O Clube da Escrita do Centro de Tecnologia (CT) da UFRJ vai estrear a temporada de 2023 com convidados especiais! Para conversar sobre como elaborar a pergunta fundamental de uma pesquisa, no dia 16 de março, às 14 horas, vamos receber Cristina Caldas, Diretora de Ciência, e o Kleber Neves, Gestor de Ciência ambos do Instituto Serrapilheira, instituição voltada para o financiamento e apoio à pesquisa e divulgação científica no Brasil.
Nesse encontro serão discutidos pontos como o que é ciência fundamental, como encontrar a sua grande pergunta e como tornar clara a hipótese e a abordagem de uma pesquisa. A proposta é esclarecer as principais dúvidas sobre a formulação de um projeto viável, mas com alto risco científico e como submeter o projeto às agências de fomento para buscar financiamento.
Cristina Caldas é responsável pelas iniciativas de apoio à ciência – da elaboração de chamadas públicas à busca ativa por pesquisadores e projetos – e Kleber Neves atua na avaliação de impacto dos projetos selecionados. O encontro irá proporcionar uma rica troca de experiências para alunos e docentes que desejam obter financiamento para suas pesquisas e projetos.
A live terá tradução simultânea em Libras e transmissão ao vivo pelo Facebook/@ufrjct e no canal do Centro de Tecnologia no YouTube, https://bit.ly/youtubedoct.
O Clube da Escrita, criado em 2020, é uma iniciativa da Coordenação de Integração Acadêmica da Decania do CT em parceria com a Associação de Pós-graduandos – APG/UFRJ, as representações discentes do CT e o Laboratório da Palavra da Faculdade de Letras da UFRJ.
A Coppe/UFRJ promove, no dia 20 de março, às 9h, a cerimônia de Recepção aos Novos Alunos e a Aula Inaugural de 2023, que será proferida pela ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Luciana Santos. O evento, que integra as comemorações dos 60 anos da Coppe, será realizado no auditório do Centro de Tecnologia 2 (CT2), na Cidade Universitária, e será transmitido pelo canal da instituição no YouTube.
A cerimônia, que terá interpretação em Libras, será aberta pelo diretor da Coppe, professor Romildo Toledo. As boas vindas aos novos alunos e apresentação da instituição serão feitas pelo diretor-adjunto de Assuntos Acadêmicos, professor Marcello Campos. Em seguida, a diretora-adjunta de Pessoal, Vanda Borges, apresentará o Núcleo Psicossocial Acolhe Coppe. Por fim, a vice-diretora da Coppe, professora Suzana Kahn Ribeiro, fará a apresentação da ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Barbosa de Oliveira Santos, que proferirá a Aula, com o tema “Ações do MCTI para impulsionar o ensino, a pesquisa e a inovação da engenharia rumo à Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável”.
Saiba mais no Planeta Coppe Notícias.
A Comissão Interna de Eventos da Decania do Centro de Tecnologia (CT) da UFRJ promove o debate “Evolução da mulher na carreira” com a com a participação de Anielle Franco, Ministra da Igualdade Racial, e de Maria Tereza Ramos, Pró-reitora de Pessoal da UFRJ, no dia 29 de março, às 14 horas. O Decano do CT, professor Walter Suemitsu, fará a abertura do evento que será transmitido ao vivo pelo canal do Centro de Tecnologia no YouTube, acesse: https://bit.ly/youtubedoct e também pela página do Facebook/@ufrjct.
Embora ainda enfrentem muitos desafios, como discriminação de gênero, estereótipos e desigualdade salarial, as mulheres ocupam cada vez mais posições de liderança em cargos executivos, gerenciais e políticos, além de estarem mais presentes na área de tecnologia, inovação e ciência. O encontro irá debater sobre a necessidade da discussão sobre a igualdade de gênero e da criação de políticas públicas que visam conscientizar sobre a importância da diversidade e a inclusão no local de trabalho para permitir que as mulheres tenham mais oportunidades de avançar em suas carreiras.
Anielle Franco é mestra em Jornalismo e Inglês pela Florida A&M University, é mestra também em Relações Étnico‑Raciais pelo CEFET/RJ. Atualmente, é doutoranda em Linguística Aplicada na UFRJ. Já Maria Tereza Ramos ocupou diversos cargos de chefia na Administração Central da universidade. E a mediação será realizada por Marisa Chaves, Assistente Social do Centro de Referência para Mulheres Suely Souza de Almeida da UFRJ e Integrante da Comissão de Segurança da Mulher do Cedim-RJ.
