Biblioteca do CT: espaço de 1.200m² abriga um acervo valioso para estudantes e pesquisadores

A importância e os desafios a Biblioteca do CT para contribuir para o desenvolvimento das áreas de Engenharia e Tecnologia

Por Rebecca Henze – Setor de Comunicação da Decania do CT

A Biblioteca Central do Centro de Tecnologia (CT) da UFRJ atende ao corpo estudantil do centro desde 1998, ano no qual a biblioteca da Coppe foi restaurada e integrada à decania. Servindo ao implemento das Engenharias, a instituição é voltada principalmente aos alunos da Poli e da Coppe e dispõe os livros mencionados em sala de aula.

A Biblioteca do CT funciona das 7h às 19h durante a semana. Porém, devido à greve instaurada pelos os servidores técnicos-administrativos em educação da UFRJ no dia 11 de março, o expediente está reduzido a um dia na semana. Ainda em fase de testes, a biblioteca só abre às quartas-feiras, de 7h às 16h, enquanto durar a greve.

“A biblioteca é pública. A universidade é pública, qualquer pessoa tem acesso, a gente só tem uma restrição ali, só pode levar livro para casa quem tiver vínculo institucional com a UFRJ; isto é, aluno, docente ou funcionário. Mas o espaço é de uso livre.” conta Moreno Barros, o Bibliotecário Chefe, que também explica o atendimento online fornecido pela instituição: “a Biblioteca do CT possui um canal no YouTube e colocamos lá tutoriais, treinamentos, algumas aulas gravadas, são coisas mais instrucionais”.

Foto: Artur Moês (SGCOM)

A expectativa para o próximo ano é realizar melhorias na estrutura da biblioteca, como atualização da parte mobiliária,  aquisição de novos aparelhos de ar-condicionados e de computadores. No entanto, segundo Moreno, o principal obstáculo é a falta de verba repassada à instituição: “A biblioteca não tem recurso nenhum. Não existe fluxo de trabalho com dinheiro, a gente desenha projetos para melhorias tanto do acervo como do espaço físico, na capacitação das pessoas, mas esbarramos na estrutura burocrática e institucional da UFRJ que alega que a gente não tem dinheiro para fazer nada”.

Em média a Biblioteca do CT recebe em torno de mil visitantes por dia, podendo chegar a 4 mil durante o período de provas. Mesmo com a frequência alta de alunos, Moreno compartilha sua preocupação ao longo dos anos: “O modelo agora é o seguinte, o aluno só vai à biblioteca atendendo a demanda da sala de aula. Então, ele só vai pegar o livro que o professor indica para estudar para a prova. Ou alunos de pós-graduação que vão seguindo a bibliografia indicada pelo orientador. Assim, não existe mais a independência ou a autonomia de pesquisa, entendeu? O aluno perdeu essa autonomia e, agora, está condicionado a frequentar a biblioteca a partir de uma demanda do professor, não desenvolve mais sua autonomia de pesquisa e de estudo”.

Foto: Artur Moês (SGCOM)

Para alunos do CT, é possível fazer empréstimos de até 4 livros em um período de 15 dias, através de um cadastro, feito através do site oficial da instituição: www.biblioteca.ct.ufrj.br . Nele, pode-se consultar também treinamentos disponíveis para bases de dados de pesquisa, além das modalidades de reserva de livros, e as coleções especiais que a biblioteca guarda em suas prateleiras. Qualquer dúvida pode ser encaminhada ao email biblioteca@ct.ufrj.br .