O próximo encontro do Clube da Escrita será no dia 3 de dezembro, às 14 horas, com o tema “Ética, plágio e integridade da pesquisa” e terá como convidado Edson Watanabe, professor titular do Programa de Engenharia Elétrica e ex-diretor da Coppe/UFRJ. A mediação será feita por Denise Dantas, técnica-administrativa em educação que é Gerente Pedagógica e Administrativa do Laboratório de Ensaios Dinâmicos e Análise de Vibração da Engenharia Oceânica (LEDAV/PENO) do Programa de Engenharia Naval da Coppe/UFRJ.
O plágio acadêmico assombra quem está no processo de escrita científica porque é associado à questão da integridade e da ética na pesquisa. E, em muitos casos, quando ocorre é por desconhecimento das regras e desinformação.
A ética na pesquisa abordando o problema da autoria, do plágio, do uso de material já publicado e dos direitos autorais (copyright) serão tratadas por Watanabe durante a apresentação.
Com tradução simultânea em libras e transmissão ao vivo pelo Facebook/@ufrjct e no canal do Centro de Tecnologia no YouTube, https://bit.ly/youtubedoct, o evento encerra as atividades do Clube da Escrita em 2020, que retorna em fevereiro com nova programação.
O Clube da Escrita é uma iniciativa da Coordenação de Integração Acadêmica do CT em parceria com a Associação de Pós-graduandos – APG/UFRJ, as representações discentes do CT e o Laboratório da Palavra da Faculdade de Letras da UFRJ.
A primeira live de 2021 promovida pela Comissão Interna de Eventos da Decania do Centro de Tecnologia acontece no dia 10 de março, às 14 horas e terá como tema “A inserção das mulheres no mercado de trabalho e na política: Perdas e ganhos”.
A convidada Clátia Vieira, integrante da Coordenação Ampliada do Fórum Estadual de Mulheres Negras/RJ e Suplente do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher/RJ, irá abordar a questão da inserção das mulheres no mundo, além das conquistas e as perdas que sofreram durante a pandemia do Covid-19.
Já Marisa Chaves, Assistente Social do Centro de Referência para Mulheres Suely Souza de Almeida da UFRJ e Integrante da Comissão Especial de Segurança da Mulher do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, irá falar sobre a participação das mulheres na política. Chaves concorreu ao cargo de vereadora nas eleições municipais de 2020 e vai relatar a sua experiência no cenário político.
A mediação será realizada por Cibele Henriques que é Assistente Social e Professora Substituta da Escola de Serviço Social da UFRJ. A live terá transmissão ao vivo pelo canal do Centro de Tecnologia no YouTube, acesse: https://bit.ly/youtubedoct e também pela página do Facebook/@ufrjct.
Dia 25 de março estreia o Tecnoversas. Um podcast para apresentar as novidades da Escola Politécnica, da Escola de Química, da Coppe, do Instituto de Macromoléculas e do Núcleo Interdisciplinar de Desenvolvimento Social (Nides) para deixar o ouvinte por dentro da ciência, tecnologia e inovação que são desenvolvidas pelo Centro de Tecnologia (CT) da UFRJ. A cada quinzena, sempre às quintas-feiras, é só acessar o site da Rádio UFRJ, às 10 horas (inédito) e 15 horas (reprise) para saber sobre as pesquisas e os projetos elaborados nas unidades do CT. O Tecnoversas é produzido pela Coordenação de Integração Acadêmica, o Setor de Comunicação da Decania do Centro de Tecnologia (CT) e pelo Laboratório de Produção Multimídia (LPM) da COPPE.
O primeiro encontro de 2021 do Clube da Escrita será no dia 30 de março, às 14 horas, com o tema “O que são os letramentos acadêmicos?” e terá como convidada Fabiana Neves, professora adjunta de Língua Portuguesa do Instituto de Letras e vice-coordenadora do Laboratório de Letramentos Acadêmicos (LabLA) da Universidade Federal Fluminense (UFF).
