Em homenagem ao Dia do Professor, o Centro de Tecnologia (CT) da UFRJ promove a segunda edição do Outubro Docente nos dias 24, 25 e 27 deste mês. A programação, organizada pela Coordenação de Integração Acadêmica da Decania do CT, conta com debates sobre assuntos relacionados ao cotidiano da vida acadêmica, em especial à prática docente em sala de aula. Apesar de ser pensado para o corpo docente do CT, qualquer interessado poderá participar do evento.
O último debate do Outubro Docente acontece no dia 27, às 12h, no Auditório André Rebouças e pauta a discussão sobre o tema “(Des) motivação dos estudantes: o que fazer?”.
O retorno das aulas presenciais pós-pandemia não trouxe de volta para a vida acadêmica a dinâmica de antes. Os estudantes parecem estar desmotivados e os docentes cansados. Para debater sobre esse problema a mesa terá como convidados Edilberto Strauss, vice-diretor da Escola Politécnica/UFRJ; Richard Stephan, Departamento de Engenharia Elétrica da Escola Politécnica/UFRJ; Camile Gonçalves, presidente do CAEng; e Renan Finamore, coordenador de extensão do CT/UFRJ.
Debate imprescindível para estudantes e professores. Participe!
O Clube da Escrita do CT passa a oferecer também atendimento individual, presencial ou remoto, para os estudantes dos cursos de graduação do CT. A proposta do atendimento é ajudar aqueles que já iniciaram a escrita acadêmica do seu trabalho de conclusão de curso (TCC) a superarem as dificuldades para concluírem sua produção textual. Os encontros individuais têm duração de 50 minutos e precisam ser agendados previamente.
O estudante de graduação deverá ter sua proposta de trabalho de conclusão de curso aprovada em seu departamento.
Faça o seu agendamento pelo link que está na bio do nosso Instagram @ctufrj ou pelo site do ct.ufrj.br/clube-da-escrita
Equidade, Diversidade e Inclusão na Ciência: o Programa de Apoio à Jovem Cientista Mulher, da FAPERJ
O novo episódio do Tecnoversas que estreia nesta quinta-feira, 2 de novembro, às 11 horas, está especial. O Tecnoversas recebe Letícia Oliveira, presidente da Comissão Permanente de Equidade, Diversidade e Inclusão da Faperj e uma das idealizadoras do programa de apoio à Jovens Cientistas Mulheres; e duas professoras da Coppe que tiveram seus projetos contemplados: Ariene Batista, do Programa de Engenharia de Nanotecnologia; e Gabriela Pereira, do Programa de Engenharia Metalúrgica e de Materiais.
Uma conversa importante sobre a equidade de gênero no mundo acadêmico e sobre a necessidade de políticas públicas que promovam a diversidade na ciência para reduzir as desigualdades que atingem as pesquisadoras, permitindo que elas possam produzir conhecimento científico de ponta.
O Tecnoversas do CT vai ao ar na primeira quinta-feira do mês, às 11h, com reprise às 16h, na Rádio UFRJ!
Serviço:
Tecnoversas – programa mensal, vai ao ar na primeira quinta-feira do mês
Rádio UFRJ – www.radio.ufrj,br
Horários: 11h, com reprise às 16h
Plataformas: Speaker, Spotify, Podchaser, Podcast Addict, Apple Podcasts, iHeartRadio, Google Podcasts, Castbox, Deezer e JioSaavn
Créditos:
Produção: Decania do CT e Laboratório de Produção Multimídia (LPM/Coppe)
Locução e edição: Gabriel Savelli
O projeto CINEMANO – Mestres da Sétima Arte do Instituto de Macromoléculas Professora Eloisa Mano (IMA) exibe o filme “Deus é Brasileiro” no dia 8 de novembro, a partir das 10h. O evento terá a presença do cineasta Cacá Diegues e é aberto a estudantes, docentes, técnicos e todos que gostam de cinema.
O longa será exibido no auditório do IMA, localizado na Av. Horácio Macedo, 2.030 – Centro de Tecnologia – Bloco J , na Cidade Universitária, e terá a duração de duas horas. A entrada é franca.
