Em homenagem ao bicentenário da independência do Brasil, a Comissão de Eventos da Decania do Centro de Tecnologia (CT) da UFRJ e o Prof. Heloí Fernandes Moreira organizaram a exposição “As ciências de Engenharia no tempo da Independência”.
A mostra reúne um acervo do início do período da independência do Brasil, a saber: do Museu da Escola Politécnica/CT (Livro de Registros, Ofícios, Portarias da Direção da Academia Real Militar – 1811); Museu Dom João VI/ EBA/CLA (Retrato de D. João VI -1813 , Autor: August Petit); Biblioteca de Obras Raras/Decania/CT (trabalhos científicos de autores como La Croix, Monge, Prony, Le Gende transformados em compêndios que serviriam de base para o ensino no Brasil) e acervo pessoal do Prof. Heloi Moreira (Ruínas da Sé Nova. 1817 – Aquarela de Thomas Ender – reprodução – Local aproveitado para a instalação da Academia Real Militar a partir de 1812.Original depositado na Akademie der Bildenden Künste, em Viena e considerado por Gilberto Ferrez “o único bom desenho aquarelado das ruínas da Sé Nova”).
Estudantes da Escola Politécnica têm primeiro projeto de lei de iniciativa popular aprovado na Alerj
Tecnoversas – programa mensal, vai ao ar na primeira quinta-feira do mês
Rádio UFRJ – www.radio.ufrj.br
Horários: 11h, com reprise às 16h
Plataformas: Speaker, Spotify, Podchaser e Podcast Addict
Produção: Decania do CT e Laboratório de Produção Multimídia (LPM/Coppe)
Locução e edição: Gabriel Savelli
Você canta ou escreve poesias? A gastronomia é o seu passatempo? Então, venha mostrar o todo o seu talento na SemanArte que vai acontecer entre os dias 5 e 16 de dezembro, no hall do bloco A do Centro de Tecnologia (CT) da UFRJ. Organizado pela Comissão Interna da Decania do CT, o evento terá barracas para os expositores venderem trabalhos como pinturas, bijuterias, moda, gastronomia, além de um sarau para os participantes cantarem, dançarem ou apresentarem outras manifestações artísticas.
Desde 2007, a SemanArte é promovida pela Decania do CT para que a comunidade universitária possa apresentar habilidades e talentos, não requisitados no fazer profissional, mas que são motivo de orgulho e realização pessoal para muitos. Os interessados podem se inscrever até o dia 29 de novembro por meio do e-mail integracaodepessoal@ct.ufrj.br informando se quer participar da exposição ou do sarau.
O horário de funcionamento da exposição será das 9h às 16h e a apresentação do sarau ocorrerá entre 11h e 13h. Deixe lado a timidez e solte o artista que existe em você!!
Entre Foguetes e Satélites: As equipes Minerva Rockets e Sats e o Grupo de Pesquisas Aeroespaciais da UFRJ
No dia 5 de janeiro, às 11h, vai ao ar o primeiro Tecnoversas do CT de 2023! E para começar muito bem o ano novo, o programa recebe a equipe do Minerva Rockets e Sats, que desenvolve projetos voltados para o setor aeroespacial e busca formar profissionais qualificados e comprometidos com o desenvolvimento tecnológico do país. Vinculado à Escola Politécnica da UFRJ, o Minerva Rockets e Sats possuiu uma equipe multidisciplinar, atua no Laboratório de Recursos Hídricos e Meio Ambiente do Programa de Engenharia Civil da Coppe e no Laboratório de Estruturas da Coppe.
Em agosto do ano passado, a equipe do Minerva Sats conquistou com o nanossatélite μBioSat o 1º lugar na categoria CubeSat na Latin American Space Challenge (Lasc), evento que contou com participação de 48 times de 10 países diferentes apresentando projetos de foguetes de sondagem atmosférica. E a Júlia Ferreira, presidente do projeto e estudante de Astronomia; a Carolina Moreira, gerente de projetos de satélites e aluna de Física; a Manuella de Oliveira, gerente de eletrônica de satélites e aluna do curso de Engenharia Eletrônica e de Computação; e o Gianluca Mazzillo, estudante de Engenharia Nuclear, vão falar sobre esse projeto incrível!
