No dia 25 de setembro, dia exato que a OSUFRJ completa 100 anos de existência, comemoraremos com muita música!
O concerto será na Sala Cecília Meireles, na próxima quarta, às 19 horas, e contará com a regência dos últimos 3 maestros da OSUFRJ: Roberto Duarte, Ernani Aguiar e André Cardoso, e teremos como solistas: Inácio de Nonno, Everson Moraes, Cristiano Alves e Júlio Merlino.
Confira o programa:
1. Francisco BRAGA (1868-1945) – Episódio Sinfônico (1898) 7’
2. Raphael BAPTISTA (1908-1984) – Scherzo Sinfônico (1943) 6’
Regência de Roberto Duarte – maestro titular da orquestra de 1975 a 1995.
3. Carlos GOMES (1836-1896) – Ária “Era um tramonto d’oro” da ópera Colombo (1892) 3’30”
Solista: Inácio de Nonno (barítono)
4. César GUERRA-PEIXE (1914-1993) – Sugestões de Coral e Dança (1972) 4’30”
Regência de Ernani Aguiar – maestro titular da orquestra de 1995 a 2023.
5. Pedro LUTTERBACH (1982) – O Pássaro Mágico – Poema sinfônico (2019) 10’ estreia
6. Everson MORAES (1986) – Saudades de Pirapora (2024) estreia
Solista: Everson Moraes (oficleide solo)
7. Irineu de ALMEIDA (1865-1914) – Ai, Morcego (Tango Carnavalesco)
Solista: Everson Moraes (oficleide)
8. Alfredo da Rocha Vianna Filho, PIXINGUINHA (1897-1973)
(arranjos e orquestração de Leonardo Bruno)
I- Ingênuo (1919)
II- Um a Zero (1919)
Solistas: Cristiano Alves (clarineta) e Júlio Merlino (saxofone)
9. Radamés GNATTALI (1906-1988) – Abertura do filme Rio, 40 graus (1955) 3’ (sobre o tema de “A voz do morro” de Zé Ketti – Reconstrução e adaptação de Leonardo Bruno a partir do áudio original do filme)
10. Francisco MIGNONE (1897-1986) – Dança de Chico Rei e da Rainha N’Ginga do balé Maracatu de Chico Rei (1933) 5’
Regência de André Cardoso
🗓️ 25 de setembro (quarta) às 19h
📍 Sala Cecília Meireles
🎟️ https://funarj.eleventickets.com ou na bilheteria da Sala. (Link na bio)
Orquestra Sinfônica da Universidade Federal do Rio de Janeiro – OSUFRJ
Direção Artística: André Cardoso
Biosensor: Tecnologia que agiliza e barateia a descoberta da bactéria Escherichia coli na água
Para estrear muito bem a quinta temporada do Tecnoversas no dia 10 de outubro, às 11 horas, vamos conversar sobre um sensor de fibra óptica nano-biotecnológico capaz de detectar rapidamente a contaminação da água pela bactéria Escherichia coli.
Marcelo Werneck, professor dos Programas de Engenharia Elétrica e de Engenharia da Nanotecnologia da Coppe; e Regina Allil, também professora do Programa de Engenharia Elétrica da Coppe vão contar o que é esse sensor, como foi desenvolvido e quais são as aplicações e as futuras possibilidades de uso do dispositivo.
A nova tecnologia se destaca pela rapidez e sensibilidade dos resultados, baixo custo, mobilidade e a facilidade de fabricação em relação aos processos atuais. Um avanço importante quando consideramos que as fontes de água limpa estão cada vez mais escassas e que no Brasil cerca de 16% da população ainda não tem acesso à água tratada em casa.
O Tecnoversas do CT vai ao ar toda quinta-feira, às 11h, com reprise às 16h, na Rádio UFRJ!
