No dia 28 de abril, às 14 horas, o Clube da Escrita do Centro de Tecnologia (CT) da UFRJ recebe a professora Sonia Vasconcelos, do Programa de Educação, Gestão e Difusão em Biociências do Instituto de Bioquímica Médica Leopoldo de Meis (IBqM) da UFRJ, para falar sobre “Internacionalização da pesquisa e proficiência em língua inglesa: Desafios para jovens pesquisadores brasileiros”. A live terá tradução simultânea em Libras e transmissão ao vivo pelo Facebook/@ufrjct e no canal do Centro de Tecnologia no YouTube, https://bit.ly/youtubedoct.
A internacionalização das universidades e institutos de pesquisa vem ganhando espaço cada vez maior em políticas públicas em vários países, incluindo diversas ações de cooperação em projetos, estimulando intercâmbios e expansão de redes colaborativas. Nesse ambiente internacional, os desafios incluem uma boa dinâmica de comunicação entre os participantes e o fator linguístico é, naturalmente, um desafio em muitas dessas cooperações, para estudantes e professores/pesquisadores.
No âmbito da pesquisa científica, a língua inglesa continua tendo um papel central em projetos colaborativos e publicações internacionais. Entretanto, o que pesquisas e relatórios nacionais e internacionais indicam sobre os desafios linguísticos que se impõem nesse processo de internacionalização? De que forma as dificuldades com a escrita acadêmica em inglês, por exemplo, podem impactar esse ambiente colaborativo?
O encontro pretende oferecer a estudantes, professores e pesquisadores uma perspectiva sobre o tema, buscando ampliar o olhar para as questões linguísticas que permeiam esse processo de internacionalização da pesquisa. A mediação será realizada pela pesquisadora Carmen Penido, Especialista em Ciência, Tecnologia, Produção e Inovação em Saúde Pública do Centro de Desenvolvimento Tecnológico em Saúde (CDTS) da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ). Sonia e Carmen coordenaram a organização da sexta edição do Brazilian Meeting on Research Integrity, Science and Publication Ethics (VI BRISPE).
O Clube da Escrita é uma iniciativa da Coordenação de Integração Acadêmica do CT em parceria com a Associação de Pós-graduandos – APG/UFRJ, as representações discentes do CT e o Laboratório da Palavra da Faculdade de Letras da UFRJ.
O Tecnoversas do Centro de Tecnologia (CT) da UFRJ, o podcast que deixa você por dentro do mundo da ciência, tecnologia e inovação, estreia a sua terceira temporada no dia 5 de maio, mas em um novo horário, às 11 horas (inédito) e 16 horas (reprise).
O programa, disponível sempre na primeira quinta-feira do mês no site da Rádio UFRJ e nas plataformas Speaker, Spotify, Podchaser e Podcast Addict, traz entrevistas com os especialistas pelas pesquisas e projetos desenvolvidos pelas unidades do CT – Escola Politécnica, da Escola de Química, da Coppe, do Instituto de Macromoléculas e do Núcleo Interdisciplinar de Desenvolvimento Social (Nides).
A convidada do programa de estreia é Monica Pertel, professora do curso de Engenharia Ambiental da Escola Politécnica da UFRJ e coordenadora do projeto de extensão Liga pela Universalização da Participação em Políticas Públicas Ambientais (LUPPA), que vai contar como você pode participar junto com alunos, professores de outras unidades de ensino da UFRJ e de diversos parceiros externos na divulgação e na construção de políticas e ações ambientais para a Região Metropolitana do Rio de Janeiro.
Siga o Centro de Tecnologia no Facebook/@ufrjct e no Instagram/ctufrj e fique por dentro da programação do Tecnoversas.
Serviço:
Tecnoversas – programa mensal, vai ao ar na primeira quinta-feira do mês
Rádio UFRJ – www.radio.ufrj.br
Horários: 11h, com reprise às 16h
Plataformas: Speaker, Spotify, Podchaser e Podcast Addict
O Clube da Escrita do Centro de Tecnologia (CT) da UFRJ promove a oficina “Produção textual acadêmica” com Eduardo Coelho, professor do Departamento de Letras Vernáculas e do Programa de Pós-Graduação em Letras (Ciência da Literatura) da Faculdade de Letras da UFRJ e integrante da equipe do Laboratório da Palavra/PACC. A oficina irá abordar questões sobre o desbloqueio da escrita, a formulação de resumo como roteiro e descrição do objeto de pesquisa.
Voltada para os estudantes de pós-graduação do CT, a oficina terá três encontros online nos dias 17, 24 e 31 de maio, entre 19 horas e 21 horas. Para essa atividade, o Clube da Escrita irá oferecer 40 vagas que serão preenchidas de acordo com a ordem de inscrição.
Os interessados em participar devem se inscrever nos dias 10 e 11 de maio através do formulário disponível no link: https://forms.gle/3oo1VGAuzymDR45R8
Para celebrar o Dia do Trabalhador, a Comissão Interna de Eventos da Decania do Centro de Tecnologia (CT) da UFRJ realizará no próximo dia 18 de maio, às 14 horas, a roda de conversa “O trabalhador da UFRJ em movimento nas atividades presenciais” que será realizado no Salão Nobre do CT. O encontro será realizado de forma híbrida, sendo também transmitido ao vivo pelo Facebook/@ufrjct e pelo canal do CT no YouTube https://bit.ly/youtubedoct.
