Bicentenário da Independência: Rumos do Brasil

Evento organizado pelo Fórum de Ciência e Cultura celebra marco histórico

Por Conexão UFRJ – Fonte: www.ufrj.br

Entre 15 e 21/9, o Fórum de Ciência e Cultura (FCC) realizará, com o apoio da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), o evento Bicentenário da Independência: Rumos do Brasil, celebrando os 200 anos da efeméride. A comemoração contará com uma série de debates sobre os desafios e as vulnerabilidades para o desenvolvimento do país, reforçando o papel que as instituições devem desempenhar nesse cenário.

Os encontros serão organizados a partir de mesas presenciais e remotas, que contarão com a presença de acadêmicos, pesquisadores e formuladores de políticas públicas. Entre os temas abordados estão tecnologia, ciência e meio ambiente. Além disso, também serão discutidos os desafios para o desenvolvimento do Brasil considerando essas temáticas.

No primeiro dia, o encontro será presencial. O auditório Pedro Calmon, no campus da Praia Vermelha, vai receber conferência sobre o Instituto de Futuros da UFRJ, proferida pelo professor Alessandro Mongili, além de um painel que discutirá o papel da universidade na (re)construção da independência do Brasil. Para isso, a mesa receberá representantes de diferentes instituições: Denise Pires de Carvalho, reitora da UFRJ;  Helena Nader, presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC); Renato Janine, presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC); Joana Angélica Guimarães, reitora da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB); e Jerson Lima, presidente da Faperj. Os outros debates se darão na modalidade on-line.

Para o professor e gestor público Luis Manoel Rabelo Fernandes, organizador do ciclo de debates, é indispensável a busca por soluções e apontamentos de caminhos possíveis. “Ainda enfrentamos muitos desafios para promover o desenvolvimento nacional. Para superá-los, são necessários a formulação de políticas públicas e o desenvolvimento da capacidade científica e tecnológica nacional. Nesse cenário, o papel das universidades é absolutamente central”, afirmou.

As inscrições para participar do evento podem ser realizadas AQUI.