Em homenagem ao mês do professor, a Coordenação de Integração Acadêmica da Decania do Centro de Tecnologia (CT) da UFRJ organizou o “Outubro Docente”, com uma programação voltada a promover o debate sobre a docência universitária e o cotidiano da vida acadêmica. O primeiro encontro acontece no dia 6 de outubro, às 14 horas, com o tema “Docência no Ensino Superior: dilemas contemporâneos” e terá como convidados José Carlos Pinto, professor do Programa de Engenharia Química (PEQ) da Coppe; Gabriela R. Pereira, professora da Escola Politécnica da UFRJ e do Programa de Engenharia Metalúrgica e de Materiais da Coppe; Daniel Tinoco, professor colaborador da Escola de Química da UFRJ e doutorando do PEQ; além da presença de Walter Suemitsu, Decano do CT, que fará abertura do evento.
Os professores do Ensino Superior passaram a enfrentar, num curto espaço de tempo, diversas transformações nas suas condições de trabalho – do presencial para o remoto, aumento de atividades e mudança na avaliação dos estudantes – além da própria formação para o seu desenvolvimento na carreira docente. A atividade irá discutir essas questões com o objetivo de promover uma reflexão sobre o fazer docente para construir propostas de ações conjuntas.
Embora o Outubro Docente tenha sido pensado para os docentes do CT, as atividades estarão abertas para professores de toda a universidade, estudantes de graduação e pós-graduação e os demais interessados nos temas.
Todas as atividades do Outubro Docente serão realizadas no Bloco G, Sala G-122 da Coppe, terão tradução simultânea em Libras e transmissão ao vivo pelo canal do Centro de Tecnologia, no YouTube, https://bit.ly/youtubedoct.
A Coordenação de Integração Acadêmica da Decania do Centro de Tecnologia (CT) da UFRJ organizará, em homenagem ao Dia do Professor, o Outubro Docente, evento que vai ocorrer durante todo o mês de outubro abordando temas como acessibilidade, assédio moral, saúde mental e entre outros. Serão encontros semanais realizados no Auditório G-122 e abertos ao público, terão tradução simultânea em Libras e transmissão ao vivo pelo canal do Centro de Tecnologia, no YouTube, https://bit.ly/youtubedoct.
O evento terá início no dia 6 de outubro às 14h e contará com a participação do Decano do CT, Prof. Walter Suemitsu, que fará a abertura da programação. Com o tema “Docência no Ensino Superior: dilemas contemporâneos”, o primeiro debate terá a presença do ex-diretor do Parque Tecnológico e professor do Programa de Engenharia Química da Coppe/UFRJ, José Carlos Pinto, da professora da Escola Politécnica e do Programa de Engenharia Metalúrgica de Materiais da Coppe/UFRJ, Gabriela Ribeiro Pereira e Daniel Tinoco, doutorando do Programa de Engenharia Química da Coppe/UFRJ.
O Outubro Docente surgiu da necessidade de se colocar em pauta as questões e os desafios contemporâneos da vida docente, especialmente após o período da pandemia. Embora o evento tenha sido pensado para os docentes do CT, as atividades estarão abertas para professores de toda a universidade, estudantes de pós-graduação e os demais interessados nos temas, todos serão bem-vindos. Para participar das atividades, não é necessário inscrição prévia, apenas comparecer no auditório ou acompanhar a transmissão simultânea no Canal do CT no Youtube.
Confira a programação completa do Outubro Docente:
Dia 06 de outubro às 14 horas
Docência no Ensino Superior – Dilemas Contemporâneos
Convidados: José Carlos Pinto (PEQ/Coppe), Daniel Tinoco (PEQ/Coppe), Gabriela Pereira
(Metalmat/Coppe) e Walter Suemitsu (CT/UFRJ)
Dia 13 de outubro às 14 horas
Acessibilidade, Inclusão e Docência: com quem eu falo?
