Calendar

nov
24
qua
Cais do Valongo: celebração da herança africana @https://bit.ly/youtubedoct
nov 24@14:00 – 15:30
Cais do Valongo: celebração da herança africana @ https://bit.ly/youtubedoct

A Comissão Interna de Eventos da Decania do Centro de Tecnologia (CT) da UFRJ realiza no dia 24 de novembro, às 14 horas, a roda de conversa Cais do Valongo: celebração da herança africana. O evento faz parte das atividades em comemoração ao Dia da Consciência Negra, celebrado no dia 20 de novembro, e terá transmissão ao vivo pelo Facebook/@ufrjct e pelo canal do CT no YouTube: https://bit.ly/youtubedoct.

Nossos convidados serão Nilcemar Nogueira, Coordenadora do Programa de Educação Patrimonial Samba na Escola; Fábio Conceição, professor de História da rede privada de ensino e mestrando do Programa de Pós-Graduação em Relações Étnico Raciais do CEFET/RJ, Eliana Cruz, roteirista, jornalista, colunista do site UOL e autora dos livros Água de Barrela e O crime do cais do Valongo. Cecília Izidoro, professora da Escola de Enfermagem Anna Nery e membro da Câmara de Políticas Raciais da UFRJ ficará responsável pela moderação do encontro.

Em 2011, durante as escavações realizadas para revitalizar a zona portuária do Rio de Janeiro, o Cais do Valongo foi descoberto e no local encontrado uma grande quantidade de artefatos originários do Congo, de Angola e Moçambique. Durante o regime escravagista que durou mais de três séculos, o Brasil recebeu perto de quatro milhões de escravos, sendo que cerca de um milhão de africanos desembarcaram no Cais do Valongo, o que o tornou o maior porto receptor de escravos do mundo.

Em 2017, o Cais do Valongo recebeu o título de Patrimônio Histórico da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) por ser o único vestígio material da chegada dos africanos escravizados nas Américas e um reconhecimento à inestimável contribuição da herança africana para a formação e desenvolvimento cultural, econômico e social do Brasil.

O Cais do Valongo integra o Circuito Histórico e Arqueológico da Celebração da Herança Africana, que estabelece marcos da cultura afro-brasileira na região portuária, ao lado do Jardim Suspenso do Valongo, Largo do Depósito, Pedra do Sal, Centro Cultural José Bonifácio e Cemitério dos Pretos Novos.

nov
25
qui
Escrita acadêmico-científica: desafios e estratégias para a construção de uma posição autoral @https://bit.ly/youtubedoct
nov 25@14:00 – 15:30
Escrita acadêmico-científica: desafios e estratégias para a construção de uma posição autoral @ https://bit.ly/youtubedoct

O Clube da Escrita do Centro de Tecnologia (CT) da UFRJ recebe no dia 25 de novembro, às 14 horas, Juliana Alves Assis, Doutora em Linguística e professora da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/Minas) para conversar sobre a Escrita acadêmico-científica: desafios e estratégias para a construção de uma posição autoral. Juliana é pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Letras da PUC/Minas, bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq e é uma das líderes do Núcleo de Estudos em Linguagens, Letramentos e Formação da PUC Minas/CNPq.

Nesta edição, a proposta do Clube da Escrita é entender o que é a escrita acadêmico-científica, as dificuldades que ela apresenta e como estudantes e pesquisadores podem usar a argumentação para construir um texto autoral em relação ao discurso de outros autores sobre tema investigado.

A live terá como mediador Flávio da Silva Francisco, Pesquisador visitante do PRH 3.1 – Capacitação em Processos e Sistemas da Indústria de Petróleo e de Biocombustíveis da Escola de Química da UFRJ, e terá tradução simultânea em Libras e transmissão ao vivo pelo Facebook/@ufrjct e no canal do Centro de Tecnologia no YouTube, https://bit.ly/youtubedoct.