Serviço:
Tecnoversas – programa mensal, vai ao ar na primeira quinta-feira do mês
Rádio UFRJ – www.radio.ufrj.br
Horários: 11h, com reprise às 16h
Plataformas: Speaker, Spotify, Podchaser e Podcast Addict
Créditos:
Produção: Decania do CT e Laboratório de Produção Multimídia (LPM/Coppe)
Locução e edição: Gabriel Savelli
Ciência, Educação e Jogos: o projeto Screener e o ensino de farmacologia
No dia 9 de março, às 11h, o novo programa do Tecnoversas do CT fala sobre o Screener, um jogo de tabuleiro adotado por instituições para ensinar o desenvolvimento de novos medicamentos. Para contar como a gamificação é uma ferramenta cada vez mais usada nos processos de ensino, o programa recebe os professores Geraldo Xexéo, do Programa Engenharia de Sistemas e Computação da Coppe e coordenador do Laboratório de Ludologia, Engenharia e Simulação (Ludes); e François Noel, do Programa de Farmacologia e Química Medicinal do Instituto de Ciências Biomédicas.
Desenvolvido em parceria pelo Ludes e o Programa de Farmacologia, o Screener foi lançado no final de 2021 e permite um aprendizado lúdico e interativo sobre o longo e caro processo envolvido no desenvolvimento de fármacos e de novos medicamentos.
Serviço:
Tecnoversas – programa mensal, vai ao ar na primeira quinta-feira do mês
Rádio UFRJ – www.radio.ufrj,br
Horários: 11h, com reprise às 16h
Plataformas: Speaker, Spotify, Podchaser, Podcast Addict, Apple Podcasts, iHeartRadio, Google Podcasts, Castbox, Deezer e JioSaavn
Créditos:
Produção: Decania do CT e Laboratório de Produção Multimídia (LPM/Coppe)
Locução e edição: Gabriel Savelli
O Clube da Escrita do Centro de Tecnologia (CT) da UFRJ vai estrear a temporada de 2023 com convidados especiais! Para conversar sobre como elaborar a pergunta fundamental de uma pesquisa, no dia 16 de março, às 14 horas, vamos receber Cristina Caldas, Diretora de Ciência, e o Kleber Neves, Gestor de Ciência ambos do Instituto Serrapilheira, instituição voltada para o financiamento e apoio à pesquisa e divulgação científica no Brasil.
Nesse encontro serão discutidos pontos como o que é ciência fundamental, como encontrar a sua grande pergunta e como tornar clara a hipótese e a abordagem de uma pesquisa. A proposta é esclarecer as principais dúvidas sobre a formulação de um projeto viável, mas com alto risco científico e como submeter o projeto às agências de fomento para buscar financiamento.
Cristina Caldas é responsável pelas iniciativas de apoio à ciência – da elaboração de chamadas públicas à busca ativa por pesquisadores e projetos – e Kleber Neves atua na avaliação de impacto dos projetos selecionados. O encontro irá proporcionar uma rica troca de experiências para alunos e docentes que desejam obter financiamento para suas pesquisas e projetos.
A live terá tradução simultânea em Libras e transmissão ao vivo pelo Facebook/@ufrjct e no canal do Centro de Tecnologia no YouTube, https://bit.ly/youtubedoct.
O Clube da Escrita, criado em 2020, é uma iniciativa da Coordenação de Integração Acadêmica da Decania do CT em parceria com a Associação de Pós-graduandos – APG/UFRJ, as representações discentes do CT e o Laboratório da Palavra da Faculdade de Letras da UFRJ.
A Coppe/UFRJ promove, no dia 20 de março, às 9h, a cerimônia de Recepção aos Novos Alunos e a Aula Inaugural de 2023, que será proferida pela ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Luciana Santos. O evento, que integra as comemorações dos 60 anos da Coppe, será realizado no auditório do Centro de Tecnologia 2 (CT2), na Cidade Universitária, e será transmitido pelo canal da instituição no YouTube.
A cerimônia, que terá interpretação em Libras, será aberta pelo diretor da Coppe, professor Romildo Toledo. As boas vindas aos novos alunos e apresentação da instituição serão feitas pelo diretor-adjunto de Assuntos Acadêmicos, professor Marcello Campos. Em seguida, a diretora-adjunta de Pessoal, Vanda Borges, apresentará o Núcleo Psicossocial Acolhe Coppe. Por fim, a vice-diretora da Coppe, professora Suzana Kahn Ribeiro, fará a apresentação da ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Barbosa de Oliveira Santos, que proferirá a Aula, com o tema “Ações do MCTI para impulsionar o ensino, a pesquisa e a inovação da engenharia rumo à Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável”.
Saiba mais no Planeta Coppe Notícias.
