
Projeto IPQ: Inserção Profissional Qualificada de pessoas surdas no ambiente de trabalho
Nesta quinta-feira (19/12), às 11 horas, o Tecnoversas vai bater um papo com Fábio Zamberlan, professor do Programa de Engenharia de Produção da Coppe/UFRJ e coordenador do Laboratório Trabalho e Formação, sobre o Projeto IPQ – Inserção Profissional Qualificada de pessoas com deficiência no ambiente de trabalho.
Zamberlan vai falar sobre o lançamento do material didático composto por três livros destinados à formação com inserção profissional de pessoas surdas. Ficou curioso para conhecer esse trabalho e entender como ele foi desenvolvido?
O Tecnoversas vai ao ar toda quinta-feira, às 11h, com reprise às 16h, na Rádio UFRJ!
Serviço:
Tecnoversas – programa semanal, vai ao ar toda quinta-feira
Rádio UFRJ – www.radio.ufrj,br
Horários: 11h, com reprise às 16h
Plataformas: Speaker, Spotify, Podchaser, Podcast Addict, Apple Podcasts, iHeartRadio, Google Podcasts, Castbox, Deezer e JioSaavn
Créditos:
Produção: Decania do CT e Laboratório de Produção Multimídia (LPM/Coppe)
Locução e edição: Gabriel Savelli

Para celebrar o Dia Internacional das Mulheres a Comissão Interna de Eventos da Decania do Centro de Tecnologia (CT) da UFRJ promove o debate “Quebrando barreiras: desafios e conquistas da mulher no mundo do trabalho” no dia 12 de março, às 14 horas, na sala G-122, que fica no Bloco G do CT. O evento será híbrido e será transmitido pelo canal do CT no YouTube, https://bit.ly/youtubedoct.
O evento terá a participação de Consuelo Garcia, diretora de gestão corporativa aposentada da Cepel; Daise Rosas, fundadora da Empresa Cores da Floresta no Acre e presidenta da Rede Brasil Afroempreendedor do Rio de Janeiro, e Talita Peixoto, consultora de investimentos de impacto e professora do Instituto Infnet e da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. A moderação ficará por conta de Iris Guardatti, técnica em assuntos educacionais da Coordenação de Integração Acadêmica do CT.
O debate discutirá as barreiras que as mulheres ainda enfrentam para ascender profissionalmente no mercado de trabalho, entre elas as diferenças salariais e oportunidades, estereótipos de liderança, desafios da maternidade, falta de políticas de diversidade e inclusão, assédio moral e sexual.

De 17 a 19 de março, a Escola Politécnica da UFRJ realizará a Semana de Acolhimento aos Calouros 2025.1. Durante os três dias, os calouros vão participar de atividades preparadas por estudantes, professores e funcionários, realizadas no auditório Horta Barbosa, das 8h às 17h.
O objetivo do evento é receber o calouro de forma especial, tornando esse primeiro contato com a universidade um momento onde ele poderá conhecer um pouco do universo acadêmico e as oportunidades que a Escola Politécnica da UFRJ pode oferecer ao longo da formação.
Haverão apresentações sobre a Escola Politécnica, os cursos de Engenharia, as atividades acadêmicas, os Programas de Intercâmbio, as Equipes de Competição, as Organizações Estudantis e as Atividades Complementares.
Acompanhe a programação no site https://calouros.poli.ufrj.br

Vem aí a nova temporada do Clube da Escrita do Centro de Tecnologia (CT) da UFRJ! A estreia será no dia 3 de abril, às 14 horas, com a Fernanda B. de Aquino, doutoranda do Laboratório de Ética em Pesquisa, Comunicação Científica e Sociedade do Instituto de Bioquímica Médica (IBqM) da UFRJ, que irá falar sobre o tema “Por que e como submeter o projeto de pesquisa ao Comitê de Ética em Pesquisa?”
Durante o encontro, Fernanda vai abordar como a ética na pesquisa em seres humanos é fundamental para a atividade científica, os consensos internacionais que estabelecem os direitos e a dignidade dos participantes de estudos, sendo o Brasil um dos países que se destaca no tema por possuir um sistema regulamentado para conduzir esse tipo de pesquisa. Além disso, a convidada irá falar sobre as dúvidas recorrentes dos estudantes de pós-graduação em relação à submissão dos projetos aos Comitês de Ética e as mudanças recentes na submissão de protocolos ao sistema de regulação de ética em pesquisa obrigatória para áreas em que antes havia dúvidas sobre essa necessidade.
A atividade é online, será transmitida pelo canal do CT no YouTube, https://bit.ly/youtubedoct e irá conferir certificado de participação.
O Clube da Escrita do CT uma iniciativa da Coordenação de Integração Acadêmica da Decania do CT em parceria com o Laboratório da Palavra e o Laboratório de Letramentos Acadêmicos em Linguística Aplicada (Lab-la) da Faculdade de Letras da UFRJ e apoio da Associação de Pós-graduandos – APG/UFRJ.

