Em comemoração ao Dia do Servidor Público, no dia 28 de outubro, a partir das 14 horas, a Decania do Centro de Tecnologia organiza a live “A Reforma Administrativa e o Servidor Público” que terá a participação de Ana Maria Ribeiro, Técnica em Assuntos Educacionais na Decania do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da UFRJ; Paulo Reis, professor adjunto do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano da UFRJ; e Paulo Kliass, Doutor em Economia e integrante da carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental.
Roberto Gambine, Diretor Adjunto de Administração do Instituto de Doenças do Tórax da UFRJ, ficará responsável pela mediação do encontro. O propósito do evento é apresentar e debater as principais mudanças que a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 32/2020, do Poder Executivo, trará para o servidor público, entre elas, a restrição da estabilidade a carreiras típicas de Estado.
A PEC 32/2020 propõe alterar dispositivos sobre servidores e empregados públicos, modificando a organização da administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios. A ideia do governo é iniciar uma ampla reforma administrativa com efeitos no futuro do funcionalismo público a partir da aprovação da lei.
A live terá transmissão pelo Facebook/@ufrjct no Facebook e no YouTube: https://bit.ly/youtubedoct
O segundo encontro do Ciclo de Palestras Avaliação de Aprendizagem no Ensino Remoto: Teorias e Práticas acontece no dia 30 de outubro, às 15 horas, com o tema “Experiências no Ensino à Distância em Engenharia: Metodologias Ativas e Avaliações”.
Desta vez o convidado é Ernani Palma, Professor Titular da graduação e pós-graduação da Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), na área de falhas e fadiga de materiais no Departamento de Engenharia Mecânica. Atualmente, Palma se dedica às Metodologias Ativas de Ensino e Metodologias de Ensino à Distância.
A mediação do evento será realizada por Marta Tapia, Professora Associada do Departamento de Engenharia Naval da Escola Politécnica da UFRJ.
Organizado pela Coordenação de Integração Acadêmica da Decania do Centro de Tecnologia, o Ciclo de Palestras tem como proposta convidar professores de outras instituições de Ensino Superior para apresentar e debater experiências de avaliação de aprendizagem remota. O evento faz parte das iniciativas que o CT desenvolve para propiciar subsídios sobre o tema aos seus docentes.
Os encontros do Ciclo de Palestras vão ocorrer sempre às sextas-feiras, a partir das 15 horas, até o dia 13 de novembro. E serão transmitidos ao vivo no Facebook/@ufrjct e no canal do CT no YouTube, https://bit.ly/youtubedoct.
O Clube da Escrita do Centro de Tecnologia oferece no dia 5 de novembro, às 14 horas, a oficina de “Produção Poética” que será ministrada pelo mineiro Heyk Pimenta, poeta e professor do Colégio Pedro II. Autor dos livros Sopro e Poemas, Pimenta participou das exposições S.O.S Poesia, no Museu de Arte do Rio, e Poesia Agora, no Museu de Língua Portuguesa.
Os interessados em participar da atividade podem se inscrever entre 29 de outubro e 3 de novembro através do link https://forms.gle/na6ySW5dd9Zzuspx6. O e-mail de confirmação será encaminhado aos participantes no dia 4/11. A oficina é uma das atividades oferecidas pelo Laboratório da Palavra do Programa de Cultura Contemporânea da Faculdade de Letras.
O Clube da Escrita do CT é uma iniciativa da Coordenação de Integração Acadêmica do CT em parceria com a Associação de Pós-graduandos – APG/UFRJ, as representações discentes do CT e o Laboratório da Palavra da Faculdade de Letras da UFRJ.
No dia 6 de novembro, às 15 horas, acontece a live com o tema “Avaliação online em turmas numerosas: Desafios e ferramentas” que faz parte do Ciclo de Palestras Avaliação de Aprendizagem no Ensino Remoto.
Os convidados do terceiro encontro são da Universidade Federal do Rio de Grande do Norte, Jossana Ferreira que é professora da Escola de Ciências e Tecnologia e responsável pela assessoria acadêmica. E o professor André Bessa, coordenador do Projeto Multiprova, que desenvolve material didático, metodologias e ferramentas tecnológicas voltadas para o ensino.