Favela na universidade, universidade na favela”: o Coletivo Força Motriz e a engenharia popular
No dia 6 de abril, às 11 horas (inédito) e 16 horas (reprise), estreia a quarta temporada do Tecnoversas do CT, o podcast que deixa você por dentro do mundo da ciência, tecnologia e inovação. Produzido pela Decania do Centro de Tecnologia (CT) da UFRJ em parceria com o Laboratório de Produção Multimídia (LPM) da Coppe, o programa promete apresentar mais iniciativas, pesquisas e projetos desenvolvidos pelas unidades do CT nesta nova etapa.
O podcast de estreia será com os coordenadores do Coletivo Força Motriz, Andressa Azevedo e Pedro Monforte falam sobre o trabalho do grupo na promoção de discussões sobre o papel de uma mais engenharia popular e comprometida com o desenvolvimento do país, voltada para oferecer apoio técnico a iniciativas de moradias populares e melhorias para a qualidade de vida das comunidades mais pobres.
O Tecnoversas do CT, que conquistou o segundo lugar do III Prêmio Rubra de Rádio Universitário na categoria Divulgação Científica em 2022, vai ao ar sempre na primeira quinta-feira do mês no site da Rádio UFRJ e nas plataformas Speaker, Spotify, Podchaser, Podcast Addict, Apple Podcasts, iHeartRadio, Google Podcasts, Castbox, Deezer e JioSaavn.
Siga o Centro de Tecnologia no Facebook/@ufrjct e no Instagram/ctufrj e fique por dentro da programação do Tecnoversas.
Serviço:
Tecnoversas – programa mensal, vai ao ar na primeira quinta-feira do mês Rádio UFRJ
Horários: 11h, com reprise às 16h
Plataformas: Speaker, Spotify, Podchaser, Podcast Addict, Apple Podcasts, iHeartRadio, Google Podcasts, Castbox, Deezer e JioSaavn
Créditos:
Produção: Decania do CT e Laboratório de Produção Multimídia (LPM/Coppe)
Locução e edição: Gabriel Savelli
A Biblioteca do CT promove no dia 13 de abril, às 12 horas, uma apresentação dos serviços e produtos oferecidos pela biblioteca, além de orientar os participantes a como acessar o Portal Capes, as bases de dados dos cursos de Engenharia e a pesquisar corretamente no Google Acadêmico. O evento será realizado no Auditório André Rebouças, que fica no bloco D, sala 220.
No encontro, a bibliotecária Daniele Fonseca vai abordar o uso da inteligência artificial como ferramenta de pesquisa e mostrará algumas funcionalidades do chatGPT. Haverá também uma explicação sobre o uso dos gerenciadores de referências Mendeley e Zotero, softwares que permitem o armazenamento, gerenciamento e utilização de referências em trabalhos acadêmicos e científicos de acordo com diferentes estilos de normalização.
A ideia é aproveitar o início do ano letivo para apresentar como a biblioteca pode auxiliar os estudantes, pesquisadores, professores e funcionários durante a trajetória acadêmica.
Descomplicando a escrita acadêmica, é para conversar sobre esse assunto que o Clube da Escrita do Centro de Tecnologia (CT) da UFRJ recebe os pós-graduandos Thais Sampaio e Gabriel Martins do Laboratório de Letramentos Acadêmicos em Linguística Aplicada do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Linguística Aplicada (PIPGLA) da Faculdade de Letras da UFRJ. O encontro será no dia 13 de abril, às 14 horas, com tradução simultânea em Libras e transmissão ao vivo pelo Facebook/@ufrjct e no canal do Centro de Tecnologia no YouTube, https://bit.ly/youtubedoct.
A proposta do encontro é propor uma reflexão sobre a escrita acadêmica, abordando questões como o caráter processual e interativo da escrita, as práticas de planejamento pessoal e textual e aspectos estruturais relevantes à escrita e à revisão de textos acadêmicos.
Os convidados também irão provocar os participantes a repensarem o aspecto burocrático da escrita acadêmica, que muitas vezes é prejudicial ao processo de criação textual, e debater a visão da escrita como uma forma do pesquisador se expressar como cidadão. Ao final do encontro, Thais e Gabriel abrem o espaço para um bate-papo e irão responder às perguntas encaminhadas pelos participantes pelo chat.
O Clube da Escrita, criado em 2020, é uma iniciativa da Coordenação de Integração Acadêmica da Decania do CT em parceria com a Associação de Pós-graduandos – APG/UFRJ, as representações discentes do CT e o Laboratório da Palavra da Faculdade de Letras da UFRJ.