O Clube da Escrita é uma iniciativa da Coordenação de Integração Acadêmica do CT em parceria com a Associação de Pós-graduandos – APG/UFRJ, as representações discentes do CT e o Laboratório da Palavra da Faculdade de Letras da UFRJ.

dez
2
qui
Tecnoversas do CT @www.radio.ufrj.br
dez 2@10:00 – 10:30
Tecnoversas do CT @ www.radio.ufrj.br

O setor energético no Brasil: geração de energia, crise energética e mudanças climáticas

No programa do Tecnoversas do CT que vai ar no dia 2 dezembro, Maurício Tolmasquim, professor do Programa de Planejamento Energético da Coppe, explica como funciona o nosso sistema elétrico integrado, fala sobre as causas da crise energética e o seu impacto na retomada da economia e, também, sobre a importância do investimento na diversificação da matriz energética, uma vez que o Brasil é muito rico em fontes de energia renováveis em comparação a outros países.
Serviço:

Tecnoversas – programa mensal, vai ao ar na primeira quinta-feira do mês

Rádio UFRJ – www.radio.ufrj.br

Horários: 10h, com reprise às 15h

Plataformas: Speaker, Spotify, Podchaser e Podcast Addict

dez
7
ter
UFRJMar Virtual @https://bit.ly/youtubedoct
dez 7@10:00 – 11:00
UFRJMar Virtual @ https://bit.ly/youtubedoct
A edição do XIV UFRJMar é virtual, mas manteve a tradição da realização de oficinas, que são realizadas através de lives transmitidas ao vivo pelo Facebook/@ufrjct e no canal do Centro de Tecnologia no YouTube, https://bit.ly/youtubedoct.
O evento é aberto a todos, mas é voltado principalmente para escolas da rede pública Municipal, Estadual e Federal de ensino, bem como as escolas particulares.
A proposta da UFRJMar é promover a troca conhecimentos e buscar novas formas de ensinar contribuindo para o processo de ensino-aprendizagem do alunado da rede de ensino. As OFICINAS, nas quais os alunos constroem juntos os conhecimentos, são a marca registrada do Festival UFRJMar. Participe!
Programação:
7 de dezembro
10h – A história ambiental da Baía de Guanabara
Prof. Bruno Capilé – UNIVALE
10h30 – Encerramento
Prof. Felipe Addor  – Núcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Social (Nides/CT)
dez
16
qui
Procrastinação: desafios e possibilidades de superação @https://bit.ly/youtubedoct
dez 16@14:00 – 15:30
Procrastinação: desafios e possibilidades de superação @ https://bit.ly/youtubedoct

O último encontro do Clube da Escrita do Centro de Tecnologia (CT) da UFRJ deste ano acontece no dia 16 de dezembro, às 14 horas, com a participação de Josiane Barros, Psicóloga e Coordenadora Técnica do Núcleo Psicossocial Acolhe COPPE, para conversar sobre Procrastinação: desafios e possibilidades de superação – um caminho a percorrer. A live terá tradução simultânea em Libras e transmissão ao vivo pelo Facebook/@ufrjct e no canal do Centro de Tecnologia no YouTube, https://bit.ly/youtubedoct.

A procrastinação, um ato muito presente no comportamento humano, leva a pessoa a adiar a realização de tarefas, provocando estresse e sentimentos ambíguos que podem gerar, em alguns casos, sofrimento e ansiedade. Muitos estudantes e pesquisadores relatam a sensação de sofrimento durante o processo de escrita de seus projetos de pesquisa.

A partir de sua experiência, Josiane Barros irá problematizar o tema e levantar pontos importantes sobre as razões que levam à procrastinação como, por exemplo, o perfeccionismo, a insegurança em relação à cobrança e ao fracasso, a sobrecarga de atividades, entre outras. A proposta da conversa é ajudar estudantes e pesquisadores a tomarem consciência do problema e propor a construção do caminho de transformação.

