
No dia 26 de agosto, às 13h30, a Comissão Interna de Eventos da Decania do Centro de Tecnologia (CT) da UFRJ, em parceria com a Coordenação de Sustentabilidade e Educação Regenerativa (SER) da universidade, promove o debate “Justiça Socioambiental nas Cidades: Do combate à poluição à transformação verde”. O encontro será híbrido — presencialmente no Auditório G-122 (Bloco G, CT) e com transmissão ao vivo pelo canal do CT no YouTube (https://bit.ly/youtubedoct).
A proposta é fomentar um diálogo sobre os desafios e caminhos para uma transição urbana sustentável, ressaltando o papel estratégico do engenheiro nesse processo. Participam: Susana Vinzon, professora da Escola Politécnica e coordenadora do projeto de extensão Orla sem Lixo; Tainá de Paula, Secretária Municipal de Meio Ambiente e Clima do Rio de Janeiro; Rafael Eudes, integrante do Comitê Gestor da Aliança Resíduo Zero Brasil. A mediação será conduzida por Renan Finamore, professor da Escola Politécnica e coordenador de Extensão da Decania do CT.
A iniciativa dialoga com o Dia de Combate à Injustiça (23/8), reforçando que lutar por justiça socioambiental significa enfrentar desigualdades históricas e assegurar às comunidades vulneráveis o direito a um meio ambiente saudável e equilibrado, sem que os custos ambientais e sociais recaiam de forma desproporcional sobre determinados grupos.