Neste ano, a 16ª Semana de Nanotecnologia será realizada junto com a Semana Nacional de Nanotecnologia e Nanomoléculas por falta de tempo hábil e organização de agendas. A submissão de trabalhos podem ser enviadas ate o dia 1 de junho atraves do email snnn@ima.ufrj.br e todas as informações adicionais sobre a programação estão disponíveis no site https://www.ima.ufrj.br/index.php/pt/extensao/eventos-de-extensao/snn
O Projeto Ópera na UFRJ e a Orquestra Sinfônica da UFRJ, com o apoio do Proart-UFRJ, levarão mais um espetáculo aos palcos do Rio e Niterói. Trata-se de “Il Néo”, uma ópera em três quadros de Henrique Oswald. As apresentações serão no Salão Leopoldo Miguez, na Esola de Música da UFRJ (20/6, 21/6, 22/6 e 23/6), no Centro de Tecnologia da UFRJ (25/6) e no Theatro Municipal de Niterói (27/6 e 28/6).
O espetáculo marca a estreia moderna desta criação de Henrique Oswald, escrita originalmente em 1900 e produzida somente uma vez, em maio de 1952, no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, em celebração do centenário do compositor brasileiro. O libreto é de Eduardo Filippi e foi baseado num conto de Alfred Musset com mesmo nome.
O título da obra, em italiano, se refere a uma pinta ou marca de nascença que se encontrava nas espáduas de Madame Pompadour, favorita do rei Luis XV, na Versalhes do século XVIII. É uma história de honra, intrigas políticas, beleza e coragem. No espetáculo serão também apresentadas outras obras do compositor para orquestra, formações de câmara e o seu cancioneiro integral.
A direção cênica fica a cargo de José Henrique Moreira e a direção-geral é de Lenine Santos, que convida todos para o espetáculo:
“Honra, coragem, paixões, desejos, juramentos e conspirações se misturam num grande baile de máscaras para o qual todos estão convidados. Durante o baile serão também apresentados números de dança, lindas canções e música de câmara do compositor, comemorando em alto estilo o aniversário de 30 anos do Ópera na UFRJ e os 100 anos da Orquestra Sinfônica da UFRJ”, promete.
Nas apresentações, a OSUFRJ será regida pelo maestro Pedro Messias.
As apresentações na Escola de Música da UFRJ serão gratuitas e estão marcadas para os horários a seguir: 20/6 e 21/6 (19h); 22/6 (16h); 23/6; (17h). A EM/UFRJ fica na Rua do Passeio, 98, próximo à estação Cinelândia do metrô. Haverá retirada de senha uma hora antes de cada récita. Já a apresentação no Centro de Tecnologia da UFRJ será em 25/6, às 13h.
No próximo dia 4 de julho, às 14 horas, o Clube da Escrita do Centro de Tecnologia (CT) da UFRJ recebe Elaine Garrido Vazquez, professora da Engenharia Civil da Escola Politécnica (Poli/UFRJ) e Coordenadora de Graduação do CT, para conversar sobre a revisão sistemática, uma metodologia que busca garantir a transparência e a objetividade na seleção e na análise dos estudos incluídos em pesquisas.
Vazquez irá apresentar o protocolo Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses (PRISMA) ou metodologia PRISMA, como também é chamado, como guia metodológico para conduzir a revisão sistemática que visa sintetizar o conhecimento científico disponível sobre um determinado tema. A proposta do encontro é que os participantes tenham as informações básicas para começarem a adotar o protocolo em seus trabalhos de pesquisa.
A atividade será online com transmissão pelo canal do CT no YouTube, https://bit.ly/youtubedoct e Facebook/@ufrjct. Tradução em Libras e certificado aos participantes.
Algicultura é a prática do cultivo comercial de algas e o evento apresentará as conquistas e os desafios da consolidação desta nova cadeia produtiva. O tema tem ganhado crescente importância devido aos múltiplos benefícios que proporcionam em diversas áreas de negócios como alimentação, saúde, energia e meio ambiente. Apresenta um potencial significativo para contribuir com a segurança alimentar, a bioeconomia do mar e a sustentabilidade, atendendo ao menos 08 dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela ONU.
As inscrições podem ser feitas por meio do site da Fundação Coppetec:
O Clube da Escrita do Centro de Tecnologia (CT) da UFRJ oferece a oficina “Normas de periódicos internacionais”. Ministrado por Gabriel Martins e Matheus Lage, pós-graduandos do Laboratório de Letramentos Acadêmicos em Linguística Aplicada do Programa Interdisciplinar de Pós-graduação em Linguística Aplicada (PIPGLA) da Faculdade de Letras da UFRJ, o encontro será realizado no dia 26 de julho, às 14h, no bloco A do CT, 2º andar, na sala C da Decania.
A proposta da oficina é familiarizar o estudante com algumas das normas internacionais de citação e referência mais usuais em periódicos globais como a APA, MLA e Vancouver. A ideia é colocar a mão na massa para seguir os manuais de cada norma para citar e referenciar livros, capítulos, artigos, e, possivelmente, demais fontes menos convencionais, por isso o ideal é que o participante traga seu tablet ou notebook para realizar as atividades durante a oficina.
Serão oferecidas 30 vagas para os estudantes de pós-graduação da UFRJ e os interessados devem preencher o formulário que pode ser acessado por meio do link https://bit.ly/ClubedaEscrita_OficinaNormasInternacionais até o dia 23 de julho. A oficina irá conferir certificado de participação.
O próximo encontro virtual do Clube da Escrita do Centro de Tecnologia (CT) da UFRJ acontece no dia 15 de agosto, às 14 horas, e terá como convidada Gracyelle Costa Ferreira, professora do Departamento de Política Social da Escola de Serviço Social da UFRJ e vencedora o Prêmio Capes Tese 2021 nesta área, que irá conversar sobre a apresentação em público do resultado das pesquisas.
A proposta da live é orientar os estudantes de pós-graduação a como expor o resultado de seus trabalhos segundo os termos da pesquisa social, as diferentes modalidades de apresentação e divulgação de resultados, seja em sua fase inicial ou conclusiva, em espaços acadêmicos e profissionais ou para pessoas que não estão no ambiente acadêmico.
A atividade será online e será transmitida pelo canal do CT no YouTube, https://bit.ly/youtubedoct, e pelo Facebook/@ufrjct com tradução simultânea em Libras. O evento irá conferir certificado de participação.
O Clube da Escrita do CT é uma iniciativa da Coordenação de Integração Acadêmica da Decania do CT em parceria com o Laboratório da Palavra e o Laboratório de Letramentos Acadêmicos em Linguística Aplicada (Lab-la) da Faculdade de Letras da UFRJ e apoio da Associação de Pós-graduandos – APG/UFRJ.
Em agosto, o Clube da Escrita do Centro de Tecnologia (CT) da UFRJ oferece o minicurso “Planejamento da Escrita Acadêmica” que será ministrada por Gabriel Martins e Matheus Lage, pós-graduandos do Laboratório de Letramentos Acadêmicos em Linguística Aplicada do Programa Interdisciplinar de Pós-graduação em Linguística Aplicada (PIPGLA) da Faculdade de Letras da UFRJ. A atividade terá três encontros que serão realizados nos dias 16, 23 e 30 de agosto, às 14 horas, no bloco A do CT, 2º andar, na sala C da Decania.
O minicurso tem como objetivo ajudar os estudantes dos Programas de Pós-graduação do CT e do CCMN no planejamento de suas dissertações e teses seguindo os modelos textuais recomendados pelos programas. A ideia é utilizar os trabalhos já defendidos como ponto de partida para construir roteiros de escrita colaborativos.
O Clube da Escrita irá oferecer 30 vagas e os interessados devem preencher o formulário por meio do link https://bit.ly/ClubedaEscrita_Minicurso_PlanejamentoEscritaAcademica. A seleção dos participantes será pela ordem de inscrição, a atividade irá conferir certificado de participação.
O Clube da Escrita do Centro de Tecnologia (CT) da UFRJ recebe no dia 12 de setembro, às 14 horas, Désirée Motta-Roth, Professora Titular de Inglês, Análise Crítica do Discurso e Teoria de Gêneros Discursivos do Curso de Graduação e do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Coordenadora Científica do Laboratório de Pesquisa e Ensino de Leitura e Redação (LABLER),para conversar sobre como transformar a experiência de pesquisa em texto acadêmico.
Utilizando as principais dúvidas e dificuldades dos estudantes de pós-graduação, Désirée irá apresentar estratégias de planejamento e redação para traduzir os processos de pesquisa para textos publicáveis. A ideia é discutir caminhos para a produção de textos acadêmicos satisfatórios. Ao final da live, a proposta é que os participantes consigam desenvolver com maior clareza e segurança a textualização da experiência de pesquisa.
O encontro virtual será transmitido pelo canal do CT no YouTube, https://bit.ly/youtubedoct, terá tradução simultânea em Libras e irá conferir certificado de participação.
O Clube da Escrita do CT é uma iniciativa da Coordenação de Integração Acadêmica da Decania do CT em parceria com o Laboratório da Palavra e o Laboratório de Letramentos Acadêmicos em Linguística Aplicada (Lab-la) da Faculdade de Letras da UFRJ e apoio da Associação de Pós-graduandos – APG/UFRJ.
A Comissão Interna de Eventos da Decania do Centro de Tecnologia (CT) da UFRJ promove no dia 18 de setembro, às 14 horas, o evento online “Setembro Amarelo: valorização da vida” para a conscientização da importância de cuidar da saúde mental e oferecer suporte àqueles que precisam como forma de prevenção ao suicídio. A atividade será transmitida ao vivo pelo canal do CT no YouTube, https://bit.ly/youtubedoct.
O encontro terá como convidados Natália Gonçalves, psicóloga clínica referência em relacionamentos abusivos e dependência emocional; Lucas Maia, neuropsicólogo, terapeuta cognitivo-comportamental, especialista em Psicologia Hospitalar referenciado aos setores pediátricos do Hospital Adão Pereira Nunes; e Pretta Gonçalves, assistente social que atuou na Subsecretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos de Seropédica. A mediação será realizada por Beatriz Miyata, psicóloga e preceptora da Equipe Sentidos da Vida vinculada ao Centro de Acolhimento e Suporte Acadêmico – o projeto CASA é coordenado pela Escola Politécnica e pela Escola de Química da UFRJ e conta com a colaboração do CT.
O Setembro Amarelo, uma campanha nacional promovida pela Associação Brasileira de Psiquiatria desde 2013, busca unir toda a sociedade em defesa da saúde mental e da importância do reconhecimento dos sinais de comportamento depressivo e suicida em familiares e amigos. A Decania do CT apoia e participa da campanha, que em 2024 tem como tema “Se precisar, peça ajuda!”.
No dia 25 de setembro, dia exato que a OSUFRJ completa 100 anos de existência, comemoraremos com muita música!
O concerto será na Sala Cecília Meireles, na próxima quarta, às 19 horas, e contará com a regência dos últimos 3 maestros da OSUFRJ: Roberto Duarte, Ernani Aguiar e André Cardoso, e teremos como solistas: Inácio de Nonno, Everson Moraes, Cristiano Alves e Júlio Merlino.
Confira o programa:
1. Francisco BRAGA (1868-1945) – Episódio Sinfônico (1898) 7’
2. Raphael BAPTISTA (1908-1984) – Scherzo Sinfônico (1943) 6’
Regência de Roberto Duarte – maestro titular da orquestra de 1975 a 1995.
3. Carlos GOMES (1836-1896) – Ária “Era um tramonto d’oro” da ópera Colombo (1892) 3’30”
Solista: Inácio de Nonno (barítono)
4. César GUERRA-PEIXE (1914-1993) – Sugestões de Coral e Dança (1972) 4’30”
Regência de Ernani Aguiar – maestro titular da orquestra de 1995 a 2023.
5. Pedro LUTTERBACH (1982) – O Pássaro Mágico – Poema sinfônico (2019) 10’ estreia
6. Everson MORAES (1986) – Saudades de Pirapora (2024) estreia
Solista: Everson Moraes (oficleide solo)
7. Irineu de ALMEIDA (1865-1914) – Ai, Morcego (Tango Carnavalesco)
Solista: Everson Moraes (oficleide)
8. Alfredo da Rocha Vianna Filho, PIXINGUINHA (1897-1973)
(arranjos e orquestração de Leonardo Bruno)
I- Ingênuo (1919)
II- Um a Zero (1919)
Solistas: Cristiano Alves (clarineta) e Júlio Merlino (saxofone)
9. Radamés GNATTALI (1906-1988) – Abertura do filme Rio, 40 graus (1955) 3’ (sobre o tema de “A voz do morro” de Zé Ketti – Reconstrução e adaptação de Leonardo Bruno a partir do áudio original do filme)
10. Francisco MIGNONE (1897-1986) – Dança de Chico Rei e da Rainha N’Ginga do balé Maracatu de Chico Rei (1933) 5’
Regência de André Cardoso
🗓️ 25 de setembro (quarta) às 19h
📍 Sala Cecília Meireles
🎟️ https://funarj.eleventickets.com ou na bilheteria da Sala. (Link na bio)
Orquestra Sinfônica da Universidade Federal do Rio de Janeiro – OSUFRJ
Direção Artística: André Cardoso