A mediação será realizada por Daniel Tinoco, doutorando do Programa de Engenharia Química da Coppe e professor colaborador da Escola de Química da UFRJ e da Universidade Federal de Viçosa (UFV).

O Clube da Escrita é uma iniciativa da Coordenação de Integração Acadêmica do CT em parceria com a Associação de Pós-graduandos – APG/UFRJ, as representações discentes do CT e o Laboratório da Palavra da Faculdade de Letras da UFRJ.

jan
6
qui
Tecnoversas do CT
jan 6@10:00 – 10:30
Tecnoversas do CT

Da geofísica aos hospitais: o CovidScan e os diferentes caminhos do conhecimento aplicado

No dia 6 janeiro, o Tecnoversas do CT conversa com Josias da Silva, diretor executivo da Petrec, empresa de base tecnológica spin-off da Coppe voltada para análise de dados do segmento de óleo e gás e mineração, que fala sobre a plataforma digital online CovidScan. Desenvolvida para apoiar profissionais da saúde na identificação e diagnóstico da Covid-19, a proposta venceu em primeiro lugar o edital da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) de Soluções inovadoras para o combate à Covid-19.
Serviço:

Tecnoversas – programa mensal, vai ao ar na primeira quinta-feira do mês

Rádio UFRJ – www.radio.ufrj.br

Horários: 10h, com reprise às 15h

Plataformas: Speaker, Spotify, Podchaser e Podcast Addict

fev
3
qui
Tecnoversas do CT
fev 3@10:00 – 10:30
Tecnoversas do CT

Inovação Social, Sustentabilidade e Design: a USIS e o Rio DESIS Lab

No dia 3 fevereiro, o Tecnoversas do CT conversa com Carla Cipolla, professora do Programa de Engenharia de Produção da Coppe e coordenadora da Unidade de Suporte à Inovação Social (USIS) da UFRJ e do Rio DESIS Lab na universidade, que vai contar como o fomento à inovação social vem contribuindo para às mudanças sociais na cidade do Rio de Janeiro e como o inovador social pode receber o apoio da USIS para viabilizar o seu projeto.
Serviço:

Tecnoversas – programa mensal, vai ao ar na primeira quinta-feira do mês

Rádio UFRJ – www.radio.ufrj.br

Horários: 10h, com reprise às 15h

Plataformas: Speaker, Spotify, Podchaser e Podcast Addict

fev
17
qui
Truques da Escrita: Conversando sobre o livro de Howard S. Becker @https://bit.ly/youtubedoct
fev 17@14:00 – 15:30
Truques da Escrita: Conversando sobre o livro de Howard S. Becker @ https://bit.ly/youtubedoct

No dia 17 de fevereiro, às 14 horas, o Clube da Escrita do Centro de Tecnologia (CT) da UFRJ está de volta!! Para inaugurar a temporada de 2022, o tema da conversa será o livro “Truques da escrita: para começar e terminar teses, livros e artigos”, de Howard S. Becker e a convidada será a Karina Kuschnir, professora do Departamento de Antropologia Cultural do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS) da UFRJ, responsável pela revisão técnica da obra.

Karina irá abordar como a escrita acadêmica pode ser mais clara, objetiva e acessível não apenas ao público amplo, mas aos próprios autores e pesquisadores que a produzem. A proposta do encontro é apresentar aos estudantes e pesquisadores sugestões para tornar o processo de produção escrita menos angustiante e mais divertido, buscando aprimorar a capacidade de autoria e da argumentação bem fundamentada.
A mediação será realizada Flávio da Silva Francisco, Pesquisador visitante do PRH 3.1 – Capacitação em Processos e Sistemas da Indústria de Petróleo e de Biocombustíveis da Escola de Química da UFRJ. A live terá tradução simultânea em Libras e transmissão ao vivo pelo Facebook/@ufrjct e no canal do Centro de Tecnologia no YouTube, https://bit.ly/youtubedoct.