Nesta quarta-feira (8/11), às 12h, na sala Kátia Dantas da Decania do CT, acontece mais um encontro do Clube de Leituras do CT! Nesta semana, o texto da vez é “ocupando o apocalipse com laurie”, do poeta carioca Lucas Matos. O poema faz parte do segundo livro do autor, “1989”, publicado pela editora 7Letras em 2018. A obra está disponível para download aqui.
As doutorandas Barbara Matias e Carolina Carvalho do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Literatura (PPGCL) e colaboradoras do Laboratório da Palavra (PACC), ambos ligados à Faculdade de Letras da UFRJ, farão a mediação da leitura e os participantes irão trabalhar a leitura coletiva para construírem juntos as impressões sobre o poema. O encontro é aberto a todos que gostam de literatura!
A atividade é organizada pelo Clube da Escrita do CT e os interessados podem obter mais informações sobre o Clube de Leituras por meio dos e-mails: barbaramatiasufrj@gmail.com e carolinacarvalho@letras.ufrj.br
O Clube da Escrita do Centro de Tecnologia (CT) da UFRJ oferece o minicurso “Questões de coesão e coerência no texto acadêmico” que será coordenado por Gabriel Martins e Matheus Lage, pós-graduandos do Laboratório de Letramentos Acadêmicos em Linguística Aplicada do Programa Interdisciplinar de Pós-graduação em Linguística Aplicada (PIPGLA) da Faculdade de Letras da UFRJ. A primeira turma será realizada nos dias 17 e 24 de novembro, das 14h às 17h, no bloco H – sala 312b.
Criado a partir das principais dúvidas dos estudantes, o minicurso irá trabalhar assuntos como paralelismo, regras de pontuação, orações coordenadas e subordinadas, o uso de pronomes relativos e de conjunções.
Serão oferecidas 20 vagas para os estudantes de pós-graduação das unidades do CT e os interessados devem preencher o formulário por meio do link https://bit.ly/clubedaescrita-minicurso-questao-coerencia-1aturma que estará aberto até o dia 15 de novembro. A atividade irá conferir certificado de participação.
A Decania do Centro de Tecnologia (CT) da UFRJ promove a 11ª Semana da Consciência Negra entre os dias 21 e 24 de novembro com uma programação que traz arte e cultura afro, além de homenagear seis mulheres negras que dedicaram suas vidas à luta pela justiça racial dentro e fora da Universidade.
No dia 22/11, no auditório Horta Barbosa, as atividades serão realizadas durante todo o dia e serão mediadas por Vanda Borges, diretora de Gestão de Pessoas da Coppe/UFRJ. A partir das 10 horas, começam as homenagens à Ana Célia da Silva, diretora do Sintufrj na coordenação de Aposentados e Pensionistas; Nanci Rosa, coordenadora do Cinema Negro do Renascença Clube; e Noemi de Andrade, coordenadora da Câmara de Políticas Raciais da UFRJ. Para encerrar a programação da manhã, o grupo Comunidança da Escola de Educação Física e Desportos (EEFD) da UFRJ apresentará uma coreografia criada especialmente para o evento.
A partir das 14h, as homenageadas da vez serão Cecília Izidoro, professora da Escola de Enfermagem Anna Nery (EEAN) da UFRJ e membro da Superintendência de Ações Afirmativas, Diversidade e Acessibilidade (SGAADA) da UFRJ; Denise Góes, superintendente da SGAADA; e Luciane Lacerda, criadora e coordenadora da campanha “21 dias de ativismo contra o racismo”, realizada no mês de março há sete anos. E a partir das 15h30, a apresentação da Velha Guarda da Imperatriz Leopoldinense, escola vencedora do Carnaval 2023, fecha o evento com chave de ouro.
No hall do bloco A do CT, a feira de artesanato afro com roupas, bijuterias, quadros e peças decorativas estará funcionando entre os dias 21 e 24 de novembro das 9h às 16h.