A Comissão Interna de Eventos da Decania do Centro de Tecnologia (CT) da UFRJ promove o debate “Evolução da mulher na carreira” com a com a participação de Anielle Franco, Ministra da Igualdade Racial, e de Maria Tereza Ramos, Pró-reitora de Pessoal da UFRJ, no dia 29 de março, às 14 horas. O Decano do CT, professor Walter Suemitsu, fará a abertura do evento que será transmitido ao vivo pelo canal do Centro de Tecnologia no YouTube, acesse: https://bit.ly/youtubedoct e também pela página do Facebook/@ufrjct.
Embora ainda enfrentem muitos desafios, como discriminação de gênero, estereótipos e desigualdade salarial, as mulheres ocupam cada vez mais posições de liderança em cargos executivos, gerenciais e políticos, além de estarem mais presentes na área de tecnologia, inovação e ciência. O encontro irá debater sobre a necessidade da discussão sobre a igualdade de gênero e da criação de políticas públicas que visam conscientizar sobre a importância da diversidade e a inclusão no local de trabalho para permitir que as mulheres tenham mais oportunidades de avançar em suas carreiras.
Anielle Franco é mestra em Jornalismo e Inglês pela Florida A&M University, é mestra também em Relações Étnico‑Raciais pelo CEFET/RJ. Atualmente, é doutoranda em Linguística Aplicada na UFRJ. Já Maria Tereza Ramos ocupou diversos cargos de chefia na Administração Central da universidade. E a mediação será realizada por Marisa Chaves, Assistente Social do Centro de Referência para Mulheres Suely Souza de Almeida da UFRJ e Integrante da Comissão de Segurança da Mulher do Cedim-RJ.
Favela na universidade, universidade na favela”: o Coletivo Força Motriz e a engenharia popular
No dia 6 de abril, às 11 horas (inédito) e 16 horas (reprise), estreia a quarta temporada do Tecnoversas do CT, o podcast que deixa você por dentro do mundo da ciência, tecnologia e inovação. Produzido pela Decania do Centro de Tecnologia (CT) da UFRJ em parceria com o Laboratório de Produção Multimídia (LPM) da Coppe, o programa promete apresentar mais iniciativas, pesquisas e projetos desenvolvidos pelas unidades do CT nesta nova etapa.
O podcast de estreia será com os coordenadores do Coletivo Força Motriz, Andressa Azevedo e Pedro Monforte falam sobre o trabalho do grupo na promoção de discussões sobre o papel de uma mais engenharia popular e comprometida com o desenvolvimento do país, voltada para oferecer apoio técnico a iniciativas de moradias populares e melhorias para a qualidade de vida das comunidades mais pobres.
O Tecnoversas do CT, que conquistou o segundo lugar do III Prêmio Rubra de Rádio Universitário na categoria Divulgação Científica em 2022, vai ao ar sempre na primeira quinta-feira do mês no site da Rádio UFRJ e nas plataformas Speaker, Spotify, Podchaser, Podcast Addict, Apple Podcasts, iHeartRadio, Google Podcasts, Castbox, Deezer e JioSaavn.
Siga o Centro de Tecnologia no Facebook/@ufrjct e no Instagram/ctufrj e fique por dentro da programação do Tecnoversas.
Serviço:
Tecnoversas – programa mensal, vai ao ar na primeira quinta-feira do mês Rádio UFRJ
Horários: 11h, com reprise às 16h
Plataformas: Speaker, Spotify, Podchaser, Podcast Addict, Apple Podcasts, iHeartRadio, Google Podcasts, Castbox, Deezer e JioSaavn
Créditos:
Produção: Decania do CT e Laboratório de Produção Multimídia (LPM/Coppe)
Locução e edição: Gabriel Savelli
A Biblioteca do CT promove no dia 13 de abril, às 12 horas, uma apresentação dos serviços e produtos oferecidos pela biblioteca, além de orientar os participantes a como acessar o Portal Capes, as bases de dados dos cursos de Engenharia e a pesquisar corretamente no Google Acadêmico. O evento será realizado no Auditório André Rebouças, que fica no bloco D, sala 220.
No encontro, a bibliotecária Daniele Fonseca vai abordar o uso da inteligência artificial como ferramenta de pesquisa e mostrará algumas funcionalidades do chatGPT. Haverá também uma explicação sobre o uso dos gerenciadores de referências Mendeley e Zotero, softwares que permitem o armazenamento, gerenciamento e utilização de referências em trabalhos acadêmicos e científicos de acordo com diferentes estilos de normalização.
A ideia é aproveitar o início do ano letivo para apresentar como a biblioteca pode auxiliar os estudantes, pesquisadores, professores e funcionários durante a trajetória acadêmica.