Criado em 2020, o Clube da Escrita é uma iniciativa da Coordenação de Integração Acadêmica do CT em parceria com a Associação de Pós-graduandos – APG/UFRJ, as representações discentes do CT e o Laboratório da Palavra da Faculdade de Letras da UFRJ.

mar
16
qua
Mulheres: Histórias e Vitórias @https://bit.ly/youtubedoct
mar 16@14:00 – 15:30
Mulheres: Histórias e Vitórias @ https://bit.ly/youtubedoct

A Comissão Interna de Eventos da Decania do Centro de Tecnologia (CT) da UFRJ promove no dia 16 de março, às 14 horas, a roda de conversa “Mulheres: Histórias e Vitórias” com as servidoras Ana Carvalho e Priscyla Barbosa que falam sobre os desafios de conciliar a vida pessoal com uma trajetória de destaque na UFRJ.

Ana Carvalho, servidora da UFRJ há 37 anos, atuou como técnica-administrativo durante 24 anos no Centro de Tecnologia e, desde 2010, é docente do curso de Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (FACC) da UFRJ. Hoje, além ministrar as disciplinas da área de Tecnologia da Informação e Comunicação, é pesquisadora e atua em projetos de extensão.

Designer do Laboratório de Produção Multimídia (LPM/PESC/COPPE) desde 2009, Priscyla Barbosa é pesquisadora colaboradora do Núcleo de Acessibilidade e Usabilidade (NAU) da UNIRIO e teve sua dissertação de mestrado selecionada pelo Mulheres na Ciência e Inovação, programa de capacitação a pesquisadoras das áreas STEM realizado pelo Museu do Amanhã e o do British Council em 2019, ano em que nasceu sua filha.

A mediação será realizada por Jaqueline Roriz, coordenadora de eventos da Escola Politécnica da UFRJ. A live terá transmissão ao vivo pelo canal do Centro de Tecnologia no YouTube, acesse: https://bit.ly/youtubedoct e também pela página do Facebook/@ufrjct.

mar
24
qui
Decolonizando a escrita e a não-escrita acadêmica no cotidiano do Sul Global @https://bit.ly/youtubedoct
mar 24@14:15 – 15:30
Decolonizando a escrita e a não-escrita acadêmica no cotidiano do Sul Global @ https://bit.ly/youtubedoct

Para conversar sobre “Decolonizando a escrita e a não-escrita acadêmica no cotidiano do Sul Global” o Clube da Escrita do Centro de Tecnologia (CT) da UFRJ recebe Alex Faria, professor da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e membro do Decolonizing Alliance, no dia 24 de março, às 14 horas.

A escrita acadêmica produtiva tornou-se um artefato radical de colonização a partir da contestada ascensão da universidade-academia neoliberal em escala global. A ideia de escrita produtiva regula a academia e o cotidiano de acadêmicos que vivem dinâmicas de subalternização e de resistência impulsionadas por uma crescente diversidade de escritas e não-escritas ‘outras’ incentivadas por dinâmicas libertadoras de decolonização.

Alex conversará sobre reflexões a respeito da escrita e a não-escrita acadêmica a partir de sua trajetória como acadêmico decolonial e da busca de diálogos e pontes transformadoras entre os campos de Gestão e Engenharia no Sul Global.

A mediação será realizada por Flávio Chedid, professor do Programa de Pós-graduação em Tecnologia para o Desenvolvimento Social do Núcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Social (Nides) da UFRJ. A live terá tradução simultânea em Libras e transmissão ao vivo pelo Facebook/@ufrjct e no canal do CT no YouTube, https://bit.ly/youtubedoct.

Criado em 2020, o Clube da Escrita é uma iniciativa da Coordenação de Integração Acadêmica do CT em parceria com a Associação de Pós-graduandos – APG/UFRJ, as representações discentes do CT e o Laboratório da Palavra da Faculdade de Letras da UFRJ.