A leitura e a escrita acadêmica são fundamentais para sermos bem-sucedidos na vida universitária. Mas será que é suficiente dominar os termos técnicos da área, saber como produzir um artigo acadêmico ou como formatar o texto de acordo com a ABNT? O conceito de “letramentos acadêmicos” propõe uma discussão mais ampla das habilidades de leitura e de escrita: apresenta as práticas discursivas e cognitivas em jogo e problematiza as condições de produção, os papéis dos participantes e os sentidos construídos dialogicamente, além de outros elementos envolvidos.
A live será mediada por Denise Dantas, técnica-administrativa em educação que é Gerente Pedagógica e Administrativa do Laboratório de Ensaios Dinâmicos e Análise de Vibração da Engenharia Oceânica (LEDAV/PENO) do Programa de Engenharia Naval da Coppe/UFRJ, e terá tradução simultânea em Libras e transmissão ao vivo pelo Facebook/@ufrjct e no canal do Centro de Tecnologia no YouTube, https://bit.ly/youtubedoct.
O Clube da Escrita é uma iniciativa da Coordenação de Integração Acadêmica do CT em parceria com a Associação de Pós-graduandos – APG/UFRJ, as representações discentes do CT e o Laboratório da Palavra da Faculdade de Letras da UFRJ.
No segundo programa do Tecnoversas, André Lucena, professor do Programa de Planejamento Energético (PPE) da Coppe, vai contar como a adoção da economia verde em determinados setores produtivos no pós-pandemia pode acrescentar à economia brasileira R$ 2,8 trilhões e gerar dois milhões de empregos até 2030.
O Tecnoversas já está disponível no Spreaker, no Spotify, no Podchaser e no Podcast Addict.
Tecnoversas – programa quinzenal, vai ao ar às quintas-feiras
Rádio UFRJ – www.radio.ufrj.br
Horários: 10h (inédito) e às 15h (reprise)
A Coordenação de Integração Acadêmica e as Coordenações de Extensão das cinco Unidades do Centro de Tecnologia da UFRJ promovem o evento “Ciclo de Debates em Extensão Tecnológica”, com três encontros abertos a toda a comunidade do CT.
O primeiro encontro focará nos “Princípios e Experiências da Extensão Tecnológica: o Caso das Engenharias” e terá o objetivo de discutir os aspectos relevantes da Extensão Universitária voltada para a área tecnológica, especificamente para os cursos de Engenharia.
Com mediação do professor Thiago Aragão, Coordenador de Extensão do CT, e a participação da professora Ivana Bentes, Pró-Reitora de Extensão da UFRJ, do professor Álvaro Nogueira de Souza, da Universidade de Brasília (UNB), do professor Abraão Freires Saraiva Júnior, da Universidade Federal do Ceará (UFC) e da professora Sandra Ruffino da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), o evento acontecerá no dia 12 de abril, às 14 horas, e será transmitido ao vivo pelo canal do CT no YouTube (https://bit.ly/youtubedoct).
No dia 20 de abril, serão realizadas duas Rodas de Conversa. A primeira, das 14h às 16h, abordará a prestação de serviços na Extensão Universitária e será mediada pela professora Bettina Susanne Hoffmann, Diretora Adjunta de Extensão da Escola de Química da UFRJ. Em seguida, das 16h às 18h, o professor Edilberto Strauss, Diretor Adjunto de Extensão da Escola Politécnica, coordena o debate sobre as novas DCNs e a Extensão Universitária. Os interessados em participar das Rodas de Conversa devem se inscrever previamente no link: https://bit.ly/3rIw8t1
No dia 15 de abril, às 14 horas, o Clube da Escrita irá conversar sobre as “Outras escritas do ambiente acadêmico: redação de patentes” com o físico da Coppe/UFRJ Rogério Filgueiras. O encontro terá tradução simultânea em Libras e transmissão ao vivo pelo Facebook/@ufrjct e no canal do Centro de Tecnologia no YouTube, https://bit.ly/youtubedoct.
Nosso convidado é membro do Comitê de Inovação da UFRJ, Doutor pelo Programa de Engenharia Nuclear da Coppe e Pós-graduado em Propriedade Intelectual pelo CEFET/RJ, participou da Câmara Técnica de Ética em Pesquisa da UFRJ na Subcâmara Relação Universidade-Empresa, foi Coordenador Adjunto da Agência UFRJ de Inovação e um dos examinadores de patentes do Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI).
