O Clube da Escrita do Centro de Tecnologia (CT) da UFRJ recebe, no dia 26 de maio às 14 horas, Renan Moritz V. R. Almeida para uma palestra sobre “Plágio e paráfrase: evitando um, fazendo o outro”. Docente titular do Programa de Engenharia Biomédica da Coppe/UFRJ, o prof. Renan lecionou por 10 anos o curso de extensão “Metodologia da Escrita Científica” promovido pela Coppe e é autor do livro “Elementos da Escrita Científica para o Pesquisador Iniciante”, publicado pela Editora Interciência e que, em breve, terá a 2º edição lançada.
A proposta do encontro é discutir os tópicos importantes para o desenvolvimento da capacidade de escrita acadêmica: o que é o plágio; como identificá-lo e como evitá-lo. A ideia é ter uma conversa interativa com o público, que poderá encaminhar perguntas, comentários e exemplos de textos, além aproveitar para tirar dúvidas sobre o tema.
A mediação será realizada por Cesar Barros, Mestre em Ciências pelo Programa de Engenharia Biomédica da Coppe/UFRJ. A live terá tradução simultânea em Libras e transmissão ao vivo pelo Facebook/@ufrjct e no canal do Centro de Tecnologia no YouTube, https://bit.ly/youtubedoct.
Criado em 2020, o Clube da Escrita é uma iniciativa da Coordenação de Integração Acadêmica do CT em parceria com a Associação de Pós-graduandos – APG/UFRJ, as representações discentes do CT e o Laboratório da Palavra da Faculdade de Letras da UFRJ.
Realidade ou distopia: avanços e desafios na área de IoT (internet das coisas)
O programa Tecnoversas do CT que vai ao ar no dia 2 de junho, às 11h (inédito) e 16h (reprise), tem como convidado Carlos Miceli, professor do o Programa de Engenharia de Sistemas e Computação da Coppe e do Instituto Tércio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionais da UFRJ. Na conversa, você vai saber mais sobre as tecnologias de IoT, descobrir como elas já estão presentes no nosso dia a dia, conhecer os principais desafios para a criação de cidades inteligentes no país e entender a importância da segurança digital na IoT.
Disponível sempre na primeira quinta-feira do mês no site da Rádio UFRJ e nas plataformas Speaker, Spotify, Podchaser e Podcast Addict, o Tecnoversas traz entrevistas com os especialistas pelas pesquisas e projetos desenvolvidos pelas unidades do CT – Escola Politécnica, da Escola de Química, da Coppe, do Instituto de Macromoléculas e do Núcleo Interdisciplinar de Desenvolvimento Social (Nides).
Siga o Centro de Tecnologia no Facebook/@ufrjct e no Instagram/ctufrj e fique por dentro da programação do Tecnoversas do CT.
Serviço:
Tecnoversas – programa mensal, vai ao ar na primeira quinta-feira do mês
Rádio UFRJ – www.radio.ufrj.br
Horários: 11h, com reprise às 16h
Plataformas: Speaker, Spotify, Podchaser e Podcast Addict
O desenvolvimento de um purificador de ar Hepa de baixo custo e a importância do diálogo entre diferentes áreas de conhecimento.
O programa Tecnoversas do CT que vai ao ar amanhã (4/8), às 11h (inédito) e 16h (reprise), está especial. O convidado é o Luiz Gustavo Escansetti, recém-formado em Engenharia Mecânica pela Escola Politécnica da UFRJ, que desenvolveu para o seu TCC todas as etapas de um modelo de purificador Hepa de baixo custo.
O dispositivo serve para filtrar as partículas de aerossóis suspensas no ar e que podem propagar doenças como, tuberculose e covid-19, para os profissionais da saúde ao entrarem nas unidades de isolamento de pacientes em tratamento. O protótipo feito pelo Gustavo está funcionando em uma unidade de isolamento do Instituto de Doenças do Tórax (IDT) da UFRJ e ele vai contar como foi essa experiência que envolveu diferentes áreas de conhecimento.
Serviço:
Tecnoversas – programa mensal, vai ao ar na primeira quinta-feira do mês
Rádio UFRJ – www.radio.ufrj.br
Horários: 11h, com reprise às 16h
Plataformas: Speaker, Spotify, Podchaser e Podcast Addict
Créditos:
Produção: Decania do CT e Laboratório de Produção Multimídia (LPM/Coppe)
Locução e edição: Gabriel Savelli
O Festival UFRJMar encerra a sua programação com a mesa redonda “O papel da Extensão Universitária no diálogo com os territórios” no dia 26 de agosto, às 9 horas, na Casa de Cultura de Paraty. O evento contará com a participação de Walter Suemitsu, Decano do Centro de Tecnologia (CT) da UFRJ; Eleonora Ziller, professora da Faculdade de Letras da UFRJ e presidente da AdUFRJ entre os anos 2019 e 2021; e Gabriela Gibrail, Secretária de Educação de Paraty.
Durante o encontro os convidados irão discutir a importância da extensão universitária na promoção de ações que busquem desenvolver tecnologias, por meio de métodos participativos e de forma interdisciplinar, para promover o desenvolvimento social e contribuir com a elaboração de políticas públicas que beneficiem a sociedade. O professor Paulo Maia do Núcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Social (Nides) da UFRJ será o moderador do evento, que é gratuito e aberto ao público.
Serviço:
Casa de Cultura de Paraty
Endereço: R. Dona Geralda, 194 – Centro Histórico – Paraty
Ingresso: Gratuito
O Clube da Escrita do Centro de Tecnologia (CT) da UFRJ promove a oficina “VOSviewer: introdução à utilização do software de construção e visualização de redes bibliométricas” com Híngred Resende, doutoranda do Programa de Engenharia de Produção da Coppe/UFRJ.
