Calendar

maio
19
qua
O processo da escrita científica: da primeira ideia até a publicação @https://bit.ly/youtubedoct
maio 19@14:00 – 15:30
O processo da escrita científica: da primeira ideia até a publicação @ https://bit.ly/youtubedoct

O Clube da Escrita conversa sobre “O processo da escrita científica: da primeira ideia até a publicação” no próximo dia 19 de maio, às 14 horas, com a participação de Jean-David Caprace, professor e coordenador do Programa de Engenharia Oceânica (PENO) da Coppe/UFRJ. O encontro terá  tradução simultânea em Libras e transmissão ao vivo pelo Facebook/@ufrjct e no canal do Centro de Tecnologia no YouTube, https://bit.ly/youtubedoct.

A proposta da live é apresentar o processo da escrita científica porque ao compreendê-lo o aluno aumenta suas chances de ser bem-sucedido na publicação de artigos de alto fator de impacto. Caprace, que também é Editor-chefe da revista científica Marine Systems and Ocean Technology (Springer), discutirá as várias fases da escrita científica – do nascimento da primeira ideia até a publicação – abordando os processos de escrita, a submissão, a revisão por pares, a publicação, a indexação e a gestão das publicações online. E, ainda, dará algumas dicas de técnicas e ferramentas que podem ajudar o aluno a ser mais eficiente no seu processo de escrita.

A mediação será realizada por George Victor Brigagão, doutor pelo Programa de Engenharia Ambiental (PEA/POLI-EQ/UFRJ) e um dos vencedores do Prêmio CAPES de Tese 2020, no qual foi agraciado pela autoria de uma das três melhores teses do país.

O Clube da Escrita é uma iniciativa da Coordenação de Integração Acadêmica do CT em parceria com a Associação de Pós-graduandos – APG/UFRJ, as representações discentes do CT e o Laboratório da Palavra da Faculdade de Letras da UFRJ.

maio
20
qui
Tecnoversas do CT @www.radio.ufrj.br
maio 20@10:00 – 11:00
Tecnoversas do CT @ www.radio.ufrj.br

No dia 20 de maio, no quinto programa do Tecnoversas, George Victor Brigagão, aluno de doutorado do Programa de Engenharia Ambiental (PEA) da Escola Politécnica e um dos vencedores do Prêmio CAPES de Tese 2020, explica como novas rotas tecnológicas podem contribuir para a redução das emissões de dióxido de carbono (CO2) no setor de energia.

O Tecnoversas também está disponível no Spreaker, no Spotify, no Podchaser e no Podcast Addict.
Rádio UFRJ – www.radio.ufrj.br
maio
31
seg
Semana do Meio Ambiente 2021 da Escola Politécnica da UFRJ @https://bit.ly/2TsBRrn
maio 31@17:00 – jun 2@18:00
Semana do Meio Ambiente 2021 da Escola Politécnica da UFRJ @ https://bit.ly/2TsBRrn
A Semana do Meio Ambiente 2021 da Politécnica da UFRJ começa na segunda-feira (31/5), às 17h, com transmissão ao vivo pelo canal da Escola Politécnica no YouTube!
Com uma programação cheia de debates e palestras sobre os desafios da gestão ambiental, o encontro tratará de questões como o saneamento no Rio de Janeiro, agroindústria e os ecossistemas, e problemas e soluções relativos à mobilidade urbana.
Mais informações sobre a programação, acesse o site do evento: http://semanadomeioambiente.poli.ufrj.br/.
jun
2
qua
Ciclo de Seminários NIDF @www.youtube.com/c/canalarchimedes
jun 2@15:00 – 16:30
Ciclo de Seminários NIDF @ www.youtube.com/c/canalarchimedes

O seminário “Marginally turbulent Couette flow in a spanwise confined passage of square cross-section” será ministrado pelo pesquisador Bayode Owolabi que realiza o seu pós-doutorado no Núcleo Interdisciplinar de Dinâmica dos Fluidos (NIDF) da UFRJ. Owolabi é Engenheiro Mecânico pela Federal University of Technology Akure na Nigéria, mestre em Geração de Energia pela University of Liverpool (UK) e PhD pelo programa duplo entre a University of Liverpool and National Tsing Hua University em Taiwan. Atualmente, Owolabi leciona na Federal University of Technology Akure e sua pesquisa é focada nos escoamentos turbulentos delimitados por paredes, escoamentos multifásicos, transição para turbulência, redução de arrasto de polímero e reologia. A partir das 16 horas, o pesquisador Bayode Owolabi estará disponível para conversar e tirar dúvidas sobre a sua apresentação através do link: http://meet.google.com/mes-tmqr-rnb

jun
3
qui
Tecnoversas do CT @www.radio.ufrj.br
jun 3@10:00 – 10:30
Tecnoversas do CT @ www.radio.ufrj.br

No dia 3 de junho, no programa do Tecnoversas do CT você vai ficar por dentro de como são as atividades do Laboratório Interdisciplinar de Meio Ambiente (Lima) e do CentroClima da COPPE no desenvolvimento de políticas públicas para mitigação e adaptação às mudanças climáticas. O convidado é Emilio La Rovere, que coordena ambos os laboratórios.