Adriano Proença, Professor do Departamento de Engenharia Industrial da Escola Politécnica da UFRJ, fará a mediação do evento. Os encontros do Ciclo de Palestras vão ocorrer sempre às sextas-feiras, a partir das 15 horas, até o dia 13 de novembro, com transmissão ao vivo no Facebook/@ufrjct e no canal do CT no YouTube, https://bit.ly/youtubedoct.
O Ciclo de Palestras é uma iniciativa da Coordenação de Integração Acadêmica da Decania do Centro de Tecnologia e tem como proposta convidar professores de outras instituições de Ensino Superior para apresentar e debater experiências de avaliação de aprendizagem remota. O evento faz parte das atividades que o CT desenvolve para propiciar subsídios sobre o ensino remoto aos seus docentes.
O sexto encontro do Projeto Conversações com Beatriz Vieira, psicanalista e membro da Escola Brasileira de Psicanálise, acontece no dia 13 de novembro, às 15 horas. O evento conta com a organização da Coordenação de Integração Acadêmica da Decania do Centro de Tecnologia e faz parte das diversas atividades promovidas para apoiar os seus docentes. Os interessados em participar, podem acessar o evento através do link: https://bit.ly/conversacoes-ct
Durante as reuniões da Coordenação de Integração Acadêmica com os diretores das Unidades do CT, surgiu a demanda da Decania oferecer um espaço para que os docentes possam conversar sobre as dificuldades, angústias e inquietações que surgiram durante ao período da pandemia do Covid-19.
Beatriz Vieira desenvolve este trabalho junto aos grupos de conversações oferecidos pelo Programa Avançado de Cultura Contemporânea (PACC) da Faculdade de Letras da UFRJ e, desde agosto, assumiu a atividade no CT.
A Comissão Interna de Eventos da Decania do Centro de Tecnologia promove no dia 18 de novembro, às 15 horas, a live “A Situação da População Negra Brasileira” em homenagem ao Dia da Consciência Negra com transmissão ao vivo pelo Facebook/@ufrjct e pelo canal do CT no YouTube, https://bit.ly/youtubedoct.
O encontro promove uma reflexão sobre a realidade da população negra brasileira em contraponto com os diversos movimentos antirracistas que passaram a ocorrer no mundo todo a partir da morte de George Floyd nos Estados Unidos. No Brasil, o racismo sempre existiu, mas assistimos diariamente denúncias sobre casos de racismo através das Redes Sociais, violência policial contra os negros, a violência contra as mulheres negras é maior, entre outros dados.
Nossas convidadas são a Profa. Fernanda Barros, Doutora e Cientista Política do Núcleo de Políticas Públicas em Direitos Humanos da UFRJ; Noemi de Andrade, Técnica-administrativa em Educação e Sandra Colemann, mestre em Estudos Profissionais pela SUNY New Paltz, pesquisadora e organizadora do livro Mulheres Negras Brasileiras. A mediação ficará a cargo de Selma Ribeiro, Técnica-administrativa em Educação e membro da Câmara de Políticas Raciais e da Comissão de Heteroidentificação da UFRJ.
O CT promove uma série de atividades ao longo do mês de novembro e escolhe uma personalidade para ser homenageada, mas este ano devido à pandemia do Covid-19, o evento será online.
A próxima atividade do Clube da Escrita do Centro de Tecnologia será no dia 19 de novembro, às 14 horas, com o tema “A escrita científica e as redes sociais” com a participação de Ronaldo F. de Araújo, Doutor em Ciências da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e professor adjunto do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). A mediação da live ficará por conta de Moreno Barros, Bibliotecário da Biblioteca Central do CT.
As redes sociais são o meio mais veloz para compartilhar informações científicas, além de ampliar a reverberação e o impacto acadêmico antes restritos aos sistemas de contagem de citações. Nossos convidados irão abordar a forma como os pesquisadores aproveitam as redes sociais para reforçar sua reputação acadêmica e como os processos digitais impactam nas habilidades de escrita e de comunicação científica.