Embora tenha havido uma série de políticas públicas voltadas para o incentivo à proteção por propriedade industrial advinda de pesquisas e desenvolvimentos, patente ainda é um assunto pouco discutido na maioria das universidades brasileiras.
Além de debater o papel da produção da propriedade industrial e a escrita para inovação, a live vai esclarecer questões como: o que é um pedido de patente, por que solicitar uma patente, quando se preocupar com a propriedade industrial durante o desenvolvimento de um projeto de pesquisa, de que forma e por quem o pedido de patente deve ser escrito.
Sabrina Dias de Oliveira, Doutora em Ciências pelo Programa de Pós-graduação em Processos Químicos e Bioquímicos (EBPQ) da Escola de Química e responsável pela análise de pedidos de proteção de processos e compostos químicos pelo sistema de patentes da Agência UFRJ de Inovação, irá atuar como mediadora do encontro.
O Clube da Escrita é uma iniciativa da Coordenação de Integração Acadêmica do CT em parceria com a Associação de Pós-graduandos – APG/UFRJ, as representações discentes do CT e o Laboratório da Palavra da Faculdade de Letras da UFRJ.
A próxima atividade do “Ciclo de Debate em Extensão Tecnológica” será no dia 20 de abril quando acontecem as Rodas de Conversa. A primeira, das 14h às 16h, aborda a prestação de serviços na Extensão Universitária com a mediação da professora. Bettina Susanne Hoffmann, Diretora Adjunta de Extensão da Escola de Química da UFRJ. Em seguida, das 16h às 18h, o professor Edilberto Strauss, Diretor Adjunto de Extensão da Escola Politécnica, coordena o debate sobre as novas DCNs e a Extensão Universitária. Os interessados em participar das Rodas de Conversa devem se inscrever previamente através do link: https://bit.ly/3rIw8t1.
Faça logo sua inscrição e participe deste debate!
No dia 22 de abril, o terceiro programa do Tecnoversas apresenta a entrevista do Felipe Addor, diretor do NIDES, que irá abordar como a tecnologia social contribui para gerar novas tecnologias e inovações capazes de promover o desenvolvimento social do país.
Serviço
O Tecnoversas já está disponível no Spreaker, no Spotify, no Podchaser e no Podcast Addict.
Tecnoversas – programa quinzenal, vai ao ar às quintas-feiras
Rádio UFRJ – www.radio.ufrj.br
Horários: 10h (inédito) e às 15h (reprise)
Para comemorar o Dia da Terra, que serve de alerta para a importância da preservação ambiental do planeta, a Comissão de Eventos da Decania do Centro de Tecnologia realiza no dia 22 de abril, às 16 horas, a live “Gestão Ambiental: os impactos negativos de uma má gestão”. O encontro terá transmissão ao vivo pelo Facebook/@ufrjct e no canal do Centro de Tecnologia no YouTube, https://bit.ly/youtubedoct.
Os convidados serão a professora Cláudia Morgado, Diretora da Escola Politécnica da UFRJ, que possui ampla experiência na área ambiental. Morgado foi coordenadora do Programa de Engenharia Ambiental da Escola Politécnica, coordenadora da Comissão de Meio Ambiente do CREA-RJ e coordenadora do PRH17 – Engenharia Ambiental na Indústria do Petróleo Gás e Biocombustíveis. E Carlos Pereira, professor do Núcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Social (Nides), que atua nos campos da Tecnologias Social e Tradicional e é coordenador do grupo de pesquisa interdisciplinar em Educação, Saúde, Ambiente e Cultura Africana.
A live irá debater os impactos provocados pela ausência de políticas públicas voltadas para a preservação ambiental e sobre riscos sociais gerados por uma má gestão ambiental em curto, médio e longo prazo. E alertar para a urgência da adoção de medidas mais eficientes na preservação da natureza e de hábitos mais sustentáveis para que as futuras gerações possam viver num planeta mais saudável. Ariel Cavalcanti, técnico-administrativo em educação do Nides, fará a moderação do encontro.