O Tecnoversas também está disponível no Spreaker, no Spotify, no Podchaser e no Podcast Addict.

Rádio UFRJ – www.radio.ufrj.br

jun
10
qui
Ciclo de Seminários NIDF @https://bit.ly/2SkQVH8
jun 10@16:00 – 17:00
Ciclo de Seminários NIDF @ https://bit.ly/2SkQVH8

O seminário “Estudo numérico-experimental para a determinação do tempo necessário para o bloqueio total do escoamento em uma válvula devido à incrustação carbonática: uma investigação preliminar” será ministrado pelo pesquisador Dr. Luiz Sica que realiza o seu pós-doutorado no Núcleo Interdisciplinar de Dinâmica dos Fluidos (NIDF) da UFRJ, onde desenvolve uma ferramenta preditiva fluidodinâmica capaz de prever o tempo necessário para o bloqueio total do escoamento devido a precipitação de sais inorgânicos durante o processo de produção de petróleo.

Luiz Sica é um profissional com formação híbrida, permitindo-o desenvolver pesquisas científicas numérico-experimentais, atualmente possui oito publicações em periódicos indexados internacionais sendo duas como único autor. Foi engenheiro de pesquisa no Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), tendo recebido o prêmio Oscar Niemeyer de Trabalhos Científicos e Tecnológicos pelo CREA-RJ. Mestre em Ciências em Modelagem Computacional pelo LNCC e Doutor em Engenharia Mecânica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Sica foi pesquisador visitante na Texas A&M University no período de 08/2015 até 08/2016. Além disso, realizou pós-doutorado no Laboratório de Refrigeração, Condicionamento de Ar e Criogenia da PUC-Rio, com foco na aplicação de nanotecnologia para o aumento de performance de fluidos de trabalho operando em sistema térmicos. Sua pesquisa é focada em: mecânica do contínuo, reologia, escoamento multifásicos, escoamento em meios porosos, nanotecnologia e sistemas térmicos.

Segue o link para o chat:

Entrar na reunião Zoom
https://bit.ly/2SkQVH8

ID da reunião: 713 5561 4359
Senha de acesso: 9Mr3B7

jun
17
qui
Crise hídrica no Rio de Janeiro: causas e consequências @https://bit.ly/youtubedoct
jun 17@14:00 – 15:30
Crise hídrica no Rio de Janeiro: causas e consequências @ https://bit.ly/youtubedoct

Em homenagem ao Dia Mundial do Meio Ambiente, a Comissão Interna de Eventos da Decania do Centro de Tecnologia (CT) da UFRJ irá realizar no dia 17 de junho, às 14 horas, o debate “Crise hídrica no Rio de Janeiro: causas e consequências”. O evento, que já está na 14ª edição, será transmitido ao vivo pelo Facebook/@ufrjct e pelo canal do Centro de Tecnologia no YouTube, https://bit.ly/youtubedoct.

A live terá a participação de Marcia Dezotti, professora do Programa de Engenharia Química e Coordenadora do Laboratório de Controle de Poluição de Águas da Coppe/UFRJ; Adacto Ottoni, professor do Departamento de Engenharia Sanitária e do Meio Ambiente da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Conselheiro do Clube de Engenharia; de Isaac Volschan, professor do Departamento de Recursos Hídricos e Meio Ambiente (Drhima) da Escola Politécnica da UFRJ e consultor da Fundação COPPETEC e de outras entidades para estudos e projetos de engenharia aplicados ao saneamento ambiental urbano.

A proposta do debate é abordar o tema sobre diferentes perspectivas como, por exemplo, a questão da coleta, distribuição e tratamento da água e do esgoto, as principais causas e possíveis soluções para a crise hídrica, além dos desafios e oportunidades para o saneamento ambiental do Rio de Janeiro. A moderação do debate será feita pelo professor Osvaldo Rezende (Drhima/Politécnica/UFRJ).

O encontro faz parte da programação de eventos que a Decania do CT realiza mensalmente com o propósito de promover e incentivar o debate de temas importantes para sociedade. Siga o CT pelas Redes Sociais para acompanhar a nossa agenda de eventos.