Acompanhe a live ao vivo pelo nosso Facebook/@ufrjct e no nosso canal no YouTube, https://bit.ly/youtubedoct. O encontro terá tradução simultânea em Libras.
O Clube da Escrita é uma iniciativa da Coordenação de Integração Acadêmica do CT em parceria com a Associação de Pós-graduandos – APG/UFRJ, as representações discentes do CT e o Laboratório da Palavra da Faculdade de Letras da UFRJ.
No dia 25 de novembro, às 11 horas, a Decania do Centro de Tecnologia realiza a live “Câncer de próstata e o Novembro Azul” com os convidados Juan Renteria, médico urologista do Hospital Federal de Ipanema e professor da Faculdade de Medicina da UFRJ; e Ana Lúcia Torres Janela, fisioterapeuta em oncologia do Instituto Nacional do Câncer (INCA). A live terá transmissão pelo Facebook/@ufrjct no Facebook e no YouTube: https://bit.ly/youtubedoct
A Samantha Gomes, da Coordenação de Políticas em Saúde do Trabalhador da Pró-reitoria de Pessoal (PR-4) da UFRJ, ficará à frente da mediação.
A campanha Novembro Azul é uma campanha anual com o objetivo conscientizar sobre a importância da prevenção do câncer de próstata, o tipo de câncer mais comum entre os homens. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), um em cada seis brasileiros terão a doença ao longo da vida.
O próximo encontro do Clube da Escrita será no dia 3 de dezembro, às 14 horas, com o tema “Ética, plágio e integridade da pesquisa” e terá como convidado Edson Watanabe, professor titular do Programa de Engenharia Elétrica e ex-diretor da Coppe/UFRJ. A mediação será feita por Denise Dantas, técnica-administrativa em educação que é Gerente Pedagógica e Administrativa do Laboratório de Ensaios Dinâmicos e Análise de Vibração da Engenharia Oceânica (LEDAV/PENO) do Programa de Engenharia Naval da Coppe/UFRJ.
O plágio acadêmico assombra quem está no processo de escrita científica porque é associado à questão da integridade e da ética na pesquisa. E, em muitos casos, quando ocorre é por desconhecimento das regras e desinformação.
A ética na pesquisa abordando o problema da autoria, do plágio, do uso de material já publicado e dos direitos autorais (copyright) serão tratadas por Watanabe durante a apresentação.
Com tradução simultânea em libras e transmissão ao vivo pelo Facebook/@ufrjct e no canal do Centro de Tecnologia no YouTube, https://bit.ly/youtubedoct, o evento encerra as atividades do Clube da Escrita em 2020, que retorna em fevereiro com nova programação.
O Clube da Escrita é uma iniciativa da Coordenação de Integração Acadêmica do CT em parceria com a Associação de Pós-graduandos – APG/UFRJ, as representações discentes do CT e o Laboratório da Palavra da Faculdade de Letras da UFRJ.
A primeira live de 2021 promovida pela Comissão Interna de Eventos da Decania do Centro de Tecnologia acontece no dia 10 de março, às 14 horas e terá como tema “A inserção das mulheres no mercado de trabalho e na política: Perdas e ganhos”.
A convidada Clátia Vieira, integrante da Coordenação Ampliada do Fórum Estadual de Mulheres Negras/RJ e Suplente do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher/RJ, irá abordar a questão da inserção das mulheres no mundo, além das conquistas e as perdas que sofreram durante a pandemia do Covid-19.
Já Marisa Chaves, Assistente Social do Centro de Referência para Mulheres Suely Souza de Almeida da UFRJ e Integrante da Comissão Especial de Segurança da Mulher do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, irá falar sobre a participação das mulheres na política. Chaves concorreu ao cargo de vereadora nas eleições municipais de 2020 e vai relatar a sua experiência no cenário político.
A mediação será realizada por Cibele Henriques que é Assistente Social e Professora Substituta da Escola de Serviço Social da UFRJ. A live terá transmissão ao vivo pelo canal do Centro de Tecnologia no YouTube, acesse: https://bit.ly/youtubedoct e também pela página do Facebook/@ufrjct.