade de ex-alunos mais antiga da UFRJ e comemorou no último dia 6/12 seus 90 anos de existência. O evento reuniu no Salão Nobre do CT mais de 80 participantes, entre eles recém-formados, homenageados, associados, servidores e familiares.

Além de celebrar os estudantes de engenharia formados com as maiores notas de 2022 em cada habilitação, o evento homenageou os alunos que alcançaram um CRA igual ou superior a 9,5 desde 2015. Também receberam medalhas representantes de instituições que ajudam a associação, como o Clube de Engenharia, a Academia Nacional de Engenharia, o Conselho de Minerva, entre outros. Funcionários da UFRJ com atuação reconhecida na A3P, ex-diretores da Escola Politécnica e presidentes de outras associações também foram celebrados.

O professor Heloi José Fernandes Moreira, presidente da A3P, contou alguns outros feitos do evento que reuniu tantos nomes importantes para a história da Escola Politécnica: “Doamos para a Biblioteca de Obras Raras do Centro de Tecnologia (CT) a cópia de um exemplar do livro de 1901 que é a memória histórica da Escola Politécnica, escrito por um ex-diretor da escola, Antônio de Paula Freitas, este livro nós só conseguimos encontrá-lo no Arquivo Nacional.”

Doação de livro histórico para o acervo da Biblioteca de Obras Raras do CT – Foto: A3P

Compondo a mesa do Salão Nobre, estavam: Ayrton Xerez, diretor de relações institucionais da Carvalho Rosque; o prof. Sebastião Amoêdo, presidente do Conselho de Minerva; prof. Heloi José Fernandes Moreira, Francis Bogossian representando a Academia Nacional de Engenharia e a profa. Elaine Vazquez, coordenadora de graduação do CT representando o Decano do CT.

Mesa diretora da evento – Foto: A3P

Beatriz da Rocha foi a estudante de Engenharia Mecânica com a maior nota de CRA a colar grau em 2022. A recém-formada recebeu sua medalha e contou como se sentiu com a homenagem: “Deu um uma injeção de ânimo, de ver tantos jovens talentosos, estudiosos e pessoas tão importantes e competentes aqui. Foi muito importante também para lembrar a gente da memória da Escola Politécnica.” Felipe Dias Massa também se formou em Engenharia Mecânica em 2020. O engenheiro estava presente no evento para receber a homenagem de excelência acadêmica e ficou  feliz em ver tantos rostos conhecidos: “É uma realização gigantesca, um misto de sensações, nova sensação de volta a casa, já faz um tempinho desde formado, mas formei durante a pandemia, então é muito bom ver os professores novamente, conversar com eles, também ver alguns velhos amigos. É e também pela pela realização, acho que dificilmente estaria me sentindo mais feliz.” Os dois pretendem entrar para a associação.

Beatriz da Rocha: maior nota de CRA a colar grau em 2022 em Engenharia Mecânica – Foto: A3P
Felipe Dias Massa formado em Engenharia Mecânica em 2020 foi um dos homenageados por homenagem de excelência acadêmica – Foto: A3P

Israel Blajberg é presidente do Conselho Diretor da A3P e comemorou a realização do evento: “É muito significativo? 90 anos é muito tempo, nós somos a mais antiga associação de antigos alunos da UFRJ e vamos rumo aos 100 anos!”. Elaine Vazquez comentou a importância da continuidade do evento: “É sempre um orgulho! Eu acho que a memória fica viva e é uma forma da gente manter o legado, valorizar, dar aquela ênfase no engenheiro politécnico, de dar valor a sua formação, a sua continuidade, e a perpetuação da escola.”

Fonte: Elaine Vazquez, coordenadora de Graduação do CT, e Cláudio Baraúna, Decano do CT por duas vezes – Fonte: A3P

Cláudio Baraúna foi diretor da Escola Politécnica, Decano do CT duas vezes, além de professor e ocupou outros cargos. O associado da A3P contou mais sobre esse tipo de evento: “Relembrar o passado e projetar coisas do futuro, mostrar para os jovens a importância da escola e a responsabilidade deles no futuro é muito importante. O estatuto da A3P diz isso, incentivar a engenharia, dar aula, guardar a memória, então eu acho que é fundamental esse tipo de encontro.”

O professor Heloi explica que o processo de admissão é simples, basta se inscrever por meio de um formulário e submeter para aprovação da diretoria da A3P. Os associados contribuem com R$ 200 por ano para a manutenção da Associação, e ajudar em outras causas como: “A associação foi criada para apoiar a escola nas suas diversas demandas, como a ida de professores às semanas de engenharia, conceder bolsa de estudo, conceder auxílio aos alunos, como aconteceu no ano passado em que um aluno precisava de um aparelho auditivo e não tinha recurso pra comprar, etc.”

Prof. Helói Moreira entregando diploma de agradecimento a Pedro Mariano