Convidados: Jeane Alves (FE/UFRJ), Leonardo R. Coelho (IMPG/UFRJ), Nuccia de Cicco (IBqM/UFRJ), Rose Lane Gadelha (FL/UFRJ) e Marta Tapias (Escola Politécnica/UFRJ)
Dia 14 de outubro às 10 horas
Saúde Mental na Academia
Convidadas: Fátima Erthal (IBCFF/UFRJ), Nathália Kimura (PR-7/UFRJ) e Walter Suemitsu (CT/UFRJ)
Dia 20 de outubro às 14 horas
Assédio Moral: o que precisamos saber
Convidados: Josiane Barros (Acolhe/Coppe), Marisa Palácios (Nubea/UFRJ), Ana Luísa Palmisciano (CNASP), Vanda Borges (Coppe) e Andréa Salgado (EQ/UFRJ)
Dia 27 de outubro às 14 horas
Escrita Acadêmica e docência: a experiência do Prof. Alexandre Torres
Convidado: Alexandre Torres (IQ/UFRJ)
A partir do segundo semestre de 2017, a UFRJ passou a receber os estudantes oriundos da Lei 13.409, de 28 de dezembro de 2016, que dispõe sobre a reserva de vagas para pessoas com deficiência nos cursos técnico de nível médio e superior das instituições federais de ensino. Todavia, o cotidiano acadêmico com estudantes com deficiências ainda gera uma série de dúvidas. O que é possível fazer e com que apoio contar para vencer os desafios da acessibilidade e da inclusão?
A Coordenação de Integração Acadêmica da Decania do Centro de Tecnologia (CT) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) realizará, no dia 13 de outubro, às 14h, um encontro para dialogar sobre o tema com a participação de servidores da UFRJ: Jeane Alves, pedagoga da Faculdade de Educação; Nuccia de Cicco, coordenadora do Projeto LADICS do Instituto de Bioquímica Médica; Rose Lane Gadelha, neuropsicopedagoga da Faculdade de Letras; Leonardo Rocchetto Coelho, professor do Instituto de Microbiologia Paulo de Góes; e Marta Tapias, diretora adjunta de Políticas Estudantis da Escola Politécnica, responsável pela mediação.
A discussão será pautada pelo documento “Contribuições para uma UFRJ mais acessível e mais inclusiva – atenção às atitudes e à comunicação”, disponível no site da Decania do CT, por meio do link: https://bit.ly/3ruUVmw. O evento terá tradução simultânea em Libras e realizado de forma híbrida, presencialmente no Bloco G – Sala G-122 com transmissão ao vivo pelo canal do Centro de Tecnologia no YouTube, https://bit.ly/youtubedoct.
#audiodescriçãoparatodos
Card retangular vertical com quatro blocos horizontais de informações.
O topo tem fundo composto por três faixas largas diagonais ascendentes, da esquerda para a direita, em
degradê azul petróleo claro e por cima destas um facho horizontal estilizado na cor azul petróleo escuro; e, sobre
este, à esquerda, está inscrito em branco, em cinco linhas “Outubro Docente – Dia 13 de outubro às 14h – Centro de Tecnologia – Bl. G – Sala G-112”; e à direita, dentro de um círculo, fotografia da fachada do Centro de
Tecnologia.
Abaixo, sobre fundo branco, inscrito em preto, em negrito, centralizado: “Acessibilidade, inclusão e docência: com quem eu falo?”. Abaixo, à esquerda, em preto, “Convidados”. Seguem-se cinco retratos em círculos, com identificações em preto e nomes em negrito, três alinhados e dois abaixo centralizados. Jeane Alves, Pedagoga da Faculdade de Educação/UFRJ, é branca, tem cabelos castanhos compridos, usa óculos escuros e baton vermelho. Nuccia De Cicco, Coordenadora do Projeto LADICS do Instituto de Bioquímica Médica/UFRJ, é branca, tem cabelos
avermelhados na altura do pescoço, usa aparelho ortodôntico; com a mão direita contorna a orelha direita
com os dedos médio e anelar juntos e mindinho em V; com a palma para frente. Rose Lane Gadelha, Neuropsicopedagoga da Faculdade de Letras/UFRJ, tem pele clara e traços indígenas; os cabelos são castanhos
escuros, lisos, na altura dos ombros. Leonardo Rocchetto Coelho, Professor do Instituto de Microbiologia Paulo de
Góes, é branco, tem cabelos castanhos com fios brancos, curtos; tem bigode e cavanhaque ralos; usa óculos com
armação de aro fino preto. Marta Tapias, Diretora Adjunta de Políticas Estudantis da Escola Politécnica,
Mediadora, é branca, tem cabelos castanhos com fios brancos, encaracolados, na altura das orelhas. Todos esboçam sorrisos.
Abaixo, sobre tarja azul petróleo claro, inscrito em branco, em duas linhas: “Transmissão Simultânea Canal do CT no Youtube”, “Siga o CT” e ícones do Facebook, do Instagram, do YouTube e do Twitter.
Na base do card, as marcas de “Realização” – Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Centro de Tecnologia (CT) – e de “Apoio” – Diretoria de Acessibilidade (DIRAC), COPPE UFRJ, Escola Politécnica UFRJ, Escola de Química UFRJ, Instituto de Macromoléculas Professora Eloisa Mano e Núcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Social (NIDES).
