Calendar

nov
23
qua
As ciências de Engenharia no tempo da Independência @Hall da Decania do CT
nov 23@09:00 – dez 15@17:00
As ciências de Engenharia no tempo da Independência @ Hall da Decania do CT

Em homenagem ao bicentenário da independência do Brasil, a Comissão de Eventos da Decania do Centro de Tecnologia (CT) da UFRJ e o Prof. Heloí Fernandes Moreira organizaram a exposição “As ciências de Engenharia no tempo da Independência”.

A mostra reúne um acervo do início do período da independência do Brasil, a saber: do Museu da Escola Politécnica/CT (Livro de Registros, Ofícios, Portarias da Direção da Academia Real Militar – 1811); Museu Dom João VI/ EBA/CLA (Retrato de D. João VI -1813 , Autor: August Petit); Biblioteca de Obras Raras/Decania/CT (trabalhos científicos de autores como La Croix, Monge, Prony, Le Gende transformados em compêndios que serviriam de base para o ensino no Brasil) e acervo pessoal do Prof. Heloi Moreira (Ruínas da Sé Nova. 1817 – Aquarela de Thomas Ender – reprodução – Local aproveitado para a instalação da Academia Real Militar a partir de 1812.Original depositado na Akademie der Bildenden Künste, em Viena e considerado por Gilberto Ferrez “o único bom desenho aquarelado das ruínas da Sé Nova”).

10ª Semana da Consciência Negra @Centro de Tecnologia da UFRJ
nov 23@14:00 – 16:00
10ª Semana da Consciência Negra @ Centro de Tecnologia da UFRJ

A Comissão Interna de Eventos da Decania do Centro de Tecnologia (CT) da UFRJ promove, na semana de 21 a 25 de novembro, a 10ª Semana da Consciência Negra e o tema deste ano será a ancestralidade.

Ancestralidade e cultura estão interligadas e são um rico legado para a nossa descendência. Para discutir a importância da ancestralidade na cultura afro-brasileira, no dia 23 de novembro, às 14h, no auditório Horta Barbosa, está programado uma roda de conversa com a presença de Claudio Honorato, coordenador do Instituto Pretos Novos; Elias Alfredo, presidente do Quilombo Agbara Dudu; Janayma Marinho, representante da matriz africana Casa de Palha; Padre Gegê, Pároco da Igreja de Santa Bernadete. A mediação será feita por Denise Góes, coordenadora da Câmara de Políticas Raciais da UFRJ.

O grupo Comunidança, projeto de extensão da Escola de Educação Física e Desporto (EEFD) da UFRJ coordenado pela profa. Denise Maria Quelha de Sá, abrirá o evento com a apresentação do espetáculo “Dança sobre ancestralidade”. E a partir das 15h30, a Galeria da Velha Guarda da Portela encerra a atividade com chave de ouro.

Durante toda semana de 21 a 25 de novembro, entre 9h e 16h, os expositores da Feira de Artesanato estarão no hall do bloco A do CT expondo trabalhos manuais, bijuterias, chocolates e doces caseiros que são ótimas opções de presente neste fim de ano.

nov
29
ter
Quais fatores considerar na escolha do método de pesquisa? @Canal do CT no Youtube
nov 29@14:00 – 15:30
Quais fatores considerar na escolha do método de pesquisa? @ Canal do CT no Youtube

O Clube da Escrita do Centro de Tecnologia (CT) da UFRJ retorna com os encontros virtuais recebendo Mônica Silva no dia 29 de novembro, às 14 horas, para conversar sobre os fatores que devem ser considerados na escolha do método de pesquisa. Docente do Programa de Pós-graduação em Informática da UFRJ, Mônica é colaboradora da rede de pesquisas Iberoamericana IO-SALUD e autora do livro “Como escrever uma monografia”.

Para realizar um trabalho científico o pesquisador dispõe de uma série de metodologias com diferentes abordagens. Para escolher o método mais adequado deve-se considerar o nível de conhecimento sobre o tema, o objetivo do estudo e a disponibilidade de dados existentes. A proposta do encontro é apresentar alguns conceitos e a relação existente entre eles para que os pesquisadores sejam capazes de definir o método de pesquisa mais apropriado ao estudo que pretendem realizar.

A mediação será realizada por Paulo Tostes, professor e coordenador pedagógico de graduação e pós-graduação do Instituto Infnet no Rio de Janeiro e doutorando em Informática pela UFRJ. A live terá tradução simultânea em Libras e transmissão ao vivo pelo Facebook/@ufrjct e no canal do Centro de Tecnologia no YouTube, https://bit.ly/youtubedoct.

Criado em 2020, o Clube da Escrita é uma iniciativa da Coordenação de Integração Acadêmica do CT em parceria com a Associação de Pós-graduandos – APG/UFRJ, as representações discentes do CT e o Laboratório da Palavra da Faculdade de Letras da UFRJ.

dez
1
qui
Tecnoversas do CT @Rádio UFRJ
dez 1@11:00 – 11:30
Tecnoversas do CT @ Rádio UFRJ

Estudantes da Escola Politécnica têm primeiro projeto de lei de iniciativa popular aprovado na Alerj

Nesta quinta-feira (1/12), às 11h (inédito) e 16h (reprise), o Tecnoversas do CT está especial! O programa recebe os estudantes da Escola da Politécnica da UFRJ Yan Monteiro, aluno de Engenharia Civil; Francisco Victer, aluno de Engenharia de Produção e Severino Virgínio, da Engenharia Naval para conversar sobre o projeto que eles aprovaram na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), na categoria iniciativa popular. O Projeto de Lei nº 6.455/22 determina que as escolas públicas da rede estadual de ensino passem a disponibilizar ao menos uma composteira orgânica para o reaproveitamento de sobras da produção de merenda escolar.

Os estudantes entraram para a história como autores do primeiro projeto de iniciativa popular aprovado e vão nos contar sobre como surgiu a ideia de participar do edital de seleção da Alerj, como o projeto foi idealizado, como vai funcionar nas escolas e contribuir para a educação ambiental.
Serviço:
Tecnoversas – programa mensal, vai ao ar na primeira quinta-feira do mês
Rádio UFRJ – www.radio.ufrj.br
Horários: 11h, com reprise às 16h
Plataformas: Speaker, Spotify, Podchaser e Podcast Addict

Créditos:
Produção: Decania do CT e Laboratório de Produção Multimídia (LPM/Coppe)
Locução e edição: Gabriel Savelli
dez
5
seg
SemanArte do CT @Hall do bloco A do Centro de Tecnologia da UFRJ
dez 5@09:00 – dez 16@16:00
SemanArte do CT @ Hall do bloco A do Centro de Tecnologia da UFRJ

Você canta ou escreve poesias? A gastronomia é o seu passatempo? Então, venha mostrar o todo o seu talento na SemanArte que vai acontecer entre os dias 5 e 16 de dezembro, no hall do bloco A do Centro de Tecnologia (CT) da UFRJ. Organizado pela Comissão Interna da Decania do CT, o evento terá barracas para os expositores venderem trabalhos como pinturas, bijuterias, moda, gastronomia, além de um sarau para os participantes cantarem, dançarem ou apresentarem outras manifestações artísticas.

Desde 2007, a SemanArte é promovida pela Decania do CT para que a comunidade universitária possa apresentar habilidades e talentos, não requisitados no fazer profissional, mas que são motivo de orgulho e realização pessoal para muitos. Os interessados podem se inscrever até o dia 29 de novembro por meio do e-mail integracaodepessoal@ct.ufrj.br informando se quer participar da exposição ou do sarau.

O horário de funcionamento da exposição será das 9h às 16h e a apresentação do sarau ocorrerá entre 11h e 13h. Deixe lado a timidez e solte o artista que existe em você!!

jan
5
qui
Tecnoversas do CT @Rádio UFRJ
jan 5@11:00 – 11:30
Tecnoversas do CT @ Rádio UFRJ

Entre Foguetes e Satélites: As equipes Minerva Rockets e Sats e o Grupo de Pesquisas Aeroespaciais da UFRJ

No dia 5 de janeiro, às 11h, vai ao ar o primeiro Tecnoversas do CT de 2023! E para começar muito bem o ano novo, o programa recebe a equipe do Minerva Rockets e Sats, que desenvolve projetos voltados para o setor aeroespacial e busca formar profissionais qualificados e comprometidos com o desenvolvimento tecnológico do país. Vinculado à Escola Politécnica da UFRJ, o Minerva Rockets e Sats possuiu uma equipe multidisciplinar, atua no Laboratório de Recursos Hídricos e Meio Ambiente do Programa de Engenharia Civil da Coppe e no Laboratório de Estruturas da Coppe.

Em agosto do ano passado, a equipe do Minerva Sats conquistou com o nanossatélite μBioSat o 1º lugar na categoria CubeSat na Latin American Space Challenge (Lasc), evento que contou com participação de 48 times de 10 países diferentes apresentando projetos de foguetes de sondagem atmosférica. E a Júlia Ferreira, presidente do projeto e estudante de Astronomia; a Carolina Moreira, gerente de projetos de satélites e aluna de Física; a Manuella de Oliveira, gerente de eletrônica de satélites e aluna do curso de Engenharia Eletrônica e de Computação; e o Gianluca Mazzillo, estudante de Engenharia Nuclear, vão falar sobre esse projeto incrível!

Serviço:

Tecnoversas – programa mensal, vai ao ar na primeira quinta-feira do mês

Rádio UFRJ – www.radio.ufrj.br

Horários: 11h, com reprise às 16h

Plataformas: Speaker, Spotify, Podchaser e Podcast Addict

Créditos:

Produção: Decania do CT e Laboratório de Produção Multimídia (LPM/Coppe)

Locução e edição: Gabriel Savelli

mar
9
qui
Tecnoversas do CT
mar 9@11:00 – 11:30
Tecnoversas do CT

Ciência, Educação e Jogos: o projeto Screener e o ensino de farmacologia

No dia 9 de março, às 11h, o novo programa do Tecnoversas do CT fala sobre o Screener, um jogo de tabuleiro adotado por instituições para ensinar o desenvolvimento de novos medicamentos. Para contar como a gamificação é uma ferramenta cada vez mais usada nos processos de ensino, o programa recebe os professores Geraldo Xexéo, do Programa Engenharia de Sistemas e Computação da Coppe e coordenador do Laboratório de Ludologia, Engenharia e Simulação (Ludes); e François Noel, do Programa de Farmacologia e Química Medicinal do Instituto de Ciências Biomédicas.

Desenvolvido em parceria pelo Ludes e o Programa de Farmacologia, o Screener foi lançado no final de 2021 e permite um aprendizado lúdico e interativo sobre o longo e caro processo envolvido no desenvolvimento de fármacos e de novos medicamentos.

Serviço:
Tecnoversas – programa mensal, vai ao ar na primeira quinta-feira do mês
Rádio UFRJ – www.radio.ufrj,br
Horários: 11h, com reprise às 16h

Plataformas: Speaker, Spotify, Podchaser, Podcast Addict,  Apple Podcasts, iHeartRadio, Google Podcasts, Castbox, Deezer e JioSaavn

Créditos:
Produção: Decania do CT e Laboratório de Produção Multimídia (LPM/Coppe)
Locução e edição: Gabriel Savelli

mar
16
qui
Como encontrar a pergunta fundamental? @https://bit.ly/youtubedoct
mar 16@14:00 – 15:30
Como encontrar a pergunta fundamental? @ https://bit.ly/youtubedoct

O Clube da Escrita do Centro de Tecnologia (CT) da UFRJ vai estrear a temporada de 2023 com convidados especiais! Para conversar sobre como elaborar a pergunta fundamental de uma pesquisa, no dia 16 de março, às 14 horas, vamos receber Cristina Caldas, Diretora de Ciência, e o Kleber Neves, Gestor de Ciência ambos do Instituto Serrapilheira, instituição voltada para o financiamento e apoio à pesquisa e divulgação científica no Brasil.

Nesse encontro serão discutidos pontos como o que é ciência fundamental, como encontrar a sua grande pergunta e como tornar clara a hipótese e a abordagem de uma pesquisa. A proposta é esclarecer as principais dúvidas sobre a formulação de um projeto viável, mas com alto risco científico e como submeter o projeto às agências de fomento para buscar financiamento.
Cristina Caldas é responsável pelas iniciativas de apoio à ciência – da elaboração de chamadas públicas à busca ativa por pesquisadores e projetos – e Kleber Neves atua na avaliação de impacto dos projetos selecionados. O encontro irá proporcionar uma rica troca de experiências para alunos e docentes que desejam obter financiamento para suas pesquisas e projetos.

A live terá tradução simultânea em Libras e transmissão ao vivo pelo Facebook/@ufrjct e no canal do Centro de Tecnologia no YouTube, https://bit.ly/youtubedoct.

O Clube da Escrita, criado em 2020, é uma iniciativa da Coordenação de Integração Acadêmica da Decania do CT em parceria com a Associação de Pós-graduandos – APG/UFRJ, as representações discentes do CT e o Laboratório da Palavra da Faculdade de Letras da UFRJ.

mar
20
seg
Aula Inaugural de 2023 e Cerimônia de Recepção aos Novos Alunos
mar 20@09:00 – 11:00
Aula Inaugural de 2023 e Cerimônia de Recepção aos Novos Alunos

A Coppe/UFRJ promove, no dia 20 de março, às 9h, a cerimônia de Recepção aos Novos Alunos e a Aula Inaugural de 2023, que será proferida pela ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Luciana Santos. O evento, que integra as comemorações dos 60 anos da Coppe, será realizado no auditório do Centro de Tecnologia 2 (CT2), na Cidade Universitária, e será transmitido pelo canal da instituição no YouTube.

A cerimônia, que terá interpretação em Libras, será aberta pelo diretor da Coppe, professor Romildo Toledo. As boas vindas aos novos alunos e apresentação da instituição serão feitas pelo diretor-adjunto de Assuntos Acadêmicos, professor Marcello Campos. Em seguida, a diretora-adjunta de Pessoal, Vanda Borges, apresentará o Núcleo Psicossocial Acolhe Coppe. Por fim, a vice-diretora da Coppe, professora Suzana Kahn Ribeiro, fará a apresentação da ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Barbosa de Oliveira Santos, que proferirá a Aula, com o tema “Ações do MCTI para impulsionar o ensino, a pesquisa e a inovação da engenharia rumo à Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável”.

Saiba mais no Planeta Coppe Notícias.

mar
29
qua
Evolução da mulher na carreira
mar 29@14:00 – 15:30
Evolução da mulher na carreira

A Comissão Interna de Eventos da Decania do Centro de Tecnologia (CT) da UFRJ promove o debate “Evolução da mulher na carreira” com a com a participação de Anielle Franco, Ministra da Igualdade Racial, e de Maria Tereza Ramos, Pró-reitora de Pessoal da UFRJ, no dia 29 de março, às 14 horas. O Decano do CT, professor Walter Suemitsu, fará a abertura do evento que será transmitido ao vivo pelo canal do Centro de Tecnologia no YouTube, acesse: https://bit.ly/youtubedoct e também pela página do Facebook/@ufrjct.

Embora ainda enfrentem muitos desafios, como discriminação de gênero, estereótipos e desigualdade salarial, as mulheres ocupam cada vez mais posições de liderança em cargos executivos, gerenciais e políticos, além de estarem mais presentes na área de tecnologia, inovação e ciência. O encontro irá debater sobre a necessidade da discussão sobre a igualdade de gênero e da criação de políticas públicas que visam conscientizar sobre a importância da diversidade e a inclusão no local de trabalho para permitir que as mulheres tenham mais oportunidades de avançar em suas carreiras.

Anielle Franco é mestra em Jornalismo e Inglês pela Florida A&M University, é mestra também em Relações Étnico‑Raciais pelo CEFET/RJ. Atualmente, é doutoranda em Linguística Aplicada na UFRJ. Já Maria Tereza Ramos ocupou diversos cargos de chefia na Administração Central da universidade. E a mediação será realizada por Marisa Chaves, Assistente Social do Centro de Referência para Mulheres Suely Souza de Almeida da UFRJ e Integrante da Comissão de Segurança da Mulher do Cedim-RJ.