Voltada para os estudantes de toda a UFRJ, a oficina será realizada no dia 26 de agosto, às 12 horas, de forma remota. Para essa atividade, o Clube da Escrita irá oferecer 60 vagas que serão preenchidas de acordo com a ordem de inscrição.
A oficina irá apresentar o funcionamento do software VOSviewer, programa voltado para a construção e visualização de redes bibliométricas, para que os participantes possam ter uma interação prática com a ferramenta que permite, entre outras funções, a criação de redes de relações de citação, acoplamento bibliográfico, cocitação ou coautoria. A proposta é que ao final do encontro os alunos sejam capazes de construir e analisar as redes bibliométricas.
Os interessados em participar devem se inscrever no período de 12 a 24 de agosto através do formulário disponível no link: https://bit.ly/clubedaescrita-oficinavosviewer.
É possível instalar o software para acompanhar a aplicação prática durante o evento, o download é grátis e pode ser feito através do link https://www.vosviewer.com/download.
O Clube da Escrita do CT há dois anos tem mudado a forma de enxergar e vivenciar o processo da escrita acadêmica. Estudantes, professores, técnicos-administrativos do CT, de outras universidades e de instituições de ensino e pesquisa estão trocando experiências sobre o desafio de escrever seus trabalhos de conclusão de cursos, dissertações e teses.
A partir do dia 29 de agosto, o vídeo sobre os dois anos de atividades do Clube da Escrita do CT estará disponível no Festival do Conhecimento da UFRJ, acesse o canal youtube.com/ExtensãoUFRJ para assistir.
Criado em 2020, o Clube da Escrita do Centro de Tecnologia (CT) da UFRJ é uma iniciativa da Coordenação de Integração Acadêmica do CT, em parceria com a Associação de Pós-graduandos (APG/UFRJ), as representações discentes do CT e o Laboratório da Palavra da Faculdade de Letras da UFRJ.
Para mais informações sobre o Festival do Conhecimento UFRJ 2022, acesse even3.com.br/festivaldoconhecimento e siga a Extensão UFRJ nas redes sociais: linktr.ee/extensaoufrj
O lançamento do livro “Elementos da Escrita Científica para o Pesquisador Iniciante” do prof. Renan Moritz do Programa de Engenharia Biomédica da Coppe/UFRJ, em parceria com o Clube da Escrita do Centro de Tecnologia (CT) da UFRJ, faz parte da programação do Festival do Conhecimento 2022. A atividade acontece no dia 30 de agosto, às 14h30, e será coordenada por Iris Guadartti, integrante da equipe da Coordenação de Integração Acadêmica da Decania do CT e uma das coordenadoras do Clube da Escrita, e Cesar Borges Barros, mestre em Engenharia Biomédica da Coppe.
O livro discute questões relativas aos componentes do estilo e da estruturação de um trabalho científico; além de abordar problemas da comunicação científica moderna, como ética, métricas de avaliação, retratações e publicações predatórias. A obra foi escrita com base nos trinta anos de experiência do autor como professor de Metodologia da Ciência e Escrita Científica na COPPE/UFRJ.
Para mais informações sobre o Festival do Conhecimento UFRJ 2022, acesse even3.com.br/festivaldoconhecimento e siga a Extensão UFRJ nas redes sociais: linktr.ee/extensaoufrj
O programa Tecnoversas do CT que vai ao ar nesta quinta-feira (1/9), às 11h (inédito) e 16h (reprise), traz como convidada Maria de Fátima Abrantes, doutoranda do Programa de Engenharia Ambiental da Escola Politécnica da UFRJ, para conversar sobre o projeto Encosta Viva. Uma iniciativa socioeducativa que percorre escolas públicas do município do Rio de Janeiro para levar informações a crianças e jovens moradores de comunidades expostas a desastres associados a deslizamentos de terra.
A Fátima vai falar sobre o trabalho com a educação formal e não formal, como essas atividades são realizadas dentro do projeto e a importância da interdisciplinaridade para criar uma conexão com a realidade dos alunos. Além disso, vai nos contar como o Encosta Viva tem contribuído para a mudança de comportamentos sociais e impacta na formação de novos pesquisadores.
Serviço:
Tecnoversas – programa mensal, vai ao ar na primeira quinta-feira do mês
Rádio UFRJ – www.radio.ufrj.br
Horários: 11h, com reprise às 16h
Plataformas: Speaker, Spotify, Podchaser e Podcast Addict
Créditos:
Produção: Decania do CT e Laboratório de Produção Multimídia (LPM/Coppe)
Locução e edição: Gabriel Savelli
A Associação de Pós-Graduandos da UFRJ (APG) e o Clube da Escrita do CT estarão presentes no Festival do Conhecimento UFRJ no dia 2 de setembro, das 9h às 12h, com a oficina “Organizando sua pesquisa e estudos com o Notion”, ministrada por Giovanna Lucio Monteiro.
Giovanna é mestranda em Sociologia do Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), coordenadora do Observatório Feminista de Relações Internacionais, além de pesquisadora do grupo CASA e do NETSAL, ambos projetos do IESP.
O Notion é um programa que fornece componentes tais como notas, bases de dados, quadros, wikis, calendários e lembretes para facilitar o gerenciamento do conhecimento ou de projetos, tomada de notas e de dados. A proposta é que ao final da oficinal os participantes consigam utilizar o Notion para gerenciar suas atividades de pesquisa.
Para mais informações sobre o Festival do Conhecimento UFRJ 2022, acesse even3.com.br/festivaldoconhecimento e siga a Extensão UFRJ nas redes sociais: linktr.ee/extensaoufrj.