A Biblioteca do CT promove no dia 19 de março, às 12 horas, uma apresentação dos serviços e produtos oferecidos pela biblioteca, além de orientar os participantes a como acessar o Portal Capes, as bases de dados dos cursos de Engenharia e a pesquisar corretamente no Google Acadêmico. O evento será realizado no Auditório da Coppe, que fica na sala G-122 no bloco G.
Como forma de contribuir com autoridades governamentais e com a sociedade civil a combater efeitos do aquecimento global que afetam diretamente à população, a Coppe/UFRJ promove, dia 19 de março, o painel “Coppe Sociedade: a Engenharia no enfrentamento dos desastres”. O objetivo é reunir academia, representantes da sociedade civil e órgãos de Governo para apresentar os impactos das mudanças climáticas no estado do Rio de Janeiro, alertar e educar sobre o enfrentamento de desastres, e discutir perspectivas de avanço na relação entre a academia e a sociedade.
Durante o painel, que consolida o pioneirismo e a vocação da Coppe em aliar pesquisas em diferentes áreas estratégicas para o desenvolvimento do país, será apresentado o recém-criado Centro de Estudos e Pesquisas de Engenharia em Desastres (Ceped) da instituição, coordenado pelo professor Tharcisio Fontainha, do Programa de Engenharia de Produção e diretor-adjunto de Planejamento e Desenvolvimento da Coppe.
O evento é aberto ao público e com direito a certificado de participação.
Mais informações no Planeta Coppe Notícias.
A Comissão Interna de Eventos da Decania do Centro de Tecnologia (CT) da UFRJ em parceria com o Núcleo de Estudos em Políticas Públicas em Direitos Humanos Suely de Souza Almeida (NEPP – DH/UFRJ) promovem o debate “Mulheres negras e as múltiplas faces da violência” no dia 27 de março, às 14 horas, com transmissão pelo canal do CT no YouTube, https://bit.ly/youtubedoct, e pelo Facebook/@ufrjct.
O evento terá a participação de Adriana Santos, do Centro de Referência para Mulheres Suely Souza de Almeida (CRM/UFRJ); Fernanda Barros e Rosimar Borges, do NEPP – DH/UFRJ e Elisabete Nascimento, da Faculdade de Letras da UFRJ. E a Diretora de Gestão de Pessoas da Coppe/UFRJ, Vanda Borges, ficará à frente da moderação.
A luta das mulheres pelo fim da violência e pela igualdade de direitos faz parte do do movimento feminista e da busca por justiça social. Essa batalha aborda uma série de questões interligadas, incluindo violência doméstica, agressão sexual, assédio no local de trabalho e outras formas de violência baseada no gênero. O tema do debate chama a atenção para a dura batalha das mulheres negras, que sofrem ainda mais com a violência devido a interseção da discriminação de gênero e racismo, colocando-as em uma posição particularmente vulnerável.
O Clube da Escrita do Centro de Tecnologia (CT) da UFRJ retoma suas atividades e abre o ano com a oficina “Estratégia de leitura em inglês: abstract”. Ministrado por Gabriel Martins e Matheus Lage, pós-graduandos do Laboratório de Letramentos Acadêmicos em Linguística Aplicada do Programa Interdisciplinar de Pós-graduação em Linguística Aplicada (PIPGLA) da Faculdade de Letras da UFRJ, o encontro será realizado no dia 12 de abril, das 14h às 17h, no bloco A – sala C, que fica na Decania do CT.
A oficina é voltada para a leitura em língua inglesa para a interação com resumos acadêmicos (abstract) e proporciona aos participantes a oportunidade de se familiarizar e a refletir sobre as estratégias clássicas de leitura em idioma estrangeiro como previsão, leitura dinâmica, escaneamento e parafraseamento.
Serão oferecidas 20 vagas para os estudantes de pós-graduação das unidades do CT e os interessados devem preencher o formulário por meio do link https://bit.ly/clubedaescritact_oficina_estrategia_de_leitura_ingles até o dia 10 de abril. A oficina irá conferir certificado de participação.
Na estreia da nova temporada, o Clube da Escrita do Centro de Tecnologia (CT) da UFRJ recebe, no dia 18 de abril, às 14 horas, um convidado muito especial, Robson Cruz. Parceiro de longa data do Clube da Escrita, Cruz é professor da PUC Minas, doutor em Psicologia pela UFMG, pesquisador dos dilemas da escrita acadêmica e autor de três livros sobre o assunto e, neste encontro, abordará o mal-estar psicológico com a vida acadêmica como um problema político.
Por meio de uma análise psicossocial, Robson Cruz avalia como problemas crescentes na universidade brasileira, como o sofrimento mental em todos os seus âmbitos, resulta da manutenção de problemas sociais e políticos os quais, muitas vezes, a universidade se supõe isenta de reproduzir. Nesse sentido, o evento debate em que medida as alas progressistas, no âmbito acadêmico nacional, têm evitado a necessária autocrítica para lidar com a crise atual da universidade brasileira.
A atividade é online e será transmitida pelo canal do CT no YouTube, https://bit.ly/youtubedoct, e pelo Facebook/@ufrjct com tradução simultânea em Libras. O evento irá conferir certificado de participação.
O Clube da Escrita do CT é uma iniciativa da Coordenação de Integração Acadêmica da Decania do CT em parceria com o Laboratório da Palavra e o Laboratório de Letramentos Acadêmicos em Linguística Aplicada (Lab-la) da Faculdade de Letras da UFRJ e apoio da Associação de Pós-graduandos – APG/UFRJ.
O encontro do Clube da Escrita do Centro de Tecnologia (CT) da UFRJ do dia 16 de maio, que excepcionalmente será às 11 horas, abordará as normas de citação e a listagem de referências bibliográficas da ABNT. Gabriel Martins e Matheus Lage, pós-graduandos do Laboratório de Letramentos Acadêmicos em Linguística Aplicada do Programa Interdisciplinar de Pós-graduação em Linguística Aplicada (PIPGLA) da Faculdade de Letras da UFRJ, são os convidados da vez.
As normas da ABNT são as mais utilizadas na escrita de trabalhos acadêmicos e muitos estudantes e pesquisadores possuem dúvidas sobre como citar e elaborar a lista de referências corretamente. A proposta do evento é explicar as minúcias que distinguem os tipos de citação e, consequentemente, sua formatação no texto, bem como os detalhes importantes para a organização da listagem final das referências bibliográficas em um trabalho. Ao final, Gabriel e Matheus irão mencionar as ferramentas de automação que podem facilitar a operacionalização técnica dessas normas com suas devidas ressalvas.
A atividade será online com transmissão pelo canal do CT no YouTube, https://bit.ly/youtubedoct, e pelo Facebook/@ufrjct e terá tradução simultânea em Libras. O evento irá conferir certificado de participação.
O Clube da Escrita do CT é uma iniciativa da Coordenação de Integração Acadêmica da Decania do CT em parceria com o Laboratório da Palavra e o Laboratório de Letramentos Acadêmicos em Linguística Aplicada (Lab-la) da Faculdade de Letras da UFRJ e apoio da Associação de Pós-graduandos – APG/UFRJ.
Neste ano, a 16ª Semana de Nanotecnologia será realizada junto com a Semana Nacional de Nanotecnologia e Nanomoléculas por falta de tempo hábil e organização de agendas. A submissão de trabalhos podem ser enviadas ate o dia 1 de junho atraves do email snnn@ima.ufrj.br e todas as informações adicionais sobre a programação estão disponíveis no site https://www.ima.ufrj.br/index.php/pt/extensao/eventos-de-extensao/snn
O Projeto Ópera na UFRJ e a Orquestra Sinfônica da UFRJ, com o apoio do Proart-UFRJ, levarão mais um espetáculo aos palcos do Rio e Niterói. Trata-se de “Il Néo”, uma ópera em três quadros de Henrique Oswald. As apresentações serão no Salão Leopoldo Miguez, na Esola de Música da UFRJ (20/6, 21/6, 22/6 e 23/6), no Centro de Tecnologia da UFRJ (25/6) e no Theatro Municipal de Niterói (27/6 e 28/6).
O espetáculo marca a estreia moderna desta criação de Henrique Oswald, escrita originalmente em 1900 e produzida somente uma vez, em maio de 1952, no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, em celebração do centenário do compositor brasileiro. O libreto é de Eduardo Filippi e foi baseado num conto de Alfred Musset com mesmo nome.
O título da obra, em italiano, se refere a uma pinta ou marca de nascença que se encontrava nas espáduas de Madame Pompadour, favorita do rei Luis XV, na Versalhes do século XVIII. É uma história de honra, intrigas políticas, beleza e coragem. No espetáculo serão também apresentadas outras obras do compositor para orquestra, formações de câmara e o seu cancioneiro integral.
A direção cênica fica a cargo de José Henrique Moreira e a direção-geral é de Lenine Santos, que convida todos para o espetáculo:
“Honra, coragem, paixões, desejos, juramentos e conspirações se misturam num grande baile de máscaras para o qual todos estão convidados. Durante o baile serão também apresentados números de dança, lindas canções e música de câmara do compositor, comemorando em alto estilo o aniversário de 30 anos do Ópera na UFRJ e os 100 anos da Orquestra Sinfônica da UFRJ”, promete.
Nas apresentações, a OSUFRJ será regida pelo maestro Pedro Messias.
As apresentações na Escola de Música da UFRJ serão gratuitas e estão marcadas para os horários a seguir: 20/6 e 21/6 (19h); 22/6 (16h); 23/6; (17h). A EM/UFRJ fica na Rua do Passeio, 98, próximo à estação Cinelândia do metrô. Haverá retirada de senha uma hora antes de cada récita. Já a apresentação no Centro de Tecnologia da UFRJ será em 25/6, às 13h.
No próximo dia 4 de julho, às 14 horas, o Clube da Escrita do Centro de Tecnologia (CT) da UFRJ recebe Elaine Garrido Vazquez, professora da Engenharia Civil da Escola Politécnica (Poli/UFRJ) e Coordenadora de Graduação do CT, para conversar sobre a revisão sistemática, uma metodologia que busca garantir a transparência e a objetividade na seleção e na análise dos estudos incluídos em pesquisas.
Vazquez irá apresentar o protocolo Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses (PRISMA) ou metodologia PRISMA, como também é chamado, como guia metodológico para conduzir a revisão sistemática que visa sintetizar o conhecimento científico disponível sobre um determinado tema. A proposta do encontro é que os participantes tenham as informações básicas para começarem a adotar o protocolo em seus trabalhos de pesquisa.
A atividade será online com transmissão pelo canal do CT no YouTube, https://bit.ly/youtubedoct e Facebook/@ufrjct. Tradução em Libras e certificado aos participantes.