Para celebrar o Dia do Trabalhador, no dia 2 de maio, entre 9h e 12h, a Comissão Interna de Eventos da Decania do Centro de Tecnologia (CT) da UFRJ realiza com a Superintendência Geral de Atenção à Saúde do Trabalhador (Superast) da Pró-Reitoria de Pessoal (PR-4) da UFRJ o evento Promoção da Saúde do Trabalhador da UFRJ. A ação acontece no Salão Nobre da Decania do CT e terá diversas atividades ao longo da manhã.
A programação começa às 9h com a Seção de Promoção e Prevenção em Saúde do Trabalhador (SEPS) que apresenta o formulário de avaliação de saúde do trabalhador. Em seguida, Denise Oliveira, Ângela Grey, Samantha Alegria e Patrícia Feitosa da Divisão de Atenção em Saúde do Trabalhador (DAST) falam sobre o Programa Reequilibre que foi desenvolvido para promover o equilíbrio e bem-estar dos servidores.
Após uma parada para o coffee-break, as profissionais retornam com o tema “Protegendo sua saúde física e emocional: atividade física, planejamento da rotina e práticas integrativas complementares” e por fim, a enfermeira Ângela Grey aborda os fundamentos básicos sobre primeiros socorros.
Participe das atividades e saiba como o cuidado com a saúde física e mental são importantes para melhorar a nossa qualidade de vida!
Engenharia e Solidariedade Técnica: 20 anos do SOLTEC/UFRJ
O novo podcast do Tecnoversas do CT, que vai ao ar nesta quinta-feira (4/5), às 11 horas (inédito) e 16 horas (reprise), vai conversar com Celso Alvear, professor do Núcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Social e Coordenador do Núcleo de Solidariedade Técnica – Soltec – que completou 20 anos de atividades em 2023.
Alvear vai nos contar como o Soltec desenvolve projetos em rede com abordagem territorial e participativa, o papel social da engenharia e como a tecnologia pode ser uma ferramenta de inclusão social e oferecer mais qualidade de vida para os moradores dos territórios de baixa renda.
Produzido pela Decania do CT em parceria com o Laboratório de Produção Multimídia (LPM) da Coppe, o Tecnoversas do CT vai ao ar sempre na primeira quinta-feira do mês no site da Rádio UFRJ e nas plataformas Speaker, Spotify, Podchaser, Podcast Addict, Apple Podcasts, iHeartRadio, Google Podcasts, Castbox, Deezer e JioSaavn.
Serviço:
Tecnoversas – programa mensal, vai ao ar na primeira quinta-feira do mês Rádio UFRJ
Horários: 11h, com reprise às 16h
Plataformas: Speaker, Spotify, Podchaser, Podcast Addict, Apple Podcasts, iHeartRadio, Google Podcasts, Castbox, Deezer e JioSaavn
Créditos:
Produção: Decania do CT e Laboratório de Produção Multimídia (LPM/Coppe)
Locução e edição: Gabriel Savelli
O Hospital Hemorio irá realizar uma campanha de doação de sangue no próximo dia 5 de maio, entre 9h e 15h, no Salão Nobre da Decania do Centro de Tecnologia (CT) da UFRJ. A ação é uma parceria entre o Restaurante Universitário – que comemora 15 anos – e a Hemorio e tem como propósito contribuir para aumentar o estoque de bolsas de sangue do hospital. A doação de sangue salva vidas, por isso, é importante a participação de todos!
Para doar sangue é preciso apresentar um documento de identidade oficial com foto, original ou cópia autenticada, ter entre 16 e 69 anos, os menores de idade devem estar de posse de autorização assinada pelo responsável. Além disso, é preciso pesar mais de 50 kg, estar bem alimentado, porém deve-se evitar o consumo de alimentos gordurosos quatro horas antes da doação e bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores.
Somente mulheres grávidas ou que estejam amamentando não podem participar da campanha. E, também, é preciso estar atento ao intervalo mínimo entre as doações de sangue que é de dois meses para os homens e de três meses para as mulheres.
O Clube da Escrita do Centro de Tecnologia (CT) da UFRJ e o Laboratório de Letramentos Acadêmicos em Linguística Aplicada (PIPGLA) da Faculdade de Letras promovem o minicurso “Planejamento textual de dissertações e teses”.
Voltado para os estudantes dos Programas de Pós-graduação do CT, o minicurso terá como foco o planejamento de dissertações e teses a partir da discussão dos modelos textuais recomendados pelos respectivos programas e da leitura trabalhos já defendidos como ponto de partida para a construção colaborativa de roteiros de escrita.
Os encontros acontecerão nos dias 12 e 19 de maio e em 2 de junho, das 14h às 16h, na sala H 312 C do Bloco H do CT. Serão oferecidas 30 vagas e os interessados devem preencher o formulário https://bit.ly/clubedaescrita_minicurso_Plan_Textual, os participantes serão selecionados pela ordem de inscrição.