Biblioteca do CT volta a ser climatizada

Aparelhos de ar condicionado foram reativados

Por Rebecca Henze – Setor de Comunicação da Decania do CT

Na última semana, os aparelhos de ar condicionado da biblioteca do CT foram religados. A falta de climatização na biblioteca era uma reclamação dos usuários e funcionários. Moreno, Bibliotecário responsável pelo espaço, alerta que: “A mudança climática coloca mais pressão para resolução desse problema, pois é inviável trabalhar ou estudar sob o forte  calor. Climatização adequada precisa virar uma diretriz na universidade, como já é em escolas públicas”.

Por conta do contrato de manutenção predial que a Decania do CT possui, foi possível reativar nas últimas semanas os 15 aparelhos de ar condicionado que estavam paralisados.  A expectativa é que os alunos se sintam mais confortáveis para permanecer e utilizar o espaço de estudo por mais tempo. 

Foto: Artur Moês (SGCOM/UFRJ)

O desafio é garantir que a biblioteca continue a ser compreendida como parte relevante no processo formativo e acadêmico dos nossos estudantes. “O apoio precisa vir na forma de recursos financeiros. A nova biblioteca unificada da Escola de Belas Artes (EBA/UFRJ) é um bom exemplo de retrofit. Mas só ocorreu após incêndio que inviabilizou a biblioteca por muitos anos. Os docentes sempre comentam como são interessantes as bibliotecas do exterior, mas precisam se dar conta de que tudo é perfeitamente aplicável às bibliotecas daqui, mas é necessário que elas façam parte real do projeto político da universidade”, concluiu Moreno.

Foto: Artur Moês (SGCOM/UFRJ)

Serviço:

A Biblioteca do CT – Avenida Athos da Silveira Ramos, 149, Bloco B – 2º andar, Cidade Universitária.

Horário de funcionamento: Segunda a sexta, das 7h às 19h.

Acervo: A biblioteca é um importante espaço de memória para a pesquisa de Engenharia e Tecnologia no Brasil.