Fim da audiodescrição.
A importância da saúde mental vem sendo debatida cada vez mais pela comunidade científica, principalmente, devido ao crescente adoecimento mental da população nos últimos anos. A fim de discutir o assunto na universidade, a Coordenação de Integração Acadêmica da Decania do Centro de Tecnologia (CT) da UFRJ realizará, no dia 14 de outubro, às 10 horas, a atividade “Saúde Mental na Academia”.
O encontro irá apresentar dados sobre saúde mental na pós e na graduação da UFRJ, além de discutir as ações institucionais que estão sendo desenvolvidas no âmbito da administração central da universidade e do CT para combater o sofrimento psíquico de discentes e docentes.
O encontro será realizado de forma híbrida, presencialmente no Auditório G-122 e aberto ao público e remoto, com transmissão ao vivo pelo canal do Centro de Tecnologia no YouTube, https://bit.ly/youtubedoct, e tradução simultânea em Libras.
Confira os convidados:
Convidados: Fátima Cristina Smith Erthal (IBCCF/UFRJ) e Nathália Kimura (Psicóloga e diretora da Divisão de Saúde do Estudante PR-7)
Mediação: Walter Suemitsu, Decano do CT
A Jornada em Microplásticos é um evento inaugural que terá a sua 1ª edição em 2022, pelo Instituto de Macromoléculas Professora Eloisa Mano da UFRJ e consiste em apresentações na temática de pesquisa científica na área de Microplásticos, incentivando a troca de experiências e conhecimentos entre estudantes , pesquisadores e profissionais.
O evento busca agregar conhecimento e discutir as possíveis ações a serem tomadas para dirimir esse problema gerado, principalmente por descartes inadequados do plásticos no meio ambiente.
O IMA tem a preocupação constante com a destinação dos plásticos e com o meio ambiente.
Certificação
Para receber o certificado, é necessário inscrever-se no evento e responder a pesquisa de satisfação.
Contato:
Para mais informações, entre em contato conosco pelo e-mail: jornadademicroplastico@ima.
No próximo dia 20 de outubro, às 14 horas, a Coordenação de Integração Acadêmica da Decania do Centro de Tecnologia (CT) da UFRJ promove a atividade “Assédio Moral: o que precisamos saber” com a participação de Josiane Barros, psicóloga e coordenadora técnica do Núcleo Psicossocial Acolhe/Coppe; Ana Luísa Palmisciano, advogada e integrante do Coletivo Nacional de Advogados de Servidores (CNASP); Marisa Palácios, Diretora do Núcleo de Bioética e Aplicada e professora do Instituto de Estudos em Saúde Coletiva (IESC) e Vanda Borges, Diretora de Gestão de Pessoas da Coppe.
Reconhecer o assédio moral nas relações de trabalho e acadêmicas é de extrema importância. O assédio pode se manifestar de diferentes formas, mas ele é caracterizado principalmente pela exposição de pessoas a situações humilhantes e constrangedoras no exercício de suas atividades. O evento tem a proposta de debater o assunto para entender quais práticas configuram assédio, suas consequências jurídicas, psicológicas e administrativas, além de como evitá-lo para tornar o ambiente de trabalho mais saudável. A mediação da mesa será realizada pela professora Andréa Salgado, vice-diretora da Escola de Química.
A atividade faz parte da programação do Outubro Docente, evento organizado em homenagem ao Dia do Professor com o propósito de debater os desafios contemporâneos da docência universitária, e será realizada de forma híbrida no Bloco G – sala G-122 com transmissão ao vivo pelo canal do Centro de Tecnologia no YouTube, https://bit.ly/youtubedoct, e tradução simultânea em Libras.
Para celebrar o Dia do Servidor Público, a Comissão de Eventos da Decania do Centro de Tecnologia (CT) da UFRJ realiza na próxima quarta-feira, dia 26 de outubro, uma programação para que todos os servidores do CT celebrem juntos a data.
As atividades começam às 8h, com um café da manhã coletivo e, a partir das 10h, acontece uma roda de conversa com os participantes e representantes do Sintufrj e AdUFRJ para falar sobre as ações realizadas durante a pandemia do Covid-19. Esses encontros serão realizados no hall do Auditório Horta Barbosa, localizado no bloco A do CT.
Para registrar a comemoração, todos os servidores estão convidados a participar da foto em grupo que será tirada na escadaria do hall do bloco A do CT. Em seguida, será realizado o sorteio de brindes doados pela Decania do CT e pelas Unidades. As senhas para participar do sorteio serão distribuídas até 10 horas.