Serviço:
Tecnoversas – programa semanal, vai ao ar toda quinta-feira
Rádio UFRJ – www.radio.ufrj,br
Horários: 11h, com reprise às 16h
Plataformas: Speaker, Spotify, Podchaser, Podcast Addict, Apple Podcasts, iHeartRadio, Google Podcasts, Castbox, Deezer e JioSaavn
Créditos:
Produção: Decania do CT e Laboratório de Produção Multimídia (LPM/Coppe)
Locução e edição: Gabriel Savelli
Em homenagem ao Dia do Servidor Público, a Comissão de Eventos da Decania do Centro de Tecnologia (CT) da UFRJ promove no dia 14 de outubro, às 11 horas, a live “Servidor Público: vamos falar sobre a nossa carreira?” com transmissão ao vivo pelo canal do CT no YouTube (https://bit.ly/youtubedoct). A proposta do evento é debater as principais alterações e seus impactos no Plano de Carreira dos Cargos de Técnico-Administrativos em Educação (PCCTAE) a partir de 1 de janeiro de 2025.
Agnaldo Fernandes, Técnico-Administrativo em Educação do CT; Daniel Farias, Técnico-Administrativo em Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC); Esteban Roberto F. Crescente, Coordenador Geral do Sintufrj, irão falar sobre o andamento do trabalhos dos GTs Reestruturação de Cargos, Desenvolvimento da Carreira e Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC), as próximas etapas do acordo assinado com o Ministério da Gestão e da Inovação (MGI) e com o Ministério da Educação (MEC) e a expectativa da votação do projeto de lei pelo Congresso Nacional após as eleições municipais. A mediação do encontro será feita por Roberto Gambine, Diretor Adjunto de Administração do Instituto de Doenças do Tórax da UFRJ.
A participação no debate sobre a construção da nova carreira do PCCTAE é de suma importância porque trará grandes alterações para todos os níveis dos técnico-administrativos da universidade. Assistam e participem da conversa!
Transição Energética: o desenvolvimento socioeconômico e os desafios da descarbonização no setor de energia
No dia 17 de outubro, às 11 horas, o Tecnoversas recebe Alexandre Szklo, professor do Programa de Planejamento Energético da Coppe, para conversar sobre os desafios da descarbonização e da transição energética no país e no mundo. No bate-papo ele vai contar sobre a atuação do Centro de Economia Energética e Ambiental, o CenergiaLab, o laboratório onde atua como pesquisador.
Criado em 2002, o laboratório é um think tank que desenvolve ferramentas de modelagem de planejamento integrado para produzir dados voltados para a formulação de políticas energéticas e climáticas voltadas para a transição de uma matriz energética de baixo carbono no Brasil, na América Latina e no mundo.
O Tecnoversas vai ao ar toda quinta-feira, às 11h, com reprise às 16h, na Rádio UFRJ!
Serviço:
Tecnoversas – programa semanal, vai ao ar toda quinta-feira
Rádio UFRJ – www.radio.ufrj,br
Horários: 11h, com reprise às 16h
Plataformas: Speaker, Spotify, Podchaser, Podcast Addict, Apple Podcasts, iHeartRadio, Google Podcasts, Castbox, Deezer e JioSaavn
Créditos:
Produção: Decania do CT e Laboratório de Produção Multimídia (LPM/Coppe)
Locução e edição: Gabriel Savelli
O próximo encontro virtual do Clube da Escrita do Centro de Tecnologia (CT) da UFRJ será no dia 17 de outubro, às 14 horas, com Amanda Moura, Bibliotecária e Diretora da Divisão Centro Referencial do Sistema de Bibliotecas e Informação (SiBI/UFRJ), para conversar sobre como os recursos de informação oferecidos pelo sistema podem contribuir para impulsionar o trabalho acadêmico.
Durante o evento serão apresentados os principais recursos informacionais disponíveis para a comunidade acadêmica da UFRJ, conteúdos em acesso aberto, coleções de e-books, tutoriais e materiais de apoio disponíveis aos pesquisadores. Amanda também irá demonstrar o acesso remoto a todas as ferramentas oferecidas pelo SiBI.
A live será transmitida pelo canal do CT no YouTube, https://bit.ly/youtubedoct, terá tradução simultânea em Libras e irá conferir certificado de participação.