O encontro terá a participação de Alexandre Brasil, Pró-Reitor de Pessoal (PR-4) da UFRJ, Roberto Medronho, professor de Epidemiologia da Faculdade de Medicina da UFRJ; e Roberto Gambine, Diretor Adjunto de Administração do Instituto de Doenças do Tórax da UFRJ. Samantha Gomes, da Superintendência de atenção à saúde do trabalhador (SUPERAST) da PR-4, ficará à frente da mediação.
A proposta da roda de conversa é discutir como os trabalhadores da universidade estão lidando com o retorno presencial depois de exercerem suas atividades remotamente por quase dois anos e a possibilidade de o trabalho externo continuar no pós-pandemia.
O encontro faz parte da programação de eventos que a Decania do CT organiza mensalmente para incentivar o debate sobre assuntos de interesse dos técnicos-administrativos e de toda a sociedade.
O Clube da Escrita do Centro de Tecnologia (CT) da UFRJ recebe, no dia 26 de maio às 14 horas, Renan Moritz V. R. Almeida para uma palestra sobre “Plágio e paráfrase: evitando um, fazendo o outro”. Docente titular do Programa de Engenharia Biomédica da Coppe/UFRJ, o prof. Renan lecionou por 10 anos o curso de extensão “Metodologia da Escrita Científica” promovido pela Coppe e é autor do livro “Elementos da Escrita Científica para o Pesquisador Iniciante”, publicado pela Editora Interciência e que, em breve, terá a 2º edição lançada.
A proposta do encontro é discutir os tópicos importantes para o desenvolvimento da capacidade de escrita acadêmica: o que é o plágio; como identificá-lo e como evitá-lo. A ideia é ter uma conversa interativa com o público, que poderá encaminhar perguntas, comentários e exemplos de textos, além aproveitar para tirar dúvidas sobre o tema.
A mediação será realizada por Cesar Barros, Mestre em Ciências pelo Programa de Engenharia Biomédica da Coppe/UFRJ. A live terá tradução simultânea em Libras e transmissão ao vivo pelo Facebook/@ufrjct e no canal do Centro de Tecnologia no YouTube, https://bit.ly/youtubedoct.
Criado em 2020, o Clube da Escrita é uma iniciativa da Coordenação de Integração Acadêmica do CT em parceria com a Associação de Pós-graduandos – APG/UFRJ, as representações discentes do CT e o Laboratório da Palavra da Faculdade de Letras da UFRJ.
Realidade ou distopia: avanços e desafios na área de IoT (internet das coisas)
O programa Tecnoversas do CT que vai ao ar no dia 2 de junho, às 11h (inédito) e 16h (reprise), tem como convidado Carlos Miceli, professor do o Programa de Engenharia de Sistemas e Computação da Coppe e do Instituto Tércio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionais da UFRJ. Na conversa, você vai saber mais sobre as tecnologias de IoT, descobrir como elas já estão presentes no nosso dia a dia, conhecer os principais desafios para a criação de cidades inteligentes no país e entender a importância da segurança digital na IoT.
Disponível sempre na primeira quinta-feira do mês no site da Rádio UFRJ e nas plataformas Speaker, Spotify, Podchaser e Podcast Addict, o Tecnoversas traz entrevistas com os especialistas pelas pesquisas e projetos desenvolvidos pelas unidades do CT – Escola Politécnica, da Escola de Química, da Coppe, do Instituto de Macromoléculas e do Núcleo Interdisciplinar de Desenvolvimento Social (Nides).
Siga o Centro de Tecnologia no Facebook/@ufrjct e no Instagram/ctufrj e fique por dentro da programação do Tecnoversas do CT.
Serviço:
Tecnoversas – programa mensal, vai ao ar na primeira quinta-feira do mês
Rádio UFRJ – www.radio.ufrj.br
Horários: 11h, com reprise às 16h
Plataformas: Speaker, Spotify, Podchaser e Podcast Addict
O desenvolvimento de um purificador de ar Hepa de baixo custo e a importância do diálogo entre diferentes áreas de conhecimento.
O programa Tecnoversas do CT que vai ao ar amanhã (4/8), às 11h (inédito) e 16h (reprise), está especial. O convidado é o Luiz Gustavo Escansetti, recém-formado em Engenharia Mecânica pela Escola Politécnica da UFRJ, que desenvolveu para o seu TCC todas as etapas de um modelo de purificador Hepa de baixo custo.
O dispositivo serve para filtrar as partículas de aerossóis suspensas no ar e que podem propagar doenças como, tuberculose e covid-19, para os profissionais da saúde ao entrarem nas unidades de isolamento de pacientes em tratamento. O protótipo feito pelo Gustavo está funcionando em uma unidade de isolamento do Instituto de Doenças do Tórax (IDT) da UFRJ e ele vai contar como foi essa experiência que envolveu diferentes áreas de conhecimento.
Serviço:
Tecnoversas – programa mensal, vai ao ar na primeira quinta-feira do mês
Rádio UFRJ – www.radio.ufrj.br
Horários: 11h, com reprise às 16h
Plataformas: Speaker, Spotify, Podchaser e Podcast Addict
Créditos:
Produção: Decania do CT e Laboratório de Produção Multimídia (LPM/Coppe)
Locução e edição: Gabriel Savelli