A tradicional Feira de Artesanato estará montada no hall do bloco A do CT durante todo o dia e é uma ótima opção para quem gosta de peças customizadas.
Confira a programação do evento:
8h – Café da manhã coletivo
Cada servidor deve levar algo para compor a mesa
10h – Roda de Conversa sobre as ações durante a pandemia do Covid-19
Com a participação de representantes do Sintufrj e AdUFRJ
Local: Hall do Auditório Horta Barbosa, bl. A do CT
11h – Foto dos servidores
Escadaria do bloco A do CT
12h – Sorteio de brindes
As senhas para a participação no sorteio serão distribuídas até 10h
Feira de Artesanato
Durante todo o dia no hall do bl. A
Para celebrar o Dia do Servidor Público, a Comissão de Eventos da Decania do Centro de Tecnologia (CT) da UFRJ realiza na próxima quarta-feira, dia 26 de outubro, uma programação para que todos os servidores do CT celebrem juntos a data.
As atividades começam às 8h, com um café da manhã coletivo e, a partir das 10h, acontece uma roda de conversa com os participantes e representantes do Sintufrj e AdUFRJ para falar sobre as ações realizadas durante a pandemia do Covid-19. Esses encontros serão realizados no hall do Auditório Horta Barbosa, localizado no bloco A do CT.
Para registrar a comemoração, todos os servidores estão convidados a participar da foto em grupo que será tirada na escadaria do hall do bloco A do CT. Em seguida, será realizado o sorteio de brindes doados pela Decania do CT e pelas Unidades. As senhas para participar do sorteio serão distribuídas até 10 horas.
A tradicional Feira de Artesanato estará montada no hall do bloco A do CT durante todo o dia e é uma ótima opção para quem gosta de peças customizadas.
Confira a programação do evento:
8h – Café da manhã coletivo
Cada servidor deve levar algo para compor a mesa
10h – Roda de Conversa sobre as ações durante a pandemia do Covid-19
Com a participação de representantes do Sintufrj e AdUFRJ
Local: Hall do Auditório Horta Barbosa, bl. A do CT
11h – Foto dos servidores
Escadaria do bloco A do CT
12h – Sorteio de brindes
As senhas para a participação no sorteio serão distribuídas até 10h
Feira de Artesanato
Durante todo o dia no hall do bl. A
No dia 26 de outubro, às 15 horas, o Clube da Escrita do Centro de Tecnologia (CT) da UFRJ realiza a oficina “Ferramentas de busca bibliográfica” com Moreno Barros, Bibliotecário da Biblioteca do CT, presencialmente no Lab. 08 do Núcleo de Computação Eletrônica/Instituto Tércio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionais (NCE/UFRJ).
Uma das primeiras etapas para qualquer projeto de pesquisa é o levantamento bibliográfico que permite ao pesquisador cobrir a literatura existente e a variedade de assuntos sobre o seu tema de interesse. Os participantes da oficina terão a oportunidade de conhecer um conjunto de ferramentas e técnicas de busca bibliográfica, incluindo as bases de dados relacionadas às Engenharias, o acesso ao Portal de Periódicos da CAPES e outros serviços de apoio à pesquisa.
Voltada para os estudantes de graduação e de pós-graduação do CT, a oficina terá 50 vagas, que serão preenchidas de acordo com a ordem de inscrição. Os interessados em participar devem se inscrever a partir de 17 de outubro através do formulário disponível no link: https://bit.ly/clubedaescrita-oficina-presencial-ferramentas-pesq-bibliografica.
A Coordenação de Integração Acadêmica da Decania do Centro de Tecnologia (CT) da UFRJ promove no dia 27 de outubro, às 14 horas, a última atividade do Outubro Docente com o tema “Escrita Acadêmica e docência: a experiência do Prof. Alexandre Torres”, trazendo o resultado positivo alcançado pelo docente na disciplina de pós-graduação “Scientific writing 1: Presenting data and communicating ideas”.
A escrita acadêmica ainda é pouco trabalhada durante o percurso acadêmico de muitos pesquisadores. Entretanto, é de extrema importância para os estudantes de graduação e de pós-graduação entenderem e dominarem as características desse gênero textual para uma boa produção científica.
A atividade faz parte da programação do Outubro Docente, evento organizado em homenagem ao Dia do Professor com o propósito de debater os desafios contemporâneos da docência universitária, e será realizada de forma híbrida no Bloco G – sala G-122 com transmissão ao vivo pelo canal do Centro de Tecnologia no YouTube, https://bit.ly/youtubedoct, e tradução simultânea em Libras.