Ciclo de Seminários NIDF @https://bit.ly/3gmpTbG - Senha de acesso: 123
jun 17@16:00 – 17:00
Ciclo de Seminários NIDF @ https://bit.ly/3gmpTbG - Senha de acesso: 123

O pesquisador Robert Jäckel é graduado em Engenharia Mecânica pela Universidad Autónoma Metropolitana de México e Mestre em Engenharia Mecânica pela Universidad Autónoma de San Luis Potosí. Atualmente, é doutorando do Programa de Engenharia Mecânica da Coppe e pesquisador do Núcleo Interdisciplinar de Dinâmica de Fluidos (NIDF) da Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde estuda a dissipação de estruturas coerentes em turbulência magnetohidrodinâmica. Possui publicações em periódicos indexados nas áreas de simulação numérica e experimental de fenômenos de transporte, além de materiais de mudança de fase. Jäckel desenvolveu um tubo Pitot aeronáutico resistente ao congelamento para evitar acidentes aeronáuticos, como o ocorrido no voo AF447 entre Brasil e França em 2009, o qual, no momento, está em sendo patenteado pelo escritório de patentes do México; e integra um grupo que pesquisa a concepção de caixas de transporte para vacinas contra COVID-19 com eficácia térmica elevada.

jun
24
qui
A pesquisa feita e a escrita: a narrativa importa? @https://bit.ly/youtubedoct
jun 24@14:00 – 15:30
A pesquisa feita e a escrita: a narrativa importa? @ https://bit.ly/youtubedoct

O tema do encontro do Clube da Escrita do dia 24 de junho, às 14 horas, será “A pesquisa feita e a escrita: a narrativa importa?” com José Carlos Pinto, professor do Programa de Engenharia Química da Coppe. Nosso convidado possui o canal Falando com Ciência no YouTube no qual discute o trabalho diário dos pesquisadores, é autor do livro de poesia “Palavras” e do livro “Lendo o jornal na varanda” que aborda questões diárias veiculadas pela grande mídia.
Durante o desenvolvimento de uma pesquisa, muitas vezes, os objetivos ou os resultados obtidos podem não ocorrer como esperado e o pesquisador precisa lidar com este dilema para escrever seu trabalho. José Carlos irá promover a discussão sobre como o positivismo acadêmico pode tornar invisível os resultados inesperados e impactar na escrita acadêmica.
A mediação será realizada por Débora Vaz, doutoranda pelo Programa de Engenharia Química da Coppe e consultora do SENAI, onde desenvolve estudos na área de reciclagem e economia circular de plásticos. A live terá tradução simultânea em Libras e transmissão ao vivo pelo Facebook/@ufrjct e no canal do Centro de Tecnologia no YouTube, https://bit.ly/youtubedoct.
O Clube da Escrita é uma iniciativa da Coordenação de Integração Acadêmica do CT em parceria com a Associação de Pós-graduandos – APG/UFRJ, as representações discentes do CT e o Laboratório da Palavra da Faculdade de Letras da UFRJ.

Ciclo de Seminários NIDF @https://meet.google.com/tzr-mxeq-urq
jun 24@16:00 – 17:00
Ciclo de Seminários NIDF @ https://meet.google.com/tzr-mxeq-urq

O estudo de erosão por partículas sólidas possui grande importância tecnológica e industrial, especialmente para o setor de petróleo e gás natural. A colisão de partículas com a superfície gera remoção de material e pode ocasionar falhas em medidores e equipamentos, diminuindo sua vida útil e aumentando os riscos de acidente. No entanto, o fenômeno erosivo é extremamente complexo de ser modelado devido ao número de variáveis que exercem influência no processo de desgaste. Grande parte dos modelos de dano existentes foram calibrados para o caso de jato impingente, porém pouco se sabe sobre a predição de erosão em geometrias mais complexas e em condições fora de suas faixas de validação.

O trabalho apresentado neste seminário tem como objetivo avaliar a aplicabilidade de tais modelos de erosão a uma outra geometria: uma junta do tipo “T” de seção quadrada.  Serão mencionadas as metodologias experimentais e computacionais utilizadas na quantificação do fenômeno erosivo, as técnicas de caracterização do escoamento e os resultados encontrados.

Felipe Reis é engenheiro mecânico graduado cum laude pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com período sanduíche na University of Bristol, e é Mestre em Engenharia Mecânica pela COPPE/UFRJ. Com formação profissional híbrida, Reis já atuou no ramo de tecnologia em meios de pagamentos, tendo trabalhado com logística, gestão de operações e planejamento e controle.

Atualmente atua como pesquisador do Núcleo Interdisciplinar de Dinâmica dos Fluidos (NIDF/UFRJ), onde gerencia projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) e desenvolve pesquisas nas áreas de escoamento multifásico, simulação numérica, manufatura aditiva e aprendizado de máquina. No NIDF, Reis liderou o primeiro projeto de Erosão do laboratório, tendo desenvolvido junto com sua equipe experimentos e simulações numéricas de escoamentos carregados de partículas sólidas com o intuito de avaliar a confiabilidade de válvulas de completação inteligente.

Em um trabalho com o Museu Nacional, Reis recebeu o prêmio de melhor trabalho técnico do I Congresso Brasileiro de Fluidodinâmica Computacional ao abordar de forma inovadora a biomecânica de voo de um pterossauro brasileiro. Hoje, ele integra a equipe de um projeto que visa prever e diagnosticar falhas em bombas centrífugas submersas durante sua operação.

Link para o chat de bate-papo com o pesquisador Felipe Reis a partir das 16 horas: https://meet.google.com/tzr-mxeq-urq