O evento será realizado no Auditório da Coppe, que fica no bloco G, sala 122.

O encontro do Clube da Escrita do Centro de Tecnologia (CT) da UFRJ do dia 8 de maio, às 14 horas, vai conversar com Rafael Ris-Ala, autor do livro “Metodologia de Pesquisa em Engenharia de Software” que fala sobre a preparação em todo o processo de produção científica para tornar o pesquisador apto a desenvolver trabalhos acadêmicos de alto impacto. A obra foi indicada ao Prêmio Jabuti Acadêmico de 2025.
Ris-Ala vai abordar o lado divertido de desenvolver um trabalho científico como forma de expressar sua criatividade, competência e entusiasmo pela área de interesse. A proposta do encontro é orientar estudantes e pesquisadores sobre as atividades da pesquisa, detalhando o ciclo de vida da produção científica em cinco etapas: definição, execução, redação, publicação e divulgação da pesquisa. Além de trazer sugestões para quem deseja enriquecer a apresentação de seus projetos.
Pesquisador assistente do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência, Rafael Ris-Ala é doutorando em Inteligência Artificial no Programa do Instituto de Computação da UFRJ em cotutela com a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), é autor publicado pela Springer Nature na área de Aprendizagem por Reforço, um campo de IA contemplado com o Prêmio Turing de 2024.
A atividade do Clube da Escrita é online, será transmitida pelo canal do CT no YouTube, https://bit.ly/youtubedoct e irá conferir certificado de participação.


No dia 22/05, das 9h às 15h, o Bloco A do CT vai virar um espaço de cuidado e pertencimento!
A SGAADA, em parceria com a Defensoria Pública e a nossa Diretoria de Gênero e Pertencimento, estará oferecendo atendimento de demandas para requalificação civil, conversão de união estável em casamento, orientação jurídica e falando sobre Direitos Humanos.
O evento foi pensado com carinho especial para nossa comunidade LGBTQIAPN+, mas de portas (e corações) abertos pra todos!
Participe dessa ação que vai fortalecer a rede que acolhe, informa e transforma! Compartilhe ao máximo essa informação para que mais pessoas participem desta ação!
ATENÇÃO: Quem for participar, deve preencher o formulário que é acessado por meio do QRCode na imagem de divulgação.

Em homenagem ao Dia do Trabalhador, a Comissão Interna de Eventos da Decania do Centro de Tecnologia (CT) da UFRJ promove uma roda de conversa sobre a importância da segurança no ambiente de trabalho no dia 28 de maio, das 11h às 12h, no Hall do Bl.A do CT.
O evento terá a participação de Huascar da Costa Filho, coordenador de segurança e saúde no trabalho da Decania do CT; abordando a importância da política de SMS; Marcio Santos, Diretor do Grupo MS Assessoria, falando sobre NR1 e os riscos psicossociais no ambiente de trabalho; e Anelo R. Guiraldello, responsável pelos serviços gerais do projeto Recicla CT, apresentando os riscos ambientais na coleta de resíduos.
E, entre 9h e 13h, a Coordenação de Atenção à Saúde do Trabalhador (CPST) da Pró-Reitoria de Pessoal da UFRJ estará presente com o programa REEQUILIBRE. A equipe estará oferecendo atendimento de saúde cardiovascular com a medição da pressão arterial e da glicemia capilar; nutricionista esclarecendo sobre os mitos e verdades sobre a alimentação; atendimento para a prevenção de infecções sexualmente transmissíveis com distribuição de preservativos. Além disso, o Centro de Vacinação de Adultos estará orientando os participantes sobre a atualização da caderneta de vacinação e tirando dúvidas em relação à imunização.

O próximo encontro virtual do Clube da Escrita do Centro de Tecnologia (CT) da UFRJ será no dia 29 de maio, às 14 horas, com Mell Siciliano, Bibliotecária do Sistema de Bibliotecas e Informação (SiBI/UFRJ). A conversa será sobre como o Pantheon, o repositório institucional da UFRJ que é uma importante ferramenta de divulgação das pesquisas produzidas na universidade, pode contribuir para a escrita do trabalho acadêmico.
O Pantheon coleta, preserva e divulga de forma digital a produção acadêmica em todas as áreas do conhecimento e pode ser uma excelente fonte de informações de acesso aberto para pesquisadores e estudantes. Fazem parte dos ativos do repositório as teses e dissertações da UFRJ, artigos científicos, livros eletrônicos, capítulos de livros e trabalhos apresentados em eventos por professores, pesquisadores, técnicos-administrativos e estudantes de pós-graduação da universidade. Durante a conversa, Mell irá apresentar o repositório institucional Pantheon, falar sobre sua importância para a universidade e para a divulgação das pesquisas desenvolvidas pelos pesquisadores e estudantes da UFRJ.
A atividade do Clube da Escrita é online, será transmitida pelo canal do CT no YouTube, https://bit.ly/youtubedoct e irá conferir certificado de participação.