O Clube da Escrita do CT é uma iniciativa da Coordenação de Integração Acadêmica da Decania do CT em parceria com o Laboratório da Palavra e o Laboratório de Letramentos Acadêmicos em Linguística Aplicada (Lab-la) da Faculdade de Letras da UFRJ e apoio da Associação de Pós-graduandos – APG/UFRJ.
A programação da terceira edição do Outubro Docente de 2024 começa no dia 21 de outubro, às 14 horas, com a oficina “Como elaborar uma proposta de ação de extensão universitária” ministrada pela Pró-Reitoria de Extensão (PR-5/UFRJ) no Auditório André Rebouças, que fica no Bloco D do Centro de Tecnologia (CT), na sala D-220. Os convidados da PR-5 são Ana Inês, Superintendente, Andreia Martins, Assessora Acadêmica; Eduardo Inez e Beatriz Vieira Guimarães da Coordenação de Formação Acadêmica de Extensão.
Durante a atividade os participantes irão acompanhar todas as etapas do processo de elaboração de uma ação de extensão universitária – desde a concepção até sua aprovação. Voltada para atender as demandas de ações de extensão pelas unidades do CT, a oficina será uma atividade prática e trabalhará os conceitos de extensão universitária, suas modalidades e diretrizes na discussão conjunta a partir de uma ideia de ação de extensão do CT.
A PR-5 vai esclarecer questões como quem pode participar de ações de extensão, o registro de novas ações, o lançamento da carga horária dos extensionistas, a divulgação das ações nos canais de comunicação da PR-5. Além de promover um debate sobre as possibilidades de extensão para o CT.
O Outubro Docente, que está na sua terceira edição, é um evento organizado pela Coordenação de Integração Acadêmica do CT e que tem como público-alvo os docentes do CT. Contudo, as atividades são abertas a toda comunidade universitária e todos são bem-vindos a participar ativamente das discussões.
A segunda atividade desta terceira edição do Outubro Docente será o encontro online “Talk – Orientação TCC” no dia 23 de outubro, das 12h às 13h, com a Elaine Garrido Vazquez, professora de Engenharia Civil da Escola Politécnica e Coordenadora de Graduação da Decania do Centro de Tecnologia (CT) UFRJ.
A atividade irá abordar questões importantes em relação ao papel do professor orientador dos trabalhos de conclusão de curso. Ele é o responsável por acompanhar o desempenho do estudante de graduação durante a escrita do seu TCC? Deve orientar o desenvolvimento do projeto e direcionar o estudante? Outro ponto que será destacado é como o professor orientador deve se preparar para oferecer o acompanhamento teórico, metodológico e técnico ao estudante durante o período de elaboração do TCC.
O evento é voltado para os docentes das unidades do CT e os interessados em participar desta atividade devem preencher o formulário por meio do link https://bit.ly/integracaoacademica_papel_prof_orientador. Participe desse importante debate.
Estaleiro Escola da Baía de Guanabara: troca entre o conhecimento técnico-científico e a valorização dos saberes tradicionais
O Tecnoversas desta quinta-feira, dia 24 de outubro, às 11 horas, recebe Felipe Addor, diretor do Núcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Social do Centro de Tecnologia (Nides), e Maurício Nepomuceno, professor de Engenharia Mecânica do Centro Multidisciplinar UFRJ-Macaé, para apresentar o “Estaleiro Escola”, um projeto educativo que busca recuperar a carpintaria naval nas comunidades de pesca de sete municípios do estado do Rio por meio da troca entre o conhecimento técnico-científico e a valorização dos saberes tradicionais dos mestres carpinteiros.
A Baía de Guanabara no Rio de Janeiro é rodeada por diferentes comunidades pesqueiras. Pensando na atividade e nesta cadeia produtiva a Associação dos Pescadores Livres de Tubiacanga (Apelt) da Ilha do Governador propôs a elaboração de um projeto para formar aprendizes para as atividades de reforma e construção naval artesanal. O projeto “Estaleiro Escola” é resultado da parceria entre o movimento Baía Vive e Nides, oferece aulas voltadas prioritariamente para pescadores, catadores de caranguejos, maricultores e construtores navais artesanais. Neste episódio você vai saber mais sobre a história do projeto que funciona desde 2023 no Hangar Náutico da UFRJ.
O Tecnoversas do CT vai ao ar toda quinta-feira, às 11h, com reprise às 16h, na Rádio UFRJ!
Serviço:
Tecnoversas – programa semanal, vai ao ar toda quinta-feira
Rádio UFRJ – www.radio.ufrj,br
Horários: 11h, com reprise às 16h
Plataformas: Speaker, Spotify, Podchaser, Podcast Addict, Apple Podcasts, iHeartRadio, Google Podcasts, Castbox, Deezer e JioSaavn
Créditos:
Produção: Decania do CT e Laboratório de Produção Multimídia (LPM/Coppe)
Locução e edição: Gabriel Savelli
A Coordenação de Integração Acadêmica do Centro de Tecnologia (CT) da UFRJ encerra a programação da terceira edição do Outubro Docente com a live “Letramento Racial” no dia 30 de outubro, às 16 horas, transmitida ao vivo pelo canal do CT no YouTube (https://bit.ly/youtubedoct). O convidado será Wallace de Moraes, professor do Departamento de Ciência Política e dos Programas de Pós-Graduação em Filosofia e História Comparada do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS) e diretor do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi/UFRJ).
O evento abordará o conceito de letramento racial e suas implicações para que os participantes compreendam a linguagem, a cultura e o pensamento racista e antirracista. Moraes irá discorrer sobre a ideia de raça e desmistificar crenças sociais e vieses inconscientes em relação ao tema buscando desconstruir estereótipos, romper práticas de desigualdades, invisibilidades e silenciamentos existentes no ambiente universitário.
Ao final da atividade, os participantes conhecerão os principais conceitos relacionados à temática racial e serão capazes de identificar, reconhecer e se posicionar contra práticas racistas que possam ocorrer nas relações cotidianas e institucionais. Entender os mecanismos do racismo é fundamental para combatê-lo. Para Wallace somente com a identificação e a compreensão do racismo existente na universidade será possível eliminá-lo e começar a criar um ambiente acadêmico mais justo e igualitário.
As atividades do Outubro Docente tem como público-alvo os docentes do CT. Contudo, são abertas a toda comunidade universitária.Venha participar dessa importante e tão necessária discussão!
Urbanização e os desafios para o manejo de águas pluviais em Maricá
Nesta quinta-feira, 31 de outubro, às 11 horas, o Tecnoversas será sobre os desafios que a água da chuva impõem aos grandes centros urbanos. Nossos convidados conquistaram o primeiro lugar na edição de estreia do Prêmio Roberto Burle Max, promovido pela Associação Brasileira de Arquitetos e Paisagistas com o projeto “Programa de Manejo de Águas Pluviais de Maricá”.
Neste episódio vamos conversar com os professores Marcelo Miguez, do Programa de Pós-graduação em Engenharia Ambiental e Engenharia Urbana da Escola Politécnica da UFRJ, e com Rodrigo Rinaldi de Mattos, professor do Programa de Pós-graduação em Urbanismo e do Mestrado Profissional em Arquitetura Paisagística da Faculdade de Arquitetura e Paisagismo da UFRJ. Os convidados vão contar como as soluções de engenharia integradas à arquitetura podem contribuir para criar cidades onde o ambiente urbano conviva de forma harmônica e sustentável com a natureza, evitando a degradação ambiental e expondo a população ao risco de inundações.
O Tecnoversas do CT vai ao ar toda quinta-feira, às 11h, com reprise às 16h, na Rádio UFRJ!
Serviço:
Tecnoversas – programa semanal, vai ao ar toda quinta-feira
Rádio UFRJ – www.radio.ufrj,br
Horários: 11h, com reprise às 16h
Plataformas: Speaker, Spotify, Podchaser, Podcast Addict, Apple Podcasts, iHeartRadio, Google Podcasts, Castbox, Deezer e JioSaavn
Créditos:
Produção: Decania do CT e Laboratório de Produção Multimídia (LPM/Coppe)
Locução